Política Estadual - ES1.com.br
Projeto literário em presídios será tema da Tribuna Popular
A literatura como ferramenta de ressocialização será tema da próxima Tribuna Popular, que acontece durante a sessão ordinária desta quarta-feira (1°). A convite da deputada Camila Valadão (Psol), a escritora Kátia Fialho Nogueira vai contar a experiência do projeto “LiteraCURA: palavra que abre caminho” e do projeto “Que lugar é esse(?)”, ambos desenvolvidos na Penitenciária de Segurança Média II (PSME II), em Viana.
A Tribuna Popular também vai receber a presidente do Instituto Luiz Braille do Espírito Santo (ILBES), Elizabeth Mutz, que falará sobre as demandas da organização. A instituição é voltada para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência visual e sua sede fica em Bento Ferreira, em Vitória. O ILBES foi fundado em 1953 e oferece atividades inclusivas artísticas e esportivas, além de orientações sobre mobilidade e grupos de convivência social. O convite foi feito pelo deputado Lucas Polese (PL).
Segurança
Outro tema que vai compor a pauta da Tribuna Popular é o trabalho dos conselhos comunitários de segurança pública. O Plenário vai receber, a convite do deputado Coronel Weliton (DC), o presidente da Federação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Espírito Santo, Aloisio Roberto da Silva.
Os conselhos são grupos de voluntários que atuam localmente para acompanhar ou tratar problemas relacionados à segurança pública, tais como policiamento, iluminação pública e degradação do espaço comum. O conselho precisa ter uma delimitação geográfica clara. No interior, essa delimitação é o próprio município. Já na Região Metropolitana, a delimitação acompanha as companhias e pelotões das unidades da Polícia Militar.
Tribuna Popular
A Tribuna Popular está prevista no Artigo 269 do Regimento Interno da Ales e acontece na primeira quarta-feira do mês, durante a fase destinada ao Grande Expediente da sessão ordinária. Os convidados indicados pelos deputados têm até 15 minutos para falar sobre temas de interesse público e previamente definidos. É proibido o uso do espaço por detentores de mandato eletivo ou para abordagem de assuntos de interesse exclusivamente pessoal.
Fonte: POLÍTICA ES
Política Estadual - ES1.com.br
Ales vota urgência para proposta de amparo no luto materno
O Plenário da Assembleia Legislativa vota, na sessão desta terça-feira (30), requerimento para que tramite em urgência na Casa, proposta que estabelece como diretriz, na rede de saúde, a oferta de leitos ou alas separadas a mães que sofrererem perda gestacional, fetal ou neonatal. O Projeto de Lei (PL) 501/2026 já conta com parecer favorável da Comissão de Justiça. Caso a urgência seja autorizada pelos deputados, a matéria ficará apta a ser incluída na pauta da próxima sessão para receber parecer oral dos colegiados de Direitos Humanos, Saúde e Finanças.
O PL 501/2026 é de autoria do deputado Coronel Weliton (DC) e prevê a aplicação da medida tanto em hospitais públicos quanto privados do Espírito Santo. Na justificativa da proposta, o autor aborda o impacto físico e emocional vivenciado por essas mães, destacando a importância de um atendimento que vá além do cuidado clínico e priorize também o acolhimento humanizado. O período neonatal, por exemplo, compreende os primeiros 28 dias de vida do bebê – momento delicado e muitas vezes traumático quando marcado pela perda.
A sessão ordinária começa às 15 horas, no Plenário Dirceu Cardoso, com transmissão ao vivo pela TV Ales e pelo canal da emissora no YouTube.
Fonte: POLÍTICA ES
-
Policial - ES1.com.br6 dias atrásDelegado da Core conclui curso especializado de operações em divisas e fronteiras no Paraná
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br5 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4291 – 26/06/2026
-
Política Nacional - ES1.com.br7 dias atrásDia do Esporte: especialistas destacam benefícios da prática para a sociedade
-
Regional - ES1.com.br5 dias atrásSão Gabriel da Palha: alistamento militar obrigatório segue aberto até 30 de junho
-
Policial - ES1.com.br6 dias atrás10º BPM APREENDE GRANDE QUANTIDADE DE DROGAS, MUNIÇÕES E RECUPERA VEÍCULO EM GUARAPARI
-
Geral - ES1.com.br6 dias atrásGoverno bloqueia R$ 518 milhões do Seguro Rural antes do novo Plano Safra
-
Artigos - ES1.com.br4 dias atrásUm QI abaixo da média pode explicar dificuldades escolares persistentes – Artigo escrito pela neuropsicóloga gabrielense Jéssica Pereira Pelissari Oliveira
-
Geral - ES1.com.br4 dias atrásAgências de marketing digital full-service ganham protagonismo em 2026 com avanço da integração entre dados, canais e tecnologia







