conecte-se conosco


Esportes - ES1.com.br

Copa do Brasil: Sorteio define confrontos da primeira fase

Publicado em

A CBF realizou nesta terça-feira (30) o sorteio dos 40 confrontos da primeira fase da Copa Betano do Brasil 2024. O evento foi realizado na sede da entidade, e contou com a apresentação de Lizandra Trindade e Anne Barreto.  A data base para os jogos é 21 de fevereiro. A Diretoria de Competições da CBF divulgará posteriormente a tabela detalhada.

A definição dos duelos leva em consideração os critérios previamente estabelecidos pelo Departamento de Competições da CBF. Os 80 clubes classificados para a Primeira Fase foram divididos em oito potes, com dez equipes em cada, identificados de A até H, seguindo o Ranking Nacional de Clubes (RNC). Os dez times melhores ranqueados integram o pote A, os dez seguintes ocupam o pote B e assim por diante até chegar ao pote H. Os 40 confrontos sorteados respeitam a seguinte regra: A x E, B x F, C x G e D x H. 

O primeiro confronto sorteado foi entre clubes do pote E e do pote A, que foram identificados como Grupo 1. O confronto seguinte definido foi entre clubes do pote D e H, correspondente ao Grupo 2. Equipes dos potes B e F e C e G representam os Grupos 3 e 4, respectivamente. Os vencedores dos Grupos 1 e 2 se enfrentam na segunda fase da competição. A regra se repete aos times dos Grupos 3 e 4 e assim sucessivamente.

30/01/2024 - Sorteio Copa do BrasilSorteio definiu os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil.

O formato dos duelos será em jogo único, com o mandante sendo o time com posição inferior no Ranking Nacional de Clubes. Vitórias simples garantem o time na próxima fase da competição mais democrática do Brasil, e o time visitante tem a vantagem do empate.

A edição de 2024 da Copa Betano do Brasil conta com nove equipes estreantes: Água Santa-SP, Amazonas-AM, Audax-RJ, Capital-TO, Grêmio Sampaio-RR, Itabuna-BA, Manauara-AM, Olaria-RJ e Petrolina-PE.

leia também:  Tricolor encara o Red Bull Bragantino pelo Paulistão

Confira os 40 confrontos da Copa Betano do Brasil 2023:

Chave 1
Sousa (PB) x Cruzeiro (MG)

Petrolina (PE) x Cascavel (PR)

Chave 2
Anápolis (GO) x Tombense (MG)

Nova Venécia (ES) x Botafogo (SP)

Chave 3
Cianorte (PR) x Corinthians (SP)

Olaria (RJ) x São Bernardo (SP)

Chave 4
Humaitá (AC) x Sampaio Corrêa (MA)

Maranhão (MA) x Ferroviário (CE)

Chave 5
Fluminense (PI) x Fortaleza (CE)

Manauara (AM) x Retrô (PE)

Chave 6
Porto Velho (RO) x Remo (PA)

River (PI) x Ypiranga (RS)

Chave 7
Real Noroeste (ES) x Cuiabá (MT)

Audax Rio (RJ) x Portuguesa (RJ)

Chave 8
Treze (PB) x ABC (RN)

Grêmio Sampaio (RR) x Brusque (SC)

Chave 9
Maringá (PR) x América (MG)

Independente (AP) x Amazonas (AM)

Chave 10
Operário (MS) x Operário (PR)

Villa Nova (MG) x Aparecidense (GO)

Chave 11
Moto Club (MA) x Bahia (BA)

Portuguesa Santista (SP) x Caxias (RS)

Chave 12
Trem (AP) x Sport (PE)

Murici (AL) x Confiança (SE)

Chave 13
Marcílio Dias (SC) x Vasco (RJ)

Água Santa (SP) x Jacuipense (BA)

Chave 14
São Luiz (RS) x Ituano (SP)

Costa Rica (MS) x América (RN)

Chave 15
União (MT) x Atlético (GO)

Real Brasília (DF) x São Raimundo (RR)

Chave 16
Rio Branco (AC) x CRB (AL)

Athletic (MG) x Volta Redonda (RJ)

Chave 17
Águia de Marabá (PA) x Coritiba (PR)

Capital (TO) x Tocantinópolis (TO)

Chave 18
Operário VG (MT) x Criciúma (SC)

Itabaiana (SE) x Brasiliense (DF)

Chave 19
ASA (AL) x Internacional (RS)

Itabuna (BA) x Nova Iguaçu (RJ)

Chave 20
Iguatu (CE) x Juventude (RS)

Ji-Paraná (RO) x Paysandu

Antes do início do sorteio, o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, parabenizou os 92 times pela classificação para a competição mais democrática do país e ressaltou que a premiação para a edição de 2024 será ainda maior que a de 2023.

leia também:  Valeriense conquista 3º lugar na Corrida Noturna da Mulher em Linhares

“Essas 92 equipes têm um compromisso deempolgar seus torcedores, de fazerem umacompetição com muita disciplina, combateà violência nos estádios, fora dos estádios,juntamente com os seus presidentes defederações, e com respeito a todos,principalmente a qualquer tipo dediscriminação”, reforçou.

