Regional - ES1.com.br
Fundação Renova apoia projeto para fortalecimento econômico e desenvolvimento sustentável

Durante a realização do Chocolat – Festival do Chocolate e do Cacau, em Linhares, no Espírito Santo, foi anunciada a parceria entre a Fundação Renova e o Instituto Imaflora para um projeto de apoio à cadeia produtiva do cacau na região.
O projeto, voltado aos pequenos e médios produtores, tem como objetivo trazer soluções para o fortalecimento e desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do cacau, incluindo o aumento da produtividade como forma de elevar a renda do produtor e a eficiência do setor. Além de colaborar para a proteção ambiental e dos recursos naturais, a iniciativa prevê um aumento do bem-estar social de produtores, trabalhadores e suas famílias.
Dentre as metas, está a capacitação dos produtores em temas, como Gestão e Comercialização, Manejo Sustentável do Cacau, Segurança e Saúde e Pós-Colheita. O projeto ainda vai oferecer treinamento teórico e prático para 20 técnicos e 40 produtores. Serão instaladas quatro unidades demonstrativas em fazendas que já são produtoras de cacau. Uma associação de produtores, selecionada pelo projeto, receberá apoio com intercâmbio de conhecimento. Também será dado apoio à realização de dois eventos de cacau: Concurso Estadual de Qualidade de Amêndoas de Cacau e o Chocolat Festival de Linhares.

Reprodução/Fundação Renova
Conheça abaixo os temas trabalhados nas capacitações:
Promover o comportamento orientado para negócios entre produtores, a eficiência da cadeia de cacau e o desenvolvimento sustentável;
Fortalecer a resiliência dos produtores através de assistência técnica, treinamento e desenvolvimento de competências;
Gerar produtividade através da adoção de boas práticas agrícolas, gerenciamento da produção e aumento da eficiência;
Fortalecer a organização dos produtores por meio das cooperativas locais e associações;
Destravar e aumentar o acesso a crédito, e outros mecanismos financeiros, para produtores;
Melhorar as condições de trabalho e o bem-estar social nas áreas cacaueiras;
Monitorar o uso do solo, combater o desmatamento e promover o reflorestamento usando sistemas agroflorestais (SAF);
Melhorar a qualidade do cacau e o processamento pós-colheita;
Provar o conceito de que é rentável e viável produzir cacau com alta produtividade, tendo acesso a crédito e assistência técnica.
Os Parceiros
O Instituto Imaflora, de Piracicaba (SP), que apoia produtores rurais de cacau na Bahia, Pará e Espírito Santo, será o responsável pela condução e gestão do projeto em Linhares. A Fundação Renova vai executar o repasse de recursos, com orçamento previsto de mais R$1,5 milhão para os 24 meses de duração.
O projeto conta com o envolvimento de mais dez instituições, dentre elas, as Comissões dos Atingidos, os Sindicatos Rurais e a CocoaAction Brasil, Fundação Mundial do Cacau (WCF), que assumirá a supervisão do projeto, visando fomentar a sustentabilidade com foco no produtor. Conheça abaixo os parceiros:
- ACAU – Associação dos Cacauicultores do Estado do Espírito Santo
- CEPLAC – Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira
- INCAPER
- SEAG/ES – Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca
- SENAR / ES
- Sindicato Rural de Linhares
- IDAF
- Centro de Inovação do Cacau – CIC
- Organização de pequenos produtores rurais fora de sindicatos
- Comissões dos Atingidos da região de Linhares
A produção cacaueira no Espírito Santo
A cultura do cacau no Espírito Santo abrange mais de 2 mil propriedades e, de acordo com o Instituto Jones dos Santos Neves, em 2019, a produção gerou uma renda bruta de mais de R$110 milhões. O sistema de produção tem se modernizado e buscado ajudar na conservação do meio ambiente. A própria natureza do cultivo do cacau favorece esse objetivo por ser um cultivo em sistema agroflorestal que conserva o solo, permite a infiltração e acúmulo de água, bem como serve de abrigo para espécies da fauna e flora da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do país.
Segundo dados do IBGE, no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, a cacauicultura ocupava, em 2019, uma área de 16.993 hectares no Espírito Santo, e tem o município de Linhares como o maior produtor do estado, com aproximadamente 80% da produção.

