Estado - ES1.com.br
Elisa Lucinda e Roberto Menescal se apresentam no Parque Cultural Casa do Governador

O Parque Cultural Casa do Governador estreia o projeto “De Conversa em Conversa – Arte e Cultura em Cena”, que promoverá encontros com grandes nomes da música popular, da literatura e das artes da cena brasileiras. A proposta é oferecer ao público, em formato de talk show, uma aproximação com artistas que marcaram e continuam marcando a cultura do País.
Os primeiros convidados do projeto são a poeta, atriz e escritora Elisa Lucinda e um dos fundadores da Bossa Nova Roberto Menescal. O projeto terá estreia no dia 29 de abril, terça-feira, às 19 horas.
A curadoria e apresentação é do professor e pesquisador Júlio Diniz, decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio e especialista em música e literatura brasileira.
A retirada de ingresso para a primeira edição do “De conversa em conversa” já pode ser feita a partir das 18 horas desta quarta-feira (16), pelo link https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com.
Sobre os convidados e o curador
Elisa Lucinda é poeta, atriz, intérprete de canções, jornalista, professora e empreendedora. Tem publicados 21 livros, entre poesia e prosa, todos em sucessíveis reedições. O espetáculo que deu origem ao livro “Parem de falar mal da rotina”, que em 2022 recebeu edição revisada, está fazendo 22 anos de estrada com milhões de espectadores e leitores, fervorosos fãs e seguidores das inspiradas ideias dessa artista.
Roberto Menescal é um dos nomes fundadores da Bossa Nova e referência incontornável da música brasileira. Prestes a completar 87 anos de idade e 70 anos de carreira, Menescal é um dos criadores da Bossa Nova com Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Gilberto, Carlos Lyra e outros nomes, e compôs grandes clássicos do movimento. Dono de uma obra de relevância nacional e internacional, participou de gravações com importantes nomes do cenário mundial e realizou muitos shows no exterior, ajudando a levantar a bandeira do Brasil no mundo, em especial no Japão.
Júlio Diniz é doutor em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) onde, desde 1987, é professor do Departamento de Letras e Artes da Cena e do Departamento de Comunicação. Foi Diretor do Departamento de Letras (2008 a 2011), do Instituto Confucius (2014 a 2016) e Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas – CTCH (2016-2024).
Sobre o Parque Cultural Casa do Governador
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.
Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e também é reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 32 obras, sendo 22 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a domingo, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.
Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.
Serviço:
Estreia do projeto “De Conversa em Conversa – Arte e Cultura em Cena”
Data: 29 de abril – terça-feira
Hora: 19h
Onde: Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha
Ingressos gratuitos: https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Parque Cultural Casa do Governador
Melissa Künsch
Whatsapp: (27) 99952-0082
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br
População indígena do Espírito Santo é tema de estudo especial divulgado pelo Instituto Jones

Neste sábado (19), é celebrado o Dia dos Povos Indígenas, que reconhece a importância histórica, cultural e social desses povos na construção e proteção do território nacional. Em referência à data, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), por meio da Coordenação de Estudos Sociais (CES), divulgou um estudo especial com dados sobre a população indígena no Espírito Santo, abordando temas como gênero, distribuição geográfica, escolaridade e participação política.
O levantamento apresenta informações sobre os povos indígenas que vivem no Estado e que descendem de grupos originários, como os Tupiniquins, Guaranis, Botocudos, Aimorés (também conhecidos como Krenaks) e Pataxós. O estudo diferencia as localidades indígenas, que são os agrupamentos de indígenas em determinadas regiões, das Terras Indígenas, que são territórios oficialmente demarcados. No Espírito Santo, das 16 localidades indígenas identificadas, 13 estão situadas em áreas reconhecidas oficialmente, o que representa 81,2% do total.
