Estado - ES1.com.br
Governo do Estado celebra 10 anos do programa Rede Abraço
Neste mês de novembro, o Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas (Rede Abraço), voltado para pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas, completa 10 anos. Para celebrar a data, o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas (Sesd), vinculada à Secretaria do Governo (SEG) vai realizar o evento “Rede Abraço 10 anos”, na próxima terça-feira (21), no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, e no Auditório da Fonte Grande, ambos no Centro de Vitória.
A programação terá início às 9h30, no Salão São Tiago, com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, e a premiação dos 30 projetos contemplados no Edital de Boas Práticas no campo da Política sobre Drogas 2023. Em seguida, será realizado um momento com depoimentos de acolhidos pelo programa nos últimos anos.
Na parte da tarde, a partir das 13h30, no Auditório da Fonte Grande, ocorrerá a Mostra de Práticas de projetos desenvolvidos no campo da política sobre drogas e contemplados pelos Editais da Rede Abraço desde 2020. Após, às 16h, será realizada a palestra “Conjuntura nacional e perspectivas da Política Nacional sobre Drogas”, ministrada por Antônio Rafael da Silva Filho, representante da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).
Rede Abraço
A Rede Abraço foi criada em 2013 e reformulada em 2020. De janeiro de 2019 a setembro de 2023, o programa atendeu mais de 11 mil cidadãos e realizou mais de 60 mil atendimentos.
“A temática das drogas sempre esteve presente nos debates da sociedade e é atravessada por diversos preconceitos e jargões condenatórios. Tratar dessa problemática não é fácil e nem simples, pois inexiste uma solução mágica para essa questão complexa. Acreditamos que a prevenção ao uso de substâncias psicotrópicas e o cuidado e o tratamento de pessoas que sofrem dos problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas devem ser tratados à luz da ciência, com soluções multisetoriais, inovadoras e criativas, respeitando sempre a autonomia do indivíduo, suas particularidades e os direitos humanos”, afirma o subsecretário de Estado de Políticas, Carlos Lopes.
Rede Abraço 10 anos
Data: 21/11/23
Locais: Salão São Tiago do Palácio Anchieta (Praça João Clímaco, s/n, Cidade Alta. Centro. Vitória) e Auditório do Palácio da Fonte Grande (Rua Sete de Setembro, 362. 1º Andar. Centro. Vitória)
Salão São Tiago do Palácio Anchieta
9h30 – Solenidade de abertura e premiação do Edital de Boas Práticas 2023
12h – Intervalo para almoço
Auditório do Palácio da Fonte Grande
13h30 – Mostra de Práticas
16h – Palestra: Conjuntura nacional e perspectivas da Política Nacional sobre Drogas
Palestrante: Antônio Rafael da Silva Filho – representante da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad)
17h – Encerramento
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SESD
Naiara Neves
(27) 3636-6203
[email protected]
Fonte: GOVERNO ES
Estado - ES1.com.br
Serviços da Secretaria da Saúde que funcionam durante feriado de Tiradentes
Em virtude do feriado nacional de Tiradentes, na terça-feira (21), as repartições públicas do Estado do Espírito Santo, assim como os serviços administrados pela Secretaria da Saúde (Sesa) que não prestam atendimentos de urgência e emergência funcionam normalmente na segunda-feira (20), e retornam às atividades na quarta-feira (22).
As unidades das Farmácias Cidadãs Estaduais de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Linhares, São Mateus, Serra, Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória funcionarão segunda-feira (20) e retornam com o atendimento na quarta-feira (22).
Entretanto as Farmácias Cidadãs Estaduais de Guaçuí e Guarapari realizarão seus atendimentos até esta sexta-feira (17) e retornam os atendimentos na quarta-feira (22).
O Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica, também funciona na segunda-feira (20) e retoma os atendimentos na quarta-feira (22), assim como o CRE Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e o CRE São Mateus.
O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) terá o atendimento realizado no ambulatório normalmente na segunda-feira (20) e as atividades retornam na quarta-feira (22). Entretanto, a enfermaria do local vai funcionar normalmente durante o feriado, com atendimento 24 horas.
O Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória, funcionará normalmente durante o feriado de Tiradentes, no horário das 7h às 19h com cadastro do doador até as 18h20.
Já as unidades de coleta de Colatina, Linhares, São Mateus e a unidade de coleta da Serra, funcionam na segunda-feira (20), e também retornam às atividades somente na quarta-feira (22).
Serviços de Urgência e Emergência que mantêm o atendimento normal:
– Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).
– Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox): os profissionais de Saúde e a população em geral podem ligar para o número 0800-283-9904 (atendimento 24 horas) para receber orientações de como proceder em caso de intoxicação por medicamentos, plantas, contatos com animais peçonhentos ou outro motivo. A ligação é gratuita.
Hospitais Estaduais:
– Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra;
– Hospital Estadual Dr. Dório Silva (HEDS), na Serra;
– Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória;
– Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” (HEUE), em Vitória;
– Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HEABF), em Vila Velha;
– Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha;
– Hospital Estadual Dr. Nilton de Barros, em Vila Velha;
– Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica – emergências psiquiátricas;
– Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus;
– Hospital e Maternidade Silvio Avidos (HEMSA), em Colatina;
– Hospital Estadual Dr. João dos Santos Neves (HEJSN), em Baixo Guandu;
– Hospital Estadual São José do Calçado (HESJC);
– Unidade Integrada Jerônimo Monteiro (UIJM);
– Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF), em Barra de São Francisco;
– Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim – Emergências psiquiátricas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Fonte: GOVERNO ES
-
Artigos - ES1.com.br4 dias atrásDificuldades de aprendizagem ou transtornos de aprendizagem? – Artigo escrito pela neuropsicóloga gabrielense Jéssica Pereira Pelissari Oliveira
-
Regional - ES1.com.br4 dias atrásSuyanne Barros, psicóloga de São Gabriel da Palha, destaca: “saúde mental no trabalho agora é exigência legal com a atualização da NR-01 e os impactos da gestão de Riscos Psicossociais”
-
Entretenimento - ES1.com.br4 dias atrásAnderson Freire completa programação nacional da festa da cidade em São Gabriel da Palha
-
Política Estadual - ES1.com.br4 dias atrásTurismo de bicicleta pode ganhar impulso com semana do cicloturismo
-
Política Estadual - ES1.com.br3 dias atrásProdutores do Noroeste assinam contratos de crédito de carbono
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br2 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4230 – 16/04/2026
-
Policial - ES1.com.br2 dias atrásOperação conjunta prende homem condenado por roubo em João Neiva
-
Regional - ES1.com.br1 dia atrásAspirante A Oficial Naiara Pinheiro assume comando da 2ª CIA do 2º BPM de São Gabriel da Palha







