conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Secretaria das Mulheres e Instituto Jones apresentam Panorama MulherES Censo 2022

Publicado em

A Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) apresentaram o Panorama MulherES Censo 2022. O documento reúne dados do último Censo demográfico relativos à população feminina do Brasil e do Espírito Santo. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (19), no Sesc Glória, em Vitória, e reuniu gestoras e lideranças femininas do Estado.

A secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, destacou a importância da parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves para a integração e a divulgação dos dados. “A parceria com o Instituto Jones, que fez o recorte dos dados do Censo 2022 focado nas mulheres capixabas, é de extrema importância, tendo em vista a relevância dessas informações na construção de políticas públicas direcionadas às mulheres”, salientou.

“Quando se observa os dados demográficos, por faixa etária e por microrregião, a Secretaria Estadual das Mulheres consegue ser mais assertiva em suas ações e projetos para a proteção e garantia dos direitos das mulheres e meninas”, completou Jacqueline Moraes.

O diretor-presidente do Instituto Jones, Pablo Lira, destacou a transparência e a acessibilidade das informações que foram disponibilizadas nos sites do IJSN e da Secretaria Estadual das Mulheres. “Com essa publicação, o nosso objetivo é garantir o acesso e a interação a essas informações de forma objetiva e facilitada para quem mais interessa, que são as mulheres do Espírito Santo”, pontuou Pablo Lira.

Panorama MulherES

O Panorama MulherES começa apresentando o cenário nacional. Segundo o levantamento, no Brasil, as mulheres representam 51,5% da população, um total de 104.548.325 mulheres. No Espírito Santo, a realidade se repete, com as mulheres representando 51,2% da população capixaba. Em números, são 1.963.649 mulheres, sendo a 15ª maior população feminina entre os estados.

leia também:  Barra de São Francisco avança na implantação do programa ES Inteligente

Tanto no Brasil quanto no Espírito Santo, a população feminina foi a que mais cresceu em 2022. No País, o aumento populacional entre as mulheres foi de 7,4%. Já no Espírito Santo, essa taxa foi ainda maior, de 10,1%, um crescimento superior ao dos homens (8,0%). Para cada grupo de 100 mulheres, existem 95,2 homens no Estado.

O município que apresentou a maior taxa de crescimento da população feminina no Estado foi Presidente Kennedy, com 35,8%. Pancas foi o município onde ocorreu a menor taxa, com redução de -11% no número de mulheres. A maior população feminina no Espírito Santo está na Serra (269.243). Já Divino de São Lourenço tem a menor, com 2.463 mulheres.

Microrregiões

Com relação às microrregiões, o estudo aponta que a Região Metropolitana é a microrregião com maior número de mulheres (977.228). Na sequência, entre as microrregiões com a maior população feminina, estão: Rio Doce (167.977), Central Sul (152.333), Nordeste (136.559), e Centro-Oeste (134.810).

Já entre as microrregiões com a menor população feminina estão a Central Serrana (50.414), Sudoeste Serrana (71.586), Noroeste (79.016), Litoral Sul (93.626) e Caparaó (100.100).

A coordenadora de Estatística do Instituto Jones, Letícia Furtado, fez uma observação sobre a microrregião Litoral Sul, “Embora tenha uma das menores populações femininas do Estado, o levantamento mostrou que a microrregião Litoral Sul foi a que obteve a maior taxa de crescimento entre 2010 e 2022, com acréscimo de 21,1% nesse universo”, disse.

leia também:  Fames promove Roda de Samba com participação especial de Juana Zanchetta

Ainda de acordo com o Panorama MulherES, entre os dez municípios capixabas com maior população feminina, destacam-se Serra (269.243), Vila Velha (242.147), Cariacica (183.096), Vitória (173.415), Cachoeiro do Itapemirim (95.939), Linhares (84.307), Guarapari (63.971), São Mateus (62.665), Colatina (61.911) e Aracruz (47.872).

Faixa Etária

O estudo traz ainda uma análise da população por faixa etária que indica que a população feminina do Espírito Santo é majoritariamente adulta e idosa, com mulheres entre 40 e 44 anos representando a maior parte da população.

De acordo com o Panorama MulherES, os municípios de Sooretama (48,2%), Brejetuba (46%) e Jaguaré (45,5%) destacam-se por terem uma população feminina com maior porcentagem de crianças, adolescentes e jovens. A Capital Vitória, e os municípios de Laranja da Terra e São Roque do Canaã são os que têm menor proporção de meninas de até 14 anos em relação à população de cada um.

Entre a população feminina adulta, Venda Nova do Imigrante, Iconha e Domingos Martins são os municípios com as maiores proporções de mulheres entre 30 e 59 anos. Já Itaguaçu, Itarana e São José do Calçado são os municípios com mais mulheres idosas, proporcionalmente a suas respectivas populações.

O estudo completo pode ser acessado em: https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/sumarios/ijsn-no-censo-2022-mulheres-capixabas.

Colaboração: Stefhani Paiva

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
[email protected]

Assessoria de Comunicação da SESM
Tainá Campos
(27) 99850-5294
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Operação integrada combate ‘rachas’ na Serra

A operação integrada Força pela Vida contra ‘rachas’ abordou 217 veículos e retirou das ruas oito condutores dirigindo sob efeito de álcool e sete pessoas dirigindo sem habilitação na noite dessa segunda-feira (18), na Avenida Civit, na Serra.

A blitz foi programada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) a partir da denúncia de que condutores estariam se aproveitando do entorno de um evento de carros antigos para a prática de corridas ilegais e não autorizadas de veículos em vias públicas, os ‘rachas’, e para a exibição de manobras perigosas em motocicletas, o chamado ‘grau’.

Após levantamentos realizados pelas equipes, a fiscalização foi realizada no local com o objetivo de coibir e reprimir condutas de risco, infrações e crimes de trânsito. A operação integrou efetivos do Detran|ES, da Polícia Civil por meio da Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT), da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio do Batalhão de Trânsito (BPTran) e da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES)

Durante a blitz, os agentes abordaram 128 automóveis e 89 motocicletas, totalizando 217 veículos. Todos os abordados realizaram o teste do etilômetro passivo e oito condutores foram autuados pela recusa a se submeter ao teste, infração gravíssima prevista no artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

leia também:  Novas regras para consulta e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba já estão válidas

Sete pessoas foram flagradas conduzindo veículo sem possuir habilitação e foram autuados pela infração de natureza gravíssima e punidos com multa no valor de R$ 880,41. Sete proprietários de veículos também foram autuados com as mesmas penalidades por permitir a posse e condução a pessoa inabilitada.

No total, foram registrados 67 autos de infração de trânsito por condutas vedadas pela legislação e que colocam em risco a segurança de todos, como licenciamento em atraso (15), condutores inabilitados (07), recusa ao teste do etilômetro (08), permitir a posse e condução a pessoa inabilitada (07), viseira irregular ou ausente (05), calçado que não se firme nos pés (09), entre outras.

A operação faz parte dos esforços do Detran|ES durante o Maio Amarelo para promover a conscientização da população capixaba para a prevenção e redução de sinistros de trânsito. O Órgão está intensificando ainda mais as ações educativas nas ruas, escolas e empresas e de fiscalização integrada com a participação de órgãos públicos e instituições que compõem o Comitê de Preservação da Vida no Trânsito.

leia também:  Sistema prisional do Espírito Santo terá primeira formação em robótica para pessoas privadas de liberdade

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Zu Coelho / Fabricia Borges / Leonardo Quarto

[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!