Em termos populacionais, os indígenas representam 0,8% da população brasileira, somando 1.694.836 pessoas. No Sudeste, esse percentual é de 0,1% (123.434). No Espírito Santo, os indígenas correspondem a 0,4% da população total, ou seja, 14.410 pessoas. Entre os municípios capixabas, Aracruz concentra mais da metade dessa população, com 51,5% (7.425 pessoas). Na sequência, estão Serra, com 9,2% (1.326), e Vila Velha, com 6% (866).
A pesquisa também aponta que as mulheres representam a maioria da população indígena no Estado, com 51,1%, enquanto os homens correspondem a 48,9%. As mulheres exercem papel fundamental na manutenção da cultura indígena, sendo responsáveis pela agricultura, coleta e transmissão dos saberes tradicionais.
O estudo mostra ainda que os jovens entre 15 e 29 anos são o maior grupo etário entre os indígenas capixabas, representando 22,3% do total. As crianças de 0 a 14 anos compõem 20,1% da população, enquanto os idosos, com 60 anos ou mais, representam 16,2%.
Um dos dados que mais se destaca é a taxa de alfabetização: 91% da população indígena com 15 anos ou mais está alfabetizada. Segundo o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, esse percentual é bastante próximo do registrado entre os não indígenas, que é de 94,4%. “Esse dado é importante e mostra que esses grupos estão sendo alcançados pelo ensino regular. Além disso, quando comparamos com a média do Sudeste, o Espírito Santo apresenta uma taxa bruta de frequência escolar superior, com 26,1% no estado, ante 23,9% na região”, destacou.
A publicação também chama atenção para um tema recorrente: a demarcação e a proteção das Terras Indígenas. Apenas 32,4% da população indígena do País vive atualmente em territórios oficialmente reconhecidos. Além disso, a maioria dos indígenas vive em áreas urbanas, tanto no Brasil (54%) quanto no Sudeste (77,2%) e no Espírito Santo (60,5%).
Mesmo com a urbanização, o acesso à infraestrutura básica ainda apresenta desigualdades. O abastecimento de água, por exemplo, chega a 90,8% dos não indígenas, enquanto entre os indígenas esse índice é de 79,9%, uma diferença de 11,1 pontos percentuais. No que diz respeito ao esgotamento sanitário, 43% da população indígena não conta com um sistema adequado, enquanto esse número é de 17% entre os não indígenas — uma diferença de 26 pontos percentuais.
O estudo também aborda a participação política dos povos indígenas. Nas últimas eleições, realizadas em 2022 e 2024, o Brasil elegeu 261 pessoas que se autodeclararam indígenas. No Espírito Santo, três representantes foram eleitos nesse período. Os dados reforçam a importância de reconhecer e fortalecer a presença indígena em todas as esferas da sociedade, ampliando a visibilidade e a garantia de direitos desses povos.
Acesse o estudo completo no link: https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/sinteses/ijsn-especial
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
[email protected]
Fonte: GOVERNO ES
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br7 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3914 – 12/04/2025
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br4 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3916 – 15/04/2025
-
Saúde - ES1.com.br3 dias atrás
São Gabriel da Palha avança na modernização da saúde com inauguração da Sala de Telemedicina na Policlínica Luiz Bono
-
Estado - ES1.com.br7 dias atrás
Governo anuncia melhorias na Rodovia ES-130 e mais investimentos em Pinheiros
-
Saúde - ES1.com.br4 dias atrás
São Gabriel da Palha inaugura sala de telessaúde nesta terça-feira (15)
-
Gabriel Costa de Andrade – ES1.com.br2 dias atrás
Musculação e Emagrecimento: a verdade que poucos contam – Artigo escrito pelo educador físico gabrielense Gabriel Costa de Andrade
-
Estado - ES1.com.br7 dias atrás
Espírito Santo bate recorde e aplica R$ 7 bi de crédito rural em nove meses do ano-safra 2024/2025
-
Regional - ES1.com.br3 dias atrás
São Gabriel da Palha realiza a 1ª Jornada SINCOTUR com foco em gestão inteligente e inovação empresarial