conecte-se conosco


Política Estadual - ES1.com.br

Projeto exige justificativa para interrupção de obra pública

Publicado em

Para Coronel Weliton, medida visa permitir controle social sobre aplicação de recursos públicos   / Foto: Kamyla Passos

Obras públicas paralisadas no Espírito Santo poderão receber uma placa informativa justificando os motivos da interrupção. É o que defende o deputado Coronel Weliton (PRD) no Projeto de Lei (PL) 283/2025. Além dos motivos, a placa deverá informar nome e contato do órgão responsável pela execução da obra, a data da paralisação e a previsão de retomada das atividades.

A placa deverá ser colocada em local visível e de fácil acesso, e sua instalação será de responsabilidade do órgão público ou da empresa encarregada pela execução da obra. Segundo o projeto, uma obra será considerada paralisada quando o período de interrupção for igual ou superior a 90 dias consecutivos.

De acordo com a proposta, findo o prazo previsto para retomada dos trabalhos, a empresa ou órgão será obrigado a encaminhar, em até 30 dias, relatório circunstanciado à Assembleia Legislativa e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES). Esse documento deverá explicar a situação atual, motivos para a permanência da paralisação e medidas eventualmente adotadas para sua retomada.

O PL 283/2025 foi protocolado em 12 de maio. Na justificativa da proposta, Coronel Weliton apontou que, na ocasião, existiam 247 obras cadastradas como paralisadas em pelo menos 30 municípios capixabas, de acordo com dados do Painel de Obras Públicas do TCE. Atualmente, o painel aponta 221 nessa situação, entre obras estaduais, municipais, geridas por fundos ou bancos públicos.

leia também:  Casagrande fala sobre a possibilidade dos governadores em adquirir novas doses de vacinas contra a COVID-19

O parlamentar defende que a medida seria imprescindível “para que toda a população capixaba possa conhecer a real situação das obras e, principalmente, exercer o controle social sobre a aplicação dos recursos públicos”.

Em razão da temática, a matéria passará por análise das comissões de Justiça, Infraestrutura e Finanças da Ales. Acompanhe a tramitação do PL 283/2025.

Fonte: POLÍTICA ES

Política Estadual - ES1.com.br

Marcelo Santos cobra ação preventiva nas divisas após operação no Rio

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Marcelo Santos (União), encaminhou nesta quarta-feira (29) um ofício ao governador Renato Casagrande (PSB) pedindo atenção redobrada à segurança pública, sobretudo nos municípios do sul do Estado, que fazem divisa com o Rio de Janeiro.

O pedido surge após a megaoperação policial realizada no território fluminense, que reacendeu o alerta sobre movimentações de grupos criminosos e possíveis reflexos em estados vizinhos.

No documento, Marcelo Santos chama atenção para a necessidade de uma atuação coordenada das forças de segurança e de uma vigilância permanente nas áreas, a fim de evitar que o Espírito Santo sofra qualquer impacto da instabilidade provocada pelas ações no Rio.

“Não se trata de criar alarde, mas de agir com responsabilidade. Precisamos manter a atenção redobrada e estar preparados para garantir a tranquilidade dos capixabas”, afirmou o presidente da Assembleia.

Marcelo também reforçou o compromisso do Legislativo em colaborar com o Governo do Estado na formulação e acompanhamento de medidas de segurança. “A Assembleia está à disposição para contribuir em tudo o que for necessário para proteger nossa população”, destacou.

leia também:  Projeto proíbe corte de água e energia durante crise de calor extremo

Nos últimos anos, o Espírito Santo tem mantido uma trajetória de queda nos índices de criminalidade, resultado de políticas integradas e do trabalho conjunto das forças policiais. A iniciativa de Marcelo Santos quer assegurar que esses avanços sejam preservados, mesmo diante de um cenário nacional de tensão.

Fonte: POLÍTICA ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!