Reprodução/Fundação Renova
Fonte: Fundação Renova

Regional - ES1.com.br
Invista-se celebra a beleza feminina com a coleção “Vejo Flores em Você” em Vila Valério
Inspirada no florescer feminino, a empresária Dione Daré apresentou em Vila Valério uma coleção que une delicadeza, força e arte, com direito a live de lançamento e cenário encantado em parceria com a Verdeja Ateliê

A loja Invista-se, de Vila Valério, apresentou recentemente sua nova coleção, intitulada “Vejo Flores em Você”. O lançamento, conduzido pela empresária Dione Daré, aconteceu primeiro em uma live, que aproximou clientes de diferentes lugares, e depois ganhou forma em uma exposição especial na loja física, transformada em um verdadeiro jardim encantado.
Segundo Dione, a inspiração nasceu da certeza de que cada mulher carrega dentro de si um jardim único. “Às vezes esse jardim floresce em cores vibrantes, outras vezes em tons suaves, como as candy colors que escolhemos para traduzir essa delicadeza. Foi desse olhar sensível que surgiu ‘Vejo Flores em Você’: um convite para que cada cliente perceba em si mesma essa beleza que floresce, mesmo nos dias mais desafiadores”, destacou.
Com peças selecionadas por meio de uma curadoria cuidadosa, a coleção transmite mensagens de renovação, leveza e sensibilidade. “O processo foi feito com muita curadoria e cuidado. Buscamos peças que, juntas, contassem uma história: a de mulheres que renascem, se renovam e florescem todos os dias. A mensagem é de leveza, sensibilidade e força. Mais do que roupas, quisemos transmitir um sentimento, de que cada peça pode revelar o que existe de mais bonito em nós. Além das tendências de candy colors e estampas florais, o diferencial está na forma como unimos moda e arte. Criamos um verdadeiro jardim encantado dentro da loja, onde cada detalhe, desde as peças até o cenário, convida o cliente a viver uma experiência de encantamento e delicadeza”, afirmou a empresária.
- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação
O lançamento foi realizado em formato de live, permitindo que clientes de diferentes lugares participassem em tempo real. Dione compartilha sobre a experiência: “A live nos permite abrir as portas da Invista-se para todas as clientes, independentemente de onde estejam. É uma forma de proximidade, de interação em tempo real, que gera emoção e expectativa. Foi importante para nós que esse momento fosse democrático e acolhedor, quase como dizer pessoalmente a cada cliente: ‘eu vejo flores em você’. Durante a live, sentimos uma conexão imediata: muitos comentários, mensagens carinhosas e entusiasmo. E na loja, a experiência se intensificou. O espaço transformado em jardim encantado, com as flores e o toque artístico da Verdeja, fez com que cada cliente se sentisse parte dessa história”.
- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação
Na loja física, um dos pontos altos foi a parceria com a Verdeja Ateliê, que trouxe flores desidratadas e cartões em aquarela para compor a ambientação. O resultado foi um cenário poético que complementou o conceito da coleção. “Queríamos que o ambiente físico fosse tão inspirador quanto as peças. Era exatamente o que imaginávamos para transformar moda em experiência. A parceria ampliou a delicadeza da coleção. A Verdeja conseguiu traduzir visualmente, em cada detalhe, a mesma sensibilidade que está presente nas peças. Assim, o cliente não apenas vê uma coleção, mas vive uma experiência completa, de moda, arte e encantamento”, celebra Dione Daré.
Celebrando 23 anos de história, o grupo Invista-se vê nesse lançamento um marco na trajetória da marca. “Cada coleção é um capítulo, mas ‘Vejo Flores em Você’ trouxe algo muito especial: a união entre moda e poesia, reforçando nosso compromisso de ir além da roupa e oferecer experiências que emocionam. A moda, assim como as flores, tem ciclos, mas sua beleza permanece quando ela toca a essência de quem a veste. Quando uma peça guarda uma memória, marca um momento ou desperta um sentimento, ela se eterniza. Esse é o propósito da Invista-se: que cada cliente não apenas vista uma peça, mas viva uma história através dela”, concluiu Dione.
- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação
Invista-se anuncia a segunda parte do lançamento “Vejo Flores em Você”
Na próxima quarta-feira (24), a marca dá continuidade ao capítulo especial com transmissão online às 7h50 e, a partir das 10h, recebe o público na loja para uma experiência presencial.
A loja Invista-se está localizada na Rua São Sebastião, 46, Centro, Vila Valério.
Fonte: Editora Hoje
-
Gabriel Costa de Andrade – ES1.com.br5 dias atrás
Treinar para viver mais, não só para estética – Artigo escrito pelo educador físico gabrielense Gabriel Costa de Andrade
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br4 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4049 – 17/09/2025
-
Regional - ES1.com.br5 dias atrás
Marilândia é referência em gestão fiscal e contábil no Sudeste do Brasil
-
Policial - ES1.com.br5 dias atrás
Ação conjunta flagra furto de energia elétrica na zona rural de Vila Valério
-
Regional - ES1.com.br4 dias atrás
Prefeitura de São Gabriel da Palha realiza “Dia D” de vacinação antirrábica no dia 4 de outubro
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br5 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4048 – 16/09/2025
-
Regional - ES1.com.br5 dias atrás
Prefeitura e Câmara assinam repasse histórico para a SOS Animais em São Gabriel da Palha
-
Geral - ES1.com.br3 dias atrás
Como gerar Pix e receber pagamentos com rapidez e praticidade