conecte-se conosco


Ananias F. Santiago - ES1.com.br

A CULTURA MUSICAL BRASILEIRA ESTÁ SENDO DESTRUÍDA!

Publicado em

Não é novidade para ninguém que o mercado musical brasileiro, principalmente com o advento da internet e a respectiva acessibilidade a ela, tem trazido ao público artistas desconhecidos, fazendo-os meteoricamente alcançar um sucesso, mas também em trajetória meteórica desaparecer do cenário artístico.
Com isso, várias são às vezes em que podemos ver “artistas” de talento duvidoso, fazendo muito sucesso. Mas ainda assim, sem apresentar uma carreira digamos, consistente. O que se deve em grande parte a dois fatores. O primeiro a grande facilidade com que a internet propaga todo tipo de coisa, inclusive músicas de gosto duvidoso. O segundo, na pequena seletividade que os internautas e o público de um modo geral estão adotando como critério para ouvir ou ver determinado tipo de arte.
Desta feita, já não causa mais espanto um artista cantar desafinado ao vivo, não causa mais espanto as músicas serem compostas por uma só frase repetida freneticamente, com batidas enlouquecedoras. A verdade é que não se ouve mais uma música prestando atenção à sua letra, não se aprecia mais doces acordes, nem cadenciados ritmos. Tudo virou bagunça, no estilo “dando para dançar está bom”.
O fenômeno em comento empobrece nossa cultura e ensurdece nossos ouvintes. Um país que outrora já fora tão rico em cultura musical, com os premiados louros da bossa nova, da garota de Ipanema, hoje vê-se num cenário em que vira “hit” a esculhambação, faz sucesso a “putaria” e não mais se valoriza o talento tradicional, em verdade o que está virando tradição é a falta de talento.
Pouco a pouco vão se perdendo estilos musicais característicos de cada região, que juntos compõem um acervo invejável, poucas nações possuem uma diversidade e qualidade tão grande de música nacional.
Infelizmente nosso próprio povo desvaloriza sua cultura ao importar do estrangeiro uma canção que não é sua.
Defendamos nossa cultura, amemos nossa tradição, que tragamos essa preciosidade dentro do coração.

leia também:  REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, AVANÇO OU RETROCESSO?

Ananias Ferreira Santiago
OAB/ES 29.206

Ananias F. Santiago - ES1.com.br

Tchau querida

A expressão é conhecida, aliás já virou jargão, repetida como um mantra. Mas o tchau aqui é mais profundo do que uma mera expressão, não é dirigido a uma pessoa ou a um partido político, tampouco à direita, esquerda ou qualquer tipo de classificação política. Aqui o tchau é a um modo de agir, a uma maneira de pensar, a uma cultura nefasta.

A nação brasileira há tempos vem demonstrando uma insatisfação contra uma cultura de atraso que tem se abatido sobre ela há décadas, e isso não diz respeito a partido ou a lado político, isso diz respeito ao modus operandi, isto é, a maneira de agir e de governar que até então era quase que padrão pelos nossos “representantes”.

O povo vem dizendo não a corrupção, não aos privilégios, não a impunidade já há algum tempo. Porém desta vez é diferente, desta vez a voz foi firme, uníssona e veemente. Um grito… Ou melhor, um brado de protesto. Mas não daquele protesto de se opor e não lutar, de falar e não fazer. O povo saiu às ruas, o povo pediu justiça o povo se cansou de mais do mesmo.

leia também:  O SEGREDO DA VITÓRIA É NÃO DESISTIR?

Nunca antes no passado recente se viu tanta gente se importando com os rumos da nação. Os jovens… Há os jovens, esses sim, saíram do conforto da alienação para discutir bravamente qual rumo tomaremos, ainda que de seus caros iphones, ainda que pelo conforto da internet. Mas discutiram, argumentaram, apontaram o que queriam, e isso faz diferença.

O Tchau aqui simboliza muito, simboliza um adeus a cultura da alienação, simboliza que a grande maioria está antenado no que ocorre no país, e melhor, está disposto a argumentar e lutar para ver melhorar, para ver mudanças.

Uma nação cujo povo tem opinião e faz questão de externá-la e defendê-la, jamais ficará refém de um Estado agigantado, jamais se submeterá a uma desgovernança.  O tchau é um adeus, o tchau é um encontro com nosso futuro, o tchau é um novo Brasil.

 

Ananias Ferreira Santiago
OAB/ES 29.206

Visualizar
error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

novo cartaz apae2