“Em 2023, tivemos o recorde de premiação em todas as fases da competição e, em 2024, esse recorde será quebrado. Desde a primeira fase até a finalíssima, são mais receitas para os clubes participantes e a gente deseja que possam fazer investimentos, principalmente na gestão e na qualificação técnica de seus elementos, para que também possamos ter um recorde de torcedores na Copa do Brasil”, acrescentou.

30/01/2024 - Sorteio Copa do BrasilPresidente da CBF, Ednaldo Rodrigues

A partir da terceira Fase, os confrontos terão jogos de ida e volta e haverá a entrada de 12 equipes, classificadas de acordo com o Regulamento Específico da Competição: Fluminense, Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro, Flamengo, Botafogo, Red Bull Bragantino, Ceará, Goiás, Vitória, Athletico, além do São Paulo, atual campeão da Copa Betano do Brasil.

Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro, Flamengo, Botafogo e Red Bull Bragantino conquistaram a vaga pela participação na Libertadores de 2024. O Ceará está na Copa do Brasil graças ao título da Copa do Nordeste, mesmos casos do Goiás e a Copa Verde e o Vitória com o Brasileirão Série B. Já o Athletico se garantiu pela colocação no Brasileirão Série A 2023.

Fonte: Esportes

Esportes - ES1.com.br

Portugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo

A seleção de Portugal iniciou sua trajetória no Mundial de 2026 com um resultado abaixo das expectativas. Em partida realizada nesta quarta-feira, no NRG Stadium, em Houston, os lusitanos não passaram de um empate por 1 a 1 contra a República Democrática do Congo, válido pela rodada de abertura do Grupo K. João Neves marcou para os europeus, enquanto Wissa garantiu a igualdade para os africanos. Cristiano Ronaldo, principal estrela da equipe, teve atuação discreta e não balançou as redes.

O jogo

O confronto começou promissor para o time comandado por Roberto Martínez. Logo aos cinco minutos, Pedro Neto acertou um cruzamento preciso para João Neves, que cabeceou com firmeza no canto para abrir o placar. No entanto, após o gol precoce, Portugal diminuiu o ritmo e permitiu que a RD Congo ganhasse confiança. A insistência africana deu resultado nos acréscimos da primeira etapa: aos 49 minutos, Masuaku cruzou na medida para Wissa, que testou para o fundo do gol, deixando tudo igual antes do intervalo.

Na etapa complementar, Portugal buscou retomar a vantagem e chegou a balançar as redes com um belo voleio de João Cancelo, mas o lance foi anulado pela arbitragem por impedimento. Cristiano Ronaldo, que pouco apareceu no primeiro tempo, teve duas oportunidades em jogadas rasteiras dentro da área, mas finalizou para fora em ambas.

leia também:  Desafio de Gigantes: gabrielense luta em Campeonato Estadual de Kickboxing

Nos minutos finais, a pressão portuguesa aumentou. Bernardo Silva parou em grande defesa do goleiro Mpasí e Bruno Fernandes arriscou de longa distância, sem sucesso. Apesar do esforço nos últimos instantes, o placar permaneceu inalterado, selando o tropeço na estreia.

Com este empate, as duas seleções somam o primeiro ponto na competição. O Grupo K terá o fechamento da rodada ainda hoje, com o duelo entre Colômbia e Uzbequistão.

Próximos jogos | 2ª rodada do Grupo K

  • Portugal x Uzbequistão
  • Data e horário: 23/06 (terça-feira), às 14 horas (de Brasília)
  • Local: RG Stadium, em Houston, Texas (EUA)
  • Colômbia x RD Congo 
  • Data e horário: 23/06 (terça-feira), às 23 horas (de Brasília)
  • Local: Estádio Akron, em Zapopan, Jalisco (MEX)
FICHA TÉCNICA
Placar

Portugal 1 x 1 RD Congo

Competição Copa do Mundo (1ª rodada – Grupo K)
Data 17 de junho de 2026 (quarta-feira)
Horário 14h (de Brasília)
Local NRG Stadium, em Houston (EUA)
Cartões amarelos Bernardo Silva, Nelson Semedo e Tomás Araújo (Portugal); Mbemba (RD Congo)
Cartões vermelhos Nenhum
Árbitro Abdulrahman Aljassim (CAT)
Assistentes Taleb Amarri (CAT) e Saoud Almaqaleh (CAT)
Gols João Neves, aos 5′ do 1ºT (Portugal); Wissa, aos 49′ do 1ºT (RD Congo)
Portugal Diogo Costa; João Cancelo, Tomás Araújo, Renato Veiga e Nuno Mendes (Semedo); Vitinha (Gonçalo Ramos), João Neves, Bernardo Silva (Francisco Conceição) e Bruno Fernandes; Pedro Neto (Rafael Leão) e Cristiano Ronaldo.
RD Congo Mpasi; Wan-Bissaka (Kalulu), Mbemba, Tuanzebe, Kapuadi e Masuaku (Joris Kayembe); Mukau (Sadike), Moutoussamy e Kayembe (Pickel); Wissa e Bakambu (Banza).

Fonte: Esportes

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!