Educação - ES1.com.br
Cerimônia premia alunos e escolas destaques de 2023 em São Gabriel da Palha
A Prefeitura de São Gabriel da Palha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na última quarta-feira (6), pela primeira vez, uma Cerimônia de Premiação dos alunos e escolas destaques em 2023. O evento contou com as presenças da secretária da pasta, Marlene Souza (Marleninha), dos vereadores Arlete Maria Corbelari, Renato Alves Ferreira, e do prefeito Tiago Rocha.
“O Projeto de Monitoramento da Aprendizagem Municipal é fruto dessa parceria valiosa com o Estado, e expresso minha imensa gratidão ao governador Renato Casagrande e ao secretário de Estado da Educação Vitor de Angelo, assim como ao Saulo, nosso coordenador do PAES (Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo). Este programa é de extrema importância, pois a nova lei do Fundeb nos orienta a nos preocuparmos não apenas com a igualdade de acesso à educação, mas também com a equidade”, assinala Marleninha, secretária de Educação.
“É com imenso orgulho que hoje nos reunimos nesta cerimônia inédita de premiação dos alunos e escolas destaques em 2023. Quero parabenizar a Secretaria Municipal de Educação e sua incansável equipe pelo empenho em promover a excelência educacional em nosso município. Este evento é mais do que uma simples premiação, é um momento de reconhecimento e valorização dos avanços conquistados na educação de São Gabriel da Palha. Cada aluno premiado representa o esforço individual e coletivo de professores, gestores, pais e toda a comunidade escolar”, destacou o prefeito Tiago Rocha.
“Ao valorizar os alunos e escolas destaques, estamos incentivando a busca pela excelência acadêmica, estimulando o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos jovens estudantes. Afinal, são eles o futuro de nossa cidade. A educação é a base para o desenvolvimento de uma sociedade próspera e justa. Investir em educação é investir no futuro de São Gabriel da Palha. Por isso, reafirmo meu compromisso em continuar trabalhando para melhorar ainda mais a qualidade do ensino em nosso município. Parabenizo todos os premiados e agradeço a presença dos vereadores Arlete Maria Corbelari, Renato Alves Ferreira, bem como da secretária Marlene Souza. Juntos, seguiremos construindo um futuro brilhante para nossa cidade através da educação”, finalizou o prefeito.

Foto: PMSGP

Foto: PMSGP
Fonte: PMSGP
Educação - ES1.com.br
Secretaria de Educação promove formação sobre relações étnico-raciais em Vila Valério
A Secretaria Municipal de Educação de Vila Valério realizou, no último dia 28 de abril, uma formação continuada voltada à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), reunindo profissionais da rede municipal em um momento de aprofundamento teórico e reflexão prática sobre os desafios da educação contemporânea.
A iniciativa integra um conjunto de ações estratégicas que buscam alinhar o ensino local às diretrizes da Lei nº 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, além de reforçar políticas públicas voltadas à promoção da equidade racial no ambiente educacional.
O encontro contou com a participação da autora Flávia Costa Lima Dubberstein, da consultora indígena Aline de Alcântara Valentini e da coordenadora de projetos editoriais da Editora Formar, Luciana de Oliveira Carvalho Aguilar. As especialistas contribuíram com diferentes perspectivas sobre a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas, destacando a importância do reconhecimento das identidades culturais e do enfrentamento às desigualdades históricas no contexto escolar.
Diretores, pedagogos e professores participaram ativamente das discussões, evidenciando o engajamento da rede municipal em promover uma educação comprometida com a diversidade. Durante a formação, foram abordadas estratégias didáticas, experiências exitosas e caminhos para a implementação efetiva de uma educação antirracista nas salas de aula.
De acordo com a Secretaria, investir na formação continuada dos profissionais da educação é um passo fundamental para a transformação das práticas pedagógicas e para a consolidação de uma escola mais justa e democrática. A ação reforça o compromisso institucional de Secretaria Municipal de Educação de Vila Valério com a construção de políticas educacionais que dialoguem com a realidade social e promovam inclusão.
A formação integra o programa “SEMED VIVA – Educação com Equidade e Propósito”, que vem sendo desenvolvido no município como eixo estruturante das políticas educacionais, com foco na valorização da diversidade e no fortalecimento da qualidade do ensino público.
Fonte: PMVV
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br7 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4317 – 27/07/2026
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br7 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4316 – 25/07/2026
-
Regional - ES1.com.br4 dias atrásPrefeitura de São Gabriel da Palha e Senac oferecem onze cursos gratuitos; veja como se inscrever
-
Geral - ES1.com.br6 dias atrásBrasil proíbe foie gras; mercado deve movimentar R$ 5,7 bilhões em 2026
-
Geral - ES1.com.br6 dias atrásSetor cooperativo, que movimenta R$ 758 bilhões, ganha acesso a fundos regionais
-
Regional - ES1.com.br4 dias atrásFeira de Agronegócios Cooabriel 2026 registra público recorde e supera 34 mil visitas
-
Geral - ES1.com.br4 dias atrásColheita passa da metade, mas chuva atrasa máquinas e aumenta risco de perdas
-
Geral - ES1.com.br5 dias atrásRetomada da guerra encarece fertilizantes e aumenta riscos para o agronegócio brasileiro








