conecte-se conosco


Artigos - ES1.com.br

Motivação é uma mentira — e está te deixando fraco – Artigo escrito pelo educador físico gabrielense Gabriel Costa de Andrade

Publicado em

gabriel costa

Você não treina porque está sem motivação? Errado. Você não treina porque se acostumou a depender dela.

Motivação é instável.  Hoje você tem. Amanhã não. E quando ela some… você para. Simples assim.

A verdade que incomoda

Se você só age quando está com vontade, você nunca vai sair do lugar.

Porque a vida real não combina com motivação:

-Dia ruim
-Cansaço
-Falta de tempo
-Problemas

Tudo isso vem antes dela.

Disciplina é o que separa quem fala de quem faz

Quem tem resultado não está motivado todos os dias. Está comprometido.

Treina cansado.
Treina sem vontade.
Treina porque tem que treinar.

Sem drama. Sem desculpa.

Pare de se enganar

Motivação te faz começar. Mas é a disciplina que te transforma.

Se você continua esperando “o dia certo”, já decidiu continuar no mesmo lugar.

Conclusão

Seu corpo não responde ao que você sente. Responde ao que você repete.

Então pare de esperar motivação. E comece a agir como alguém que quer resultado de verdade.

Foto: Arquivo Pessoal

Gabriel Costa de Andrade

leia também:  Egoísmo: o comportamento que adoece o mundo

Licenciado e Bacharel em Educação Física – CREF: 012721

Artigos - ES1.com.br

Dificuldades de aprendizagem ou transtornos de aprendizagem? – Artigo escrito pela neuropsicóloga gabrielense Jéssica Pereira Pelissari Oliveira

No contexto clínico e educacional, é bastante comum que crianças sejam descritas como tendo “dificuldade para aprender”. No entanto, é fundamental compreender que nem toda dificuldade caracteriza, de fato, um transtorno de aprendizagem.

As dificuldades de aprendizagem podem estar associadas a fatores externos ao funcionamento cognitivo, como fragilidades no processo de ensino, aspectos emocionais, mudanças no ambiente escolar ou mesmo ausência de estímulos adequados. Nesses casos, quando há intervenções direcionadas e suporte adequado, observa-se, na maioria das vezes, evolução significativa no desempenho da criança.

Por outro lado, os transtornos de aprendizagem possuem origem neurobiológica, estando relacionados ao modo como o cérebro processa, organiza e responde às informações. Não se tratam de questões ligadas à falta de esforço, interesse ou disciplina. Entre os principais quadros, por vezes estas dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas a dislexia, disgrafia, a discalculia ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que impactam diretamente habilidades fundamentais como leitura, escrita, atenção e funções executivas.

leia também:  Egoísmo: o comportamento que adoece o mundo

Diante desse cenário, surge uma questão central: como diferenciar uma dificuldade transitória de um transtorno do neurodesenvolvimento e de aprendizagem?

A prática clínica demonstra que a observação isolada ou a expectativa de melhora espontânea não são suficientes para responder a essa demanda. Quando os prejuízos persistem ao longo do tempo, torna-se imprescindível a realização de uma avaliação neuropsicológica.

A avaliação neuropsicológica consiste em um processo técnico e estruturado que investiga, de forma aprofundada, diferentes funções cognitivas, como atenção, memória, linguagem, raciocínio e funções executivas. Seu objetivo é compreender o funcionamento global do indivíduo, identificar possíveis alterações e estabelecer hipóteses diagnósticas com base científica.

Na Clínica Evoluta, esse processo é conduzido de forma criteriosa, ética e individualizada, considerando não apenas os resultados dos testes, mas também o contexto escolar, emocional e familiar da criança. A partir dessa análise, é possível oferecer um direcionamento preciso para intervenções, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento e a trajetória acadêmica do paciente.

Quando há um diagnóstico preciso e intervenção direcionada, observa-se evolução significativa no desempenho acadêmico, maior autonomia e melhora nos aspectos emocionais, favorecendo o desenvolvimento global da criança.

Foto: Arquivo Pessoal

Jéssica Pereira Pelissari Oliveira – CRP 16/5835

leia também:  Energia solar: o poder do sol para um futuro sustentável - Artigo escrito por Wanderson Rubim da Silva

Psicóloga, neuropsicóloga e especialista em desenvolvimento infantil, Jéssica Pereira Pelissari Oliveira possui sólida formação e atuação voltada à avaliação e intervenção nos transtornos do neurodesenvolvimento. É pós-graduada em Neuropsicologia, Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência Intervenção ABA aplicada ao TEA ao DI.

É especialista em Neuropsicologia reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia. Atua como idealizadora e diretora da Clínica de Desenvolvimento Infantil Evoluta, localizada em São Gabriel da Palha/ES, referência no atendimento multidisciplinar a crianças e famílias. É ainda coautora do livro Vozes da Neurodiversidade, obra que contribui para a ampliação do conhecimento e da conscientização sobre o neurodesenvolvimento e a inclusão.

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!