conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Sesa abre cadastro de reserva para profissionais de saúde atuarem em hospitais da rede estadual

Publicado em

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), publicou o edital ICEPi/Sesa nº 029/2026 com vagas para cadastro de reserva, destinadas ao Projeto Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), que integra o Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ). As inscrições vão até o dia 08 de maio e devem ser realizadas pelo site https://icepi.es.gov.br/editais/abertos, onde também está disponível o edital completo com todas as informações sobre o processo seletivo.

A iniciativa tem como foco fortalecer a qualidade da assistência na rede hospitalar estadual, promovendo melhorias nos processos de cuidado, segurança do paciente e organização dos serviços de saúde.

As oportunidades são voltadas para profissionais das áreas de Enfermagem e Gestão da Qualidade, contemplando os cargos de enfermeiro, técnico de enfermagem e analista da qualidade. Os selecionados vão atuar diretamente nas unidades hospitalares, contribuindo para a qualificação das práticas assistenciais e o aprimoramento dos serviços ofertados à população.

leia também:  Sefaz publica portaria com requisitos mínimos para consultas ao Tesouro Estadual por meio do ‘Fale Conosco’

Os profissionais selecionados atuarão na sede do ICEPi e nos seguintes hospitais:

-Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica;

-Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória;

-Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF), em Barra de São Francisco;

-Hospital Estadual João dos Santos Neves (HJSN), em Baixo Guandu;

-Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim.

Conheça o projeto

O Projeto Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) faz parte do Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ) e atua para garantir a excelência no cuidado aos pacientes dentro dos hospitais. O núcleo é responsável por implementar, monitorar e melhorar continuamente as práticas de segurança e qualidade, garantindo que a população receba um atendimento seguro e de qualidade.

Outro destaque é a contribuição do projeto para a gestão das unidades hospitalares, incentivando práticas baseadas em evidências e o aprimoramento contínuo, garantindo a segurança e a satisfação dos pacientes e de seus familiares.

leia também:  Iema promove encontro sobre municipalização dos licenciamentos ambientais

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Clarissa Figueiredo / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

[email protected]

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Mayra Scarpi / Cecília Ribeiro

[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Saúde prorroga inscrições de edital que seleciona profissionais para atuação no Programa Apoia+Redes

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), prorrogou as inscrições para o edital ICEPi/Sesa nº 030/2026, com oportunidades para profissionais de saúde atuarem no Programa Estadual de Qualificação e Acesso às Redes de Atenção à Saúde (Apoia+Redes). Agora, os interessados poderão se inscrever até o próximo sábado (02) pelo site https://icepi.es.gov.br/editais/abertos.

Os selecionados serão distribuídos em todas as Regiões de Saúde do Estado, oferecendo apoio direto aos municípios. Ao todo, são ofertadas 20 vagas, além de cadastro de reserva, para profissionais das áreas de Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Farmácia, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Medicina e Biomedicina ou Educação Física.

Os selecionados atuarão como apoiadores institucionais com o objetivo de fortalecer a organização e o aprimoramento da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS), com ênfase na Atenção Primária à Saúde.

Para isso, os interessados devem comprovar pelo menos uma formação de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu (Especialização, Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado) nas áreas de Saúde Pública ou Saúde Coletiva, Políticas Públicas, Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde, Gestão em Saúde, Planejamento em Saúde, Educação em Saúde, Regulação em Saúde ou Vigilância em Saúde.

leia também:  Governo do Estado entrega novas ambulâncias e veículos contemplam o SAMU 192 e Hemoes

Os profissionais também podem apresentar experiências em Residência em Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde, Saúde Pública ou Saúde Coletiva. Além disso, os candidatos devem ter experiência profissional mínima de um (01) ano na gestão ou na assistência à saúde no âmbito da Saúde da Família ou Atenção Primária à Saúde (APS), no Sistema Único de Saúde (SUS).

Na prática, os selecionados atuarão em diferentes frentes, como acesso qualificado à Atenção Ambulatorial Especializada, apoio ao planejamento estratégico dos municípios, monitoramento de indicadores, apoio dos municípios na resposta de emergências epidemiológicas, educação permanente em saúde, além do apoio ao planejamento estratégico dos municípios.

Conheça o Programa

O Programa Apoia+Redes apoia gestões municipais e estadual no monitoramento de indicadores da APS, na qualificação do acesso à atenção especializada, na educação permanente e na integração entre APS e Vigilância em Saúde, além de contribuir para o planejamento estratégico.

A iniciativa acompanha dados de atendimentos, serviços e indicadores, fortalecendo a análise da realidade sanitária e a tomada de decisão nos territórios capixabas. Também utiliza análise preditiva para antecipar cenários críticos e identificar riscos, ampliando a capacidade de resposta do sistema. Outro destaque é a oferta de teleconsultorias, que permitem a médicos especialistas orientar profissionais da APS sobre casos clínicos, condutas e encaminhamentos, de forma segura e sem identificação do paciente.

leia também:  Estudantes de Vila Velha realizam de visita pedagógica ao Centro de Vitória e à exposição das obras de Rembrandt

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Clarissa Figueiredo / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
[email protected]

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Mayra Scarpi / Cecília Ribeiro
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!