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Escola de São Gabriel da Palha desenvolve projeto de conscientização sobre uso excessivo de telas

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O “Mais tempo, Menos tela” contou com participação dos familiares dos estudantes e com brincadeiras no ambiente escolar. Foto: Sedu

Buscando sensibilizar os estudantes sobre os impactos do uso excessivo de telas e incentivar hábitos saudáveis por meio de atividades práticas, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ilda Ferreira da Fonseca Martins, localizada em São Gabriel da Palha, desenvolveu o projeto “Mais tempo, Menos tela”.

A iniciativa contou com uma palestra sobre os impactos da tecnologia na produtividade e na saúde mental, com a psicopedagoga Deurizete da Penha Bissoli; com um circuito de brincadeiras no espaço escolar e com a socialização de histórias em quadrinhos educativas. Além disso, os familiares dos alunos também participaram da ação por meio de um resgate cultural de brincadeiras antigas.

“Com a palestra, foi possível saber como a tecnologia está afetando a nossa saúde mental, por exemplo, podendo causar monofobia, ansiedade, depressão, entre outros problemas. Também nos ajudou a entender que devemos dedicar mais tempo para outras tarefas e valorizar os momentos juntos, como o café da manhã e lanchinhos em família, e que as brincadeiras tradicionais são saudáveis e favorecem a socialização”, contou a estudante Valentina Souza Siqueira.

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Fonte: Sedu

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SEMED de Baixo Guandu realiza pactuação de metas para fortalecer a educação em 2025

Na terça-feira (06), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Baixo Guandu promoveu um importante encontro com Diretores e Educadores Especialistas Pedagógicos (EEPs) para a pactuação de metas educacionais para o ano de 2025. A reunião aconteceu nas dependências da SEMED e teve como foco o alinhamento de estratégias para o fortalecimento da aprendizagem na rede municipal de ensino.

A Secretária Municipal de Educação, Srª Wanderléia Rodrigues de Assunção, destacou em sua fala a responsabilidade da equipe gestora na obtenção de resultados educacionais significativos e a importância da mobilização coletiva das equipes escolares para a implementação de intervenções eficazes. “O compromisso com a aprendizagem dos nossos alunos é de todos nós. Cada ação planejada precisa refletir em melhorias reais na qualidade do ensino”, afirmou.

A pactuação de metas foi realizada dentro do regime de colaboração entre o Estado e o Município, por meio do Programa de Avaliação da Educação do Espírito Santo (PAES). O pacto visa promover o avanço da educação por meio de ações pedagógicas articuladas, formação continuada de professores, utilização de materiais estruturados e aplicação de avaliações unificadas.

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Durante o encontro, foram apresentados os resultados obtidos pela rede municipal no ano de 2024 e estabelecidas as metas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Espírito Santo (IDEBES) em 2025. O momento também serviu para reflexão e planejamento conjunto entre as lideranças escolares e a equipe técnica da Secretaria.

Assinaram a pactuação a Secretária Municipal de Educação, Srª Wanderléia Rodrigues de Assunção; a Coordenadora Municipal do PAES, Srª Wilma Rosane Knoblauch Schulz; a Articuladora Renalfa, Srª Melina Campana Dalmaschio; além dos Diretores e Educadores Especialistas Pedagógicos das unidades escolares.

Fonte: PMBG

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