Política Estadual - ES1.com.br
Sessão reforça papel da Bíblia na promoção da justiça social
A Assembleia Legislativa (Ales) promoveu, na última segunda-feira (15), sessão solene que destacou o papel da Bíblia na formação da sociedade contemporânea e na promoção da justiça social. O evento foi marcado pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido por líderes de diversas vertentes cristãs no estado.
A solenidade foi presidida pelo deputado Coronel Weliton (DC) e marcada pela entrega da Comenda João Ferreira de Almeida a 32 homenageados. Criada pela Resolução 2.251/2005, a honraria é concedida a líderes religiosos que se destacam na prestação de relevantes serviços de cunho religioso e social no Espírito Santo. João Ferreira de Almeida é reconhecido como o primeiro tradutor da Bíblia para a língua portuguesa, fato ocorrido no século 17.
Em seu discurso, Coronel Weliton defendeu a relevância do livro sagrado na formação social. “A Bíblia Sagrada possui valores e conteúdos morais e éticos fundamentais para a educação social, evolução e a transmissão de esperança aos mais necessitados”, afirmou.
O deputado lembrou ainda o impacto histórico dos textos sagrados na contemporaneidade. “É importante lembrar que toda a construção da civilização do Ocidente, suas culturas, línguas e tradições encontram bases na Bíblia, estando diretamente entranhados em nosso estilo de vida”, disse.
Ele também destacou o trabalho desenvolvido por líderes religiosos. “Esse compromisso se fundamenta no exemplo de Cristo, que não veio para ser servido, mas para servir”, afirmou.
O pároco da Paróquia São José de Calasanz (Serra), Padre Deibson Gouvêa, fez uma reflexão sobre a missão e a dignidade humana. “A Bíblia faz de nós homens e mulheres comprometidos com os irmãos e as irmãs, que nos ajudam a dar continuidade a esse projeto de Deus. A Bíblia nos convida a olhar para essa dignidade da humanidade, que muitas vezes se vê assolada diante de tantas realidades complexas”, discursou.
Em seguida, o pastor Wilson Salles Neto, da Primeira Igreja Batista de Guarapari, expressou a centralidade do livro na conduta cristã. “Quando a Bíblia fala, Deus fala. E, por ela, nos ensina o que é certo e nos repreende quando erramos. Ela nos educa para viver em justiça”, declarou o pastor.
O Dia da Bíblia é celebrado, no último domingo de setembro, na Igreja Católica; e no segundo domingo de dezembro, nas igrejas evangélicas. A antecipação da sessão solene deve-se aos impedimentos do calendário eleitoral.
Homenageados (lista cedida pelo Cerimonial da Ales)
- Adenilso Alves Pereira
- Admilson Dias Ribeiro
- Aldelino Laurindo
- Arilda Mara Ferreira Rocha Silva
- Carmenzita Cevolani
- Cia Gomes Coelho
- Cristiano Moulin Coelho
- Daniel Luiz da Costa
- Davidson Pereira de Souza
- Deibson Gouvêa
- Diocélio Magalhães Sathler
- Domingos Alves Silva
- Ely Bluck Silveira
- Flávia Zancanella Canal
- Geneci Almeida de Abreu
- Geraldo Ribeiro do Prado
- Gilmar Teixeira de Oliveira
- Izilmar Finco
- Jefferson de Jesus Pinheiro
- João Paulo Muniz de Melo Amorim
- Keler Eler
- Lucas dos Santos
- Marcos Edson Dias Barcelos
- Raphael Henrique Pinheiro Abdalla
- Raquel Carpenter Costa dos Santos
- Roger Silveira
- Rogério Fernandes
- Rogério Hermógenes dos Santos
- Salmo Pereira da Silva
- Thiago da Silva Santos
- Valdir Rodrigues Junior
- Valtenir Campos Pereira
Fonte: POLÍTICA ES
Política Estadual - ES1.com.br
Presidente da Assembleia reforça orientações para o período eleitoral
Com a aproximação do período eleitoral, o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Marcelo Santos (União), reuniu representantes do Colégio de Líderes e os demais deputados para alinhar as normas que orientam a atuação parlamentar durante a campanha.
A apresentação foi conduzida pelo procurador-geral da Casa, Anderson Pedra, que detalhou as principais regras previstas na legislação eleitoral e esclareceu dúvidas sobre o que é permitido e o que é vedado neste momento.
“Este é um período que exige atenção redobrada. Nosso papel, como Procuradoria, é orientar de forma clara para que cada parlamentar atue respeitando a legislação eleitoral e preservando a regularidade do trabalho da Assembleia”, afirmou Pedra.
Durante a reunião, foram tratados temas como o uso da estrutura pública, a comunicação institucional, as regras de conduta dentro da Casa durante a campanha eleitoral e outros cuidados necessários para garantir o cumprimento da legislação e a preservação da atividade parlamentar.
Também foi discutida a elaboração de uma cartilha orientativa, destinada a servidores e gabinetes, com o objetivo de reunir as principais regras e dar mais clareza e segurança à atuação durante o período.
Exercício do mandato
O presidente destacou que a campanha não altera a responsabilidade dos parlamentares com o mandato e com a população capixaba. “O mandato não entra em pausa porque é ano eleitoral. As demandas da população continuam chegando, os projetos seguem sendo debatidos e o trabalho da Assembleia precisa continuar normalmente. Por isso, é fundamental que todos conheçam as regras, atuem com responsabilidade e tenham compreensão de que a atividade parlamentar deve ser separada da atividade eleitoral”, afirmou Marcelo.
O alinhamento ocorre em um momento sensível do calendário eleitoral. Embora a campanha eleitoral tenha início oficial em 16 de agosto, as regras de conduta já começam a ser observadas com mais rigor, o que reforça a importância da orientação feita pelo chefe do Poder Legislativo.
Fonte: POLÍTICA ES
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br7 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4277 – 10/06/2026
-
Política Estadual - ES1.com.br7 dias atrásSanção de lei garante qualidade a licitações de serviços médicos
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br6 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4278 – 11/06/2026
-
Regional - ES1.com.br6 dias atrásEstimula Kids é inaugurado em São Gabriel da Palha com proposta de desenvolver habilidades infantis por meio do brincar
-
PUBLICIDADE LEGAL - ES1.com.br7 dias atrásPUBLICIDADE LEGAL: 10/06/2026 – EDIÇÃO Nº 4277
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br5 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4279 – 12/06/2026
-
Política Estadual - ES1.com.br7 dias atrásSessão desta terça traz quatro urgências na pauta de votações
-
Policial - ES1.com.br7 dias atrásPCES identifica e conduz suspeitos por tentativa de homicídio em Ibatiba







