Política Estadual - ES1.com.br
Termina o ciclo de palestras sobre a história política do ES
No último dia do Ciclo de Palestras sobre a História Política do Espírito Santo, o professor João Gualberto fez uma abordagem sobre o período pós-ditadura militar até os dias atuais, falando sobre os governos desse período e também sobre o desenvolvimento industrial no estado. Cerca de 30 pessoas participaram da última apresentação, realizada nesta quarta-feira (30), no Plenário Rui Barbosa da Assembleia Legislativa (Ales).
“Bom, eu estou muito feliz com o final desse ciclo, porque eu acho que foi um bom debate, muitas pessoas presentes, muitas pessoas participando. Esse evento diz respeito aos 190 anos da Assembleia, e a gente tentou lincar o tempo inteiro o que aconteceu aqui com o papel importante da Assembleia nesse processo. Acho que foi muito bem situado tudo isso”, avaliou o professor.
Presente nas quatro palestras do professor, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES) Sérgio Aboudib saiu satisfeito. “Foi uma grande oportunidade de aprendizado. A história se repete, quanto mais a gente conhece a história, mais a gente consegue entender a nossa realidade e projetar o futuro. E o professor João Gualberto é uma sumidade. É sempre uma grande oportunidade de aprendizado ouvi-lo falar”, disse Aboudib.
O procurador-geral da Casa, Giuliano Nader, também enalteceu a iniciativa. “Foi importante pra nós, porque discutimos toda a história política do Espírito Santo. Naturalmente, a história se confunde com a política, isso é um vício nosso, de a história estar atrelada aos fatos políticos, porque são inerentes. O que pauta a nossa vida são as decisões que os nossos governantes, nossos governadores tomam, e não é diferente nos dias atuais”, ponderou.
Fonte: POLÍTICA ES
Política Estadual - ES1.com.br
Assembleia fortalece agricultura familiar com festival de uva em Jaguaré
A produção de uvas no município de Jaguaré, no norte do Espírito Santo, será tema de uma grande festa nos dias 13 e 14 de junho. O Festival da Colheita da Uva, realizado na Praça Nicolau Falchetto, vai reunir gastronomia, cultura, música e valorização da agricultura familiar em uma programação voltada para toda a família. Em parceria com a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), o evento é realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico, Social, Proteção Ambiental e Empreendedorismo Turístico da Região do Verde e das Águas (Adetur).
O cultivo de uvas em Jaguaré é incentivado pelo Projeto Arranjos Produtivos, coordenado pela Casa dos Municípios da Ales, com orientação técnica gratuita para agricultores familiares. Nas proximidades de Jaguaré, o projeto também trabalha com a produção de uvas nos municípios de Águia Branca, Mantenópolis e Alto Rio Novo. A região é tradicionalmente conhecida pela produção de café e pimenta-do-reino e o cultivo de uvas é uma aposta na diversificação de culturas.
Durante os dois dias de programação do festival, moradores e visitantes poderão aproveitar feira de agroindústrias, praça de alimentação, colhe e pague de uva, degustações, oficinas gastronômicas, apresentações culturais e shows musicais.
“A proposta do festival é integrar a nova cultura à matriz econômica já consolidada, ampliando oportunidades de renda, fortalecendo o agroturismo e incentivando toda a cadeia produtiva, desde o cultivo técnico até o beneficiamento e a comercialização direta ao consumidor”, explicou Alessandra Vasconcelos, consultora de Agroindústria do Arranjos Produtivos.
A programação de sábado (13) começa às 9 horas, com abertura dos estandes e da praça de alimentação, além de apresentação da Banda Musical Municipal de Jaguaré. Ao longo do dia haverá colhe e pague de uva, oficinas culinárias, apresentação de dança pomerana e transmissão do jogo do Brasil em telão. O encerramento da noite será com show da cantora Vanessa Oliveira.
No domingo (14), as atividades terão início às 10 horas, com abertura dos estandes. O público poderá acompanhar apresentações culturais, teatro, atrações musicais e novas oficinas gastronômicas. Entre os destaques estão os shows de Valmir de Andrade, Adriano Ferreira e Ernane da Viola.
O Festival da Colheita da Uva conta ainda com apoio de instituições parceiras ligadas ao desenvolvimento rural e à agricultura capixaba.
Fonte: POLÍTICA ES
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br5 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4252 – 12/05/2026
-
Entretenimento - ES1.com.br4 dias atrásPrefeitura de São Gabriel da Palha divulga programação completa da festa de 63 anos com shows nacionais e atrações locais
-
ENTREVISTA - ES1.com.br4 dias atrás“Somos ciência, cuidado e resistência”: enfermeiro Jhonatan Pratti, de São Gabriel da Palha, destaca desafios e propósito da profissão
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br3 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4254 – 14/05/2026
-
Estado - ES1.com.br5 dias atrásJúnior Abreu destaca 146 milhões de investimentos do Estado em Pancas
-
Regional - ES1.com.br2 dias atrásSão Gabriel da Palha celebra 63º aniversário de emancipação político-administrativa
-
Política Estadual - ES1.com.br5 dias atrásVeto é rejeitado e Iconha será capital simbólica do Estado em 3 de julho
-
Policial - ES1.com.br4 dias atrásPCES cumpre mandado de prisão por descumprimento de medida protetiva em Linhares







