conecte-se conosco


Política Nacional - ES1.com.br

Chico Rodrigues anuncia voto favorável ao fim da escala 6×1

Publicado em

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) anunciou nesta quarta-feira (14), durante pronunciamento em Plenário, que votará a favor da PEC 221/2019 — a proposta de emenda à Constituição que acaba com a escala de trabalho 6×1. A previsão é que essa matéria seja votada hoje.

— O debate sobre o fim da escala 6×1 não é apenas sobre a redução da jornada de trabalho, mas sobre como queremos organizar o trabalho e conciliar o desenvolvimento econômico com a saúde, o bem-estar, a educação dos nossos filhos e a qualidade de vida da população brasileira — afirmou.

O senador citou estudos e experiências internacionais que, segundo ele, demonstram que a redução da jornada de trabalho, quando planejada adequadamente, pode diminuir a fadiga e o estresse dos trabalhadores sem comprometer a produtividade.

O parlamentar também ressaltou que a ampliação do tempo livre favorece a convivência familiar e permite maior participação dos pais na educação dos filhos. 

— A redução da jornada representa uma oportunidade de promover a saúde, prevenir adoecimentos e ampliar a presença dos trabalhadores no convívio familiar, com possíveis benefícios sociais e econômicos que ultrapassam o ambiente de trabalho — acrescentou.

leia também:  Roberta Acioly diz que saúde e valorização da mulher serão prioridades

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Política Nacional - ES1.com.br

Esperidião Amin: aprovação da PEC que acaba com 6×1 terá efeitos ‘assimétricos’

Durante pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (14), o senador Esperidião Amin (PP-SC) afirmou que a aprovação da proposta de emenda à Constituição que acaba com a escala 6×1 (PEC 221/2019) terá impactos assimétricos sobre a economia.

Por isso, argumentou ele, o Senado deve se preparar para corrigir rapidamente eventuais efeitos negativos sobre microempresários e o setor de serviços.

— Eu acho que seria prudente, considerando os impactos assimétricos que esta PEC vai provocar, que nós nos aparelhemos para evitar que tais impactos junto a microempresários, MEIs [microempreendedores individuais] e especialmente serviços desgastem a boa iniciativa e impeçam a sua correção da maneira mais oportuna e imediata possível — declarou ele.

O senador também disse não ter dúvidas quanto à aprovação da PEC 221/2019, que, segundo ele, terá uma votação favorável expressiva no Senado. A proposta está na pauta da sessão plenária de hoje.

Esperidião Amin também citou a chamada PEC da Segurança (PEC 18/2025), cuja tramitação avançou no Senado: o texto recebeu nesta quarta-feira parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Agora a matéria — que define novas regras para a segurança pública no país — segue para votação no Plenário do Senado. O parlamentar defendeu sua aprovação ainda neste ano.

leia também:  Saiba como verificar a situação do registro dos seus candidatos pela internet

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!