Geral - ES1.com.br
Foletto e Da Vitória participam de inauguração de novas salas de atendimento do CTA em Colatina
O Secretário de Estado da Agricultura, Paulo Folleto e o Deputado Federal Da Vitória participaram na última sexta-feira (2), da inauguração de 16 novas salas do CTA (Centro de Tratamento de Autismo) Elaine Ribbon Galazi, em Colatina. O Centro, faz parte da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
A solenidade contou com a presença do presidente de honra da entidade, Eval Galazi, do secretário Paulo Foletto, além de outras autoridades do município, alunos, familiares, profissionais da instituição e demais lideranças.
A Apae Colatina instalou o CTA em 2005 com sete alunos e hoje, é um padrão de qualidade e atendimento, o centro que atendia a 154 alunos, poderá atender mais 92 alunos com a inauguração das novas salas.
“A Apae faz um trabalho brilhante de acompanhamento há 12 anos. Atualmente, a instituição colatinense atende autistas de Colatina e de cidades vizinhas, mostrando-se referência no atendimento. Como cidadão colatinense, sempre estive ao lado da Apae para ajudar no que fosse preciso. Nesta sexta-feira (2), fui convidado pelo presidente da instituição, Eval Galazi, para participar da inauguração de 16 salas do Centro de Tratamento de Autismo (CTA) Elaine Ribbon Galazi. Essa modernização e ampliação da unidade são frutos de anos de trabalho sério, e bem executado. Parabéns aos gestores e colaboradores da Apae Colatina. A dedicação de vocês faz toda a diferença na vida dos alunos e famílias que diariamente passam pelos corredores da Apae”, declarou Foletto.
Editora Hoje
Geral - ES1.com.br
Gergelim: o novo trunfo do produtor mato-grossense para garantir o lucro
Mato Grosso, tradicionalmente reconhecido pela hegemonia na produção de soja e milho, diversificou sua matriz produtiva e consolidou o gergelim como uma cultura estratégica para o desenvolvimento econômico estadual. Com uma participação de 73% na produção nacional, o estado deixou de ser um produtor de nicho para se tornar o principal fornecedor do mercado brasileiro, com reflexos diretos na balança comercial.
Dados comparativos entre as safras 2018/19 e a projeção para 2025/26 revelam a velocidade da expansão: a produção estadual cresceu 465%, enquanto a área cultivada avançou 588%. Esse movimento é resultado da adaptação da oleaginosa à janela da safrinha, período em que o gergelim demonstra maior resiliência a condições climáticas adversas em comparação a outras culturas, garantindo estabilidade produtiva.
A escala alcançada por Mato Grosso permitiu a conquista de mercados externos exigentes. Entre 2020 e 2025, o volume de exportações de gergelim teve alta de 600%. A demanda é sustentada principalmente pela China e pela Índia, países que utilizam o grão tanto para o consumo in natura quanto para a extração de óleo e processamento industrial.
Para o produtor rural, a adoção do gergelim atua como um mecanismo de proteção de receita. A cultura oferece uma alternativa de fluxo de caixa que reduz a dependência exclusiva das oscilações de preços internacionais da soja e do milho, permitindo a manutenção da rentabilidade mesmo em ciclos de retração das commodities principais.
O próximo estágio do setor, segundo analistas, é a elevação do valor agregado. Embora o estado domine o volume exportado, o desafio atual é a industrialização. A transformação do grão em derivados, como óleo e farelos, dentro de Mato Grosso, é vista como o passo necessário para maximizar a captura de margens na cadeia produtiva e encerrar a dependência da exportação da matéria-prima bruta.
Fonte: Pensar Agro
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br5 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4295 – 01/07/2026
-
Policial - ES1.com.br6 dias atrásPCES prende investigado por crimes violentos em Pancas
-
Regional - ES1.com.br4 dias atrásSeguralta Vila Valério orienta sobre seguros, consórcios e planejamento financeiro
-
Política Estadual - ES1.com.br5 dias atrásAles vai acompanhar parceria público-privada de saneamento básico
-
Regional - ES1.com.br4 dias atrásVila Valério: AGRINORTE 2026 abre credenciamento online para empresas expositoras
-
Policial - ES1.com.br6 dias atrásPCES e PMES prendem em Baixo Guandu condenado por homicídio que integrava lista dos criminosos mais procurados da Região Serrana
-
Geral - ES1.com.br6 dias atrásProagro muda regras: entenda o que altera no custo e na vistoria
-
Política Estadual - ES1.com.br5 dias atrásAles vota urgência para proposta de amparo no luto materno







