conecte-se conosco


Política Estadual - ES1.com.br

Assembleia aprova projeto que pode acelerar tratamento de câncer de mama

Publicado em

ES poderá ter Programa Estadual de Navegação de Pacientes para Pessoas com Neoplasia Maligna de Mama / Foto: Paula Ferreira

Os deputados aprovaram o Projeto de Lei (PL) 582/2024, da deputada Iriny Lopes (PT), que poderá acelerar o diagnóstico e o tratamento de pacientes com câncer de mama no Espírito Santo (Em anexo, tramitou o PL 620/2024, do Dr. Bruno Resende (União)). A matéria foi acatada em sessão extraordinária virtual realizada na manhã desta quarta-feira (3) pela Assembleia Legislativa (Ales).

A iniciativa já havia recebido parecer pela constitucionalidade na Comissão de Justiça. Durante a sessão, o deputado Mazinho dos Anjos (MDB) emitiu relatório favorável em reunião conjunta dos colegiados de Saúde e Finanças, que foi acompanhado pelos membros das comissões e depois ratificado pelo Plenário da Casa.

Essa proposição cria o Programa Estadual de Navegação de Pacientes para Pessoas com Neoplasia Maligna de Mama. A “navegação”, conforme explica Iriny no texto da proposta, são ações integradas e coordenadas destinadas a eliminar barreiras ao diagnóstico e tratamento contra o câncer de mama.

Ela destaca que o diagnóstico precoce reduz “significativamente” a mortalidade das pessoas que desenvolvem o tumor, que atinge predominantemente as mulheres. A parlamentar explica que o programa pretende garantir uma trajetória de cuidado coordenada e eficiente. “Isso vai acelerar o diagnóstico e o início do tratamento por meio de atenção humanizada e centrada na paciente”, salienta.

leia também:  GAL apresenta denúncia e Câmara vai investigar vereadores em São Gabriel

Entenda o projeto

O cuidado oncológico de maneira contínua será pautado em ações como o treinamento de equipes da saúde sobre a importância do planejamento do cuidado da paciente desde o diagnóstico até o tratamento, incluindo apoio em questões clínicas e não clínicas.

Uma vez estabelecida, a medida tem como meta viabilizar o diagnóstico em menos de 30 dias e o início do tratamento em até 60 dias – prazos estabelecidos na Lei Federal 12.732/2012.

Entre outras ações, o projeto prevê a capacitação profissional e a assistência individualizada a cada pessoa com suspeita de câncer de mama por meio de contato telefônico ou e-mail.

Outros projetos

Também foram aprovados o PL 316/2026, de Marcelo Santos (União), que declara de utilidade pública a Agência de Desenvolvimento e Inovação Sociocultural, de Cachoeiro de Itapemirim; e o PL 602/2025, de Janete de Sá (PSB), que declara de utilidade pública a Associação de Artesanato Mãe-Ba (AAMA), no município de Anchieta.

Todos os três projetos acatados seguem agora para sanção ou veto do governador Ricardo Ferraço (MDB).

leia também:  Espírito Santo ganha data oficial para celebrar rodeios

Homicídios diminuem

Na fase dos pronunciamentos, o deputado Mazinho ressaltou que o Espírito Santo registrou neste ano o mês de abril com o menor índice de homicídios na série histórica dos últimos 30 anos, com um total de 44 assassinatos.

“Esses números representam também a segunda menor taxa de homicídios entre todos os meses nas últimas três décadas, ficando atrás apenas de junho de 2024, quando houve 41 casos de morte violenta no Estado”, acrescentou.

Mazinho ainda disse que na comparação com 2025 o número de homicídios do primeiro quadrimestre de 2026 registra queda de 4,1% (257 contra 268). “São resultados positivos do governo por meio de uma política integrada de segurança pública, centrada no programa Estado Presente, que além do policiamento ostensivo e investigativo investe também em ações sociais para retirar principalmente os jovens do mundo do crime”, enfatizou.

Fonte: POLÍTICA ES

Política Estadual - ES1.com.br

Rio Novo do Sul recebe mudas de café e cacau para ampliar a produção rural

A agricultura familiar de Rio Novo do Sul recebeu reforço nesta quarta-feira (3) com a entrega de 12 mil mudas de café e cacau para produtores rurais cadastrados no projeto Arranjos Produtivos, iniciativa da Assembleia Legislativa voltada à diversificação da produção e geração de renda no campo. A distribuição aconteceu na Escola Família Agrícola – MEPES de Rio Novo do Sul e beneficiou diretamente 14 famílias do município.

Ao todo, foram entregues 2 mil mudas de cacau e 10 mil mudas de café para produtores da zona rural. Os agricultores já haviam recebido assistência técnica ao longo de 2025 e agora recebem as mudas prontas para o plantio, dando sequência ao trabalho de fortalecimento da agricultura familiar.

Um dos beneficiados foi o agricultor Douglas Michael Mozer, que recebeu 3,5 mil mudas de café de diferentes variedades. Segundo ele, a iniciativa despertou o interesse de outros produtores da região.

“Esse projeto ajudou muito. Mais agricultores estão interessados em participar porque viram que as mudas são de qualidade. A gente não estava conseguindo nada na região”, afirmou.

leia também:  Jaguaré é destaque em gestão digital

Além da entrega das mudas, a assistência técnica oferecida pelo projeto também ajudou produtores a enfrentar dificuldades relacionadas à irrigação.

“Os agrônomos ajudaram a gente a fazer o projeto de irrigação para não perder essas mudas. Tá tendo muita perda e estava difícil conseguir mudas, até comprando”, acrescentou Douglas.

Outro beneficiado foi o produtor rural Lázaro José Wetler, que recebeu 2 mil mudas de café e também iniciará o cultivo de cacau. Ao lado da esposa, Deliete, a família aposta na agroindústria rural, produzindo bolos feitos com palmeira juçara, além de pães e biscoitos comercializados na região e fora do estado.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (União), destacou que as culturas implantadas são definidas pelos próprios produtores, com orientação técnica.

“Os produtores escolheram a primeira etapa do Programa Arranjos e por isso estamos entregando café e cacau, numa decisão feita por eles, com nossos técnicos dando apoio, observando solo, clima, região e qual cultura melhor se adapta”, explicou.

Arranjos Produtivos

Presente em 36 dos 78 municípios capixabas, o projeto Arranjos Produtivos já atendeu diretamente cerca de 3.200 famílias e distribuiu aproximadamente 2,5 milhões de mudas de diferentes cultivares.

leia também:  Meirelles marca para 3 abril anúncio sobre candidatura em 2018

“Não é só entrega de mudas. Existe todo um conceito de levar conhecimento, diversificar culturas, fortalecer associações, proteger o meio ambiente e ampliar a produção para o mercado capixaba e até fora do estado”, concluiu Marcelo Santos.

Fonte: POLÍTICA ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!