conecte-se conosco


Educação - ES1.com.br

Cerimônia premia alunos e escolas destaques de 2023 em São Gabriel da Palha

Publicado em

Foto: PMSGP

A Prefeitura de São Gabriel da Palha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na última quarta-feira (6), pela primeira vez, uma Cerimônia de Premiação dos alunos e escolas destaques em 2023. O evento contou com as presenças da secretária da pasta, Marlene Souza (Marleninha), dos vereadores Arlete Maria Corbelari, Renato Alves Ferreira, e do prefeito Tiago Rocha.

“O Projeto de Monitoramento da Aprendizagem Municipal é fruto dessa parceria valiosa com o Estado, e expresso minha imensa gratidão ao governador Renato Casagrande e ao secretário de Estado da Educação Vitor de Angelo, assim como ao Saulo, nosso coordenador do PAES (Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo). Este programa é de extrema importância, pois a nova lei do Fundeb nos orienta a nos preocuparmos não apenas com a igualdade de acesso à educação, mas também com a equidade”, assinala Marleninha, secretária de Educação.

“É com imenso orgulho que hoje nos reunimos nesta cerimônia inédita de premiação dos alunos e escolas destaques em 2023. Quero parabenizar a Secretaria Municipal de Educação e sua incansável equipe pelo empenho em promover a excelência educacional em nosso município. Este evento é mais do que uma simples premiação, é um momento de reconhecimento e valorização dos avanços conquistados na educação de São Gabriel da Palha. Cada aluno premiado representa o esforço individual e coletivo de professores, gestores, pais e toda a comunidade escolar”, destacou o prefeito Tiago Rocha.

leia também:  Calendário Escolar 2019: aulas na rede estadual começam dia 05 de fevereiro

“Ao valorizar os alunos e escolas destaques, estamos incentivando a busca pela excelência acadêmica, estimulando o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos jovens estudantes. Afinal, são eles o futuro de nossa cidade. A educação é a base para o desenvolvimento de uma sociedade próspera e justa. Investir em educação é investir no futuro de São Gabriel da Palha. Por isso, reafirmo meu compromisso em continuar trabalhando para melhorar ainda mais a qualidade do ensino em nosso município. Parabenizo todos os premiados e agradeço a presença dos vereadores Arlete Maria Corbelari, Renato Alves Ferreira, bem como da secretária Marlene Souza. Juntos, seguiremos construindo um futuro brilhante para nossa cidade através da educação”, finalizou o prefeito.

Foto: PMSGP

Foto: PMSGP

Fonte: PMSGP

Educação - ES1.com.br

Secretaria de Educação promove formação sobre relações étnico-raciais em Vila Valério

A Secretaria Municipal de Educação de Vila Valério realizou, no último dia 28 de abril, uma formação continuada voltada à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), reunindo profissionais da rede municipal em um momento de aprofundamento teórico e reflexão prática sobre os desafios da educação contemporânea.

A iniciativa integra um conjunto de ações estratégicas que buscam alinhar o ensino local às diretrizes da Lei nº 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, além de reforçar políticas públicas voltadas à promoção da equidade racial no ambiente educacional.

O encontro contou com a participação da autora Flávia Costa Lima Dubberstein, da consultora indígena Aline de Alcântara Valentini e da coordenadora de projetos editoriais da Editora Formar, Luciana de Oliveira Carvalho Aguilar. As especialistas contribuíram com diferentes perspectivas sobre a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas, destacando a importância do reconhecimento das identidades culturais e do enfrentamento às desigualdades históricas no contexto escolar.

Diretores, pedagogos e professores participaram ativamente das discussões, evidenciando o engajamento da rede municipal em promover uma educação comprometida com a diversidade. Durante a formação, foram abordadas estratégias didáticas, experiências exitosas e caminhos para a implementação efetiva de uma educação antirracista nas salas de aula.

leia também:  Estudantes de Afonso Cláudio aprendem sobre universo microscópico

De acordo com a Secretaria, investir na formação continuada dos profissionais da educação é um passo fundamental para a transformação das práticas pedagógicas e para a consolidação de uma escola mais justa e democrática. A ação reforça o compromisso institucional de Secretaria Municipal de Educação de Vila Valério com a construção de políticas educacionais que dialoguem com a realidade social e promovam inclusão.

A formação integra o programa “SEMED VIVA – Educação com Equidade e Propósito”, que vem sendo desenvolvido no município como eixo estruturante das políticas educacionais, com foco na valorização da diversidade e no fortalecimento da qualidade do ensino público.

Foto: PMVV

Fonte: PMVV

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!