conecte-se conosco


Educação - ES1.com.br

Profissionais da Educação Municipal motivados em Valério

Publicado em

Os profissionais da Rede Municipal de Educação de Vila Valério se reuniram nesta sexta-feira, 02, no auditório da EMEF VIVA Kaio Fred Daré Grigoleto, no evento “Abertura do Ano Letivo”. Aproximadamente 200 pessoas participaram do encontro que contou com professores da educação infantil e fundamental, coordenadores e supervisores, além de autoridades como o Prefeito Municipal Robson Parteli, o Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Rogério Sergio Ferrari e a Secretária de Educação Eluziani Boni Fontana.

A Mestre em Educação Giselda dos Santos Álvaro, de Cachoeiro de Itapemirim, ministrou a palestra “Ética Profissional na Educação” com intuito de orientar e motivar os profissionais. 

Para a Secretária de Educação Eluziani é fundamental esse evento de abertura para motivar e preparar os professores. “É muito importante que os professores comecem o ano com amor pelo que fazem e se sintam valorizados pelo trabalho que desempenham. O meu foco sempre são eles, faço tudo pensando no bem comum, dessa forma o reflexo é visto na sala de aula com os alunos”, afirmou animada.

leia também:  Sedu divulga nova chamada para o cargo de Auxiliar de Secretaria Escolar

O Prefeito Robson Parteli demonstrou muita alegria em começar o ano letivo com a maioria das escolas reformadas e com condições de dar todo o suporte necessário no transporte dos estudantes, compra de merenda e contratação de professores. “Agradeço muito aos professores pelo bom trabalho desempenhado com os alunos, pela dedicação e competência de cada um. Vocês são muito importantes e fundamentais na formação das pessoas, então precisam ser valorizados. Os alunos são educados em primeiro lugar em casa pelos pais, e em segundo lugar pelos professores.”

Robson Parteli agradeceu a Secretária Eluziani e a toda equipe da Secretaria de Educação, e afirmou que pretende avançar com as reformas e ampliações das escolas, trabalhando para melhorar cada vez mais o ensino no município.

 


camera_enhance “Vocês são muito importantes e fundamentais na formação das pessoas, então precisam ser valorizados. Os alunos são educados em primeiro lugar em casa pelos pais, e em segundo lugar pelos professores”, afirmou o prefeito Robson Parteli (Crédito: reprodução/Facebook)



camera_enhance Para a Secretária de Educação Eluziani é fundamental esse evento de abertura para motivar e preparar os professores (Crédito: reprodução/Facebook)

leia também:  Escolas da Rede realizam Feiras de Ciências como ferramenta de conhecimento


camera_enhance A Mestre em Educação Giselda dos Santos Álvaro, de Cachoeiro de Itapemirim, ministrou a palestra “Ética Profissional na Educação” (Crédito: reprodução/Facebook)


Editora Hoje

Educação - ES1.com.br

Secretaria de Educação promove formação sobre relações étnico-raciais em Vila Valério

A Secretaria Municipal de Educação de Vila Valério realizou, no último dia 28 de abril, uma formação continuada voltada à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), reunindo profissionais da rede municipal em um momento de aprofundamento teórico e reflexão prática sobre os desafios da educação contemporânea.

A iniciativa integra um conjunto de ações estratégicas que buscam alinhar o ensino local às diretrizes da Lei nº 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, além de reforçar políticas públicas voltadas à promoção da equidade racial no ambiente educacional.

O encontro contou com a participação da autora Flávia Costa Lima Dubberstein, da consultora indígena Aline de Alcântara Valentini e da coordenadora de projetos editoriais da Editora Formar, Luciana de Oliveira Carvalho Aguilar. As especialistas contribuíram com diferentes perspectivas sobre a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas, destacando a importância do reconhecimento das identidades culturais e do enfrentamento às desigualdades históricas no contexto escolar.

Diretores, pedagogos e professores participaram ativamente das discussões, evidenciando o engajamento da rede municipal em promover uma educação comprometida com a diversidade. Durante a formação, foram abordadas estratégias didáticas, experiências exitosas e caminhos para a implementação efetiva de uma educação antirracista nas salas de aula.

leia também:  Vila Valério participa da 1ª Conferência Regional de Educação - CONAEE 2023

De acordo com a Secretaria, investir na formação continuada dos profissionais da educação é um passo fundamental para a transformação das práticas pedagógicas e para a consolidação de uma escola mais justa e democrática. A ação reforça o compromisso institucional de Secretaria Municipal de Educação de Vila Valério com a construção de políticas educacionais que dialoguem com a realidade social e promovam inclusão.

A formação integra o programa “SEMED VIVA – Educação com Equidade e Propósito”, que vem sendo desenvolvido no município como eixo estruturante das políticas educacionais, com foco na valorização da diversidade e no fortalecimento da qualidade do ensino público.

Foto: PMVV

Fonte: PMVV

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!