Política Nacional - ES1.com.br
Plenário confirma indicado para embaixada no Congo
O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (15), a indicação do diplomata João de Mendonça Lima Neto para chefiar a embaixada no Congo (MSF 62/2025). A embaixada também cuida das relações diplomáticas com a República Centro-Africana. Foram 41 votos a favor e um contrário.
O nome de João de Mendonça Lima Neto já havia sido aprovado em sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE), em novembro de 2025. Relator da indicação, o senador Sergio Moro (PL-PR) destacou a elevada qualificação do diplomata para o cargo e o desafio de acumular a chefia de duas embaixadas. Segundo ele, enquanto a República do Congo vive um cenário de maior estabilidade, a República Centro-Africana ainda enfrenta significativa turbulência.
Com extensa carreira, João de Mendonça Lima Neto já passou por postos no Japão, Reino Unido, China, Emirados Árabes, Vietnã, entre outros países. Ocupa, desde 2022, o posto de embaixador brasileiro em Mumbai, na Índia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
Política Nacional - ES1.com.br
Em sessão especial, representantes da maçonaria destacam papel da instituição
Em sessão especial nesta sexta-feira (28) em homenagem ao Dia do Maçom, comemorado anualmente em 20 de agosto, representantes de organizações maçônicas de vários estados brasileiros lembraram o papel da instituição na história do país e defenderam a aproximação entre as diversas vertentes da maçonaria.
O dia 20 de agosto refere-se à fundação do Grande Oriente do Brasil (GOB), com a fusão das lojas Esperança, Comércio e Artes, União e Tranquilidade, no Rio de Janeiro, em 1822. Naquela ocasião, o maçom Joaquim Gonçalves Ledo defendeu a urgência da independência do Brasil, proclamada por Dom Pedro I semanas depois.
— A comemoração do dia de hoje se dá principalmente por ter sido a Proclamação da Independência o resultado incansável do trabalho de maçons que iniciaram um movimento liberal – afirmou o senador Izalci Lucas (PL-DF), um dos autores do requerimento para a realização da sessão.
Entidades maçônicas
Participaram da sessão lideranças das diferentes vertentes da maçonaria no Brasil, como o Grande Oriente do Brasil, a Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB) e a Confederação Maçônica do Brasil (Comab). Secretário-geral da CMSB, Armando Assumpção defendeu um fortalecimento da relação entre as três, ressalvando que cada uma tem plena autonomia e sua própria história e estrutura.
O grão-mestre geral do GOB, Ademir Cândido da Silva, destacou o papel histórico da maçonaria.
— Há instituições que atravessam a história, e há instituições que ajudam a história a encontrar o seu caminho – afirmou.
Secretário-geral da Comab, Cassiano Moreno afirmou que a maçonaria atual deve “honrar o legado” das gerações anteriores, atuando em um Brasil “cheio de desafios, que ainda convive com desigualdades, violência, intolerância, corrupção, pobreza e a dificuldade de convivermos com quem pensa diferente de nós”.
Adalberto Alízio Eyng, grão-mestre geral adjunto do GOB, afirmou que ser maçom é “ser amante da virtude, da sabedoria e da justiça, é estender a mão a quem sofre, é ser voz diante da injustiça, cultivar a harmonia das famílias e, em especial, promover a concórdia entre os homens”. Presidente da CMSB e grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, Cassiano Teixeira de Morais saudou a união dos representantes da maçonaria brasileira e disse que a instituição está associada não só a grandes transformações sociais, mas também individuais.
O requerimento para a realização da sessão foi assinado também pelos senadores Confúcio Moura (MDB-RO), Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Lucas Barreto (PSD-AP) e pelas senadoras Damares Alves (Republicanos-DF) e Professora Dorinha Seabra (União-TO).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br4 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4342 – 25/08/2026
-
Artigos - ES1.com.br3 dias atrásA geração mais informada sobre saúde pode estar vivendo pior – Artigo escrito pelo educador físico gabrielense Gabriel Costa de Andrade
-
Regional - ES1.com.br3 dias atrásClínica Evoluta e Pestalozzi promovem capacitação sobre neurodesenvolvimento nesta sexta-feira em Águia Branca
-
Eleições - ES1.com.br3 dias atrásRenato Casagrande: Confira a agenda do candidato ao senado
-
Geral - ES1.com.br3 dias atrásCMN muda regra para destravar renegociação de dívidas rurais
-
Geral - ES1.com.br3 dias atrásTCU avalia hoje sobrepreço em contrato de construção da Ferrovia Norte-Sul
-
Geral - ES1.com.br3 dias atrásMercado de sementes de R$ 47 bilhões abre congresso hoje
-
Eleições - ES1.com.br4 dias atrásRicardo Ferraço: Confira a agenda do candidato ao governo do Espírito Santo







