conecte-se conosco


Política Nacional - ES1.com.br

Congresso vai homenagear empresário cearense Edson Queiroz

Publicado em

O Congresso Nacional promove na quarta-feira (9), a partir das 9h, uma sessão solene para homenagear o centenário de nascimento do empresário Edson Queiroz. O requerimento para a homenagem (REQ 6/2025-Mesa) foi apresentado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) e pela deputada federal Fernanda Pessoa (União-CE).

De acordo com Girão, Edson Queiroz foi um dos maiores empresários da história do Brasil. O senador afirma que a trajetória de vida e o legado do empresário merecem “ser amplamente reconhecidos”. Segundo Girão, o Grupo Edson Queiroz atua hoje em áreas estratégicas como energia, indústria, comunicação e educação.

Entre as empresas que Edson Queiroz ajudou a fundar estão a Universidade de Fortaleza (Unifor), a Minalba Brasil e o Sistema Verdes Mares de Comunicação – principal grupo de comunicação do estado do Ceará. O empresário nasceu no dia 12 de abril de 1925, em Pacatuba (CE), e morreu em 8 de junho de 1982, vítima de um acidente aéreo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

leia também:  Reforma tributária: exceções podem elevar carga de tributos, alerta setor produtivo

Política Nacional - ES1.com.br

CDR e CI realizam audiência pública com ministro de Portos e Aeroportos

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, apresentará nesta terça-feira (8) os planos de sua pasta às comissões de Infraestrutura (CI) e de Desenvolvimento Regional (CDR). A audiência pública conjunta está prevista para ocorrer às 9h.

O senador Confúcio Moura (MDB-RO), que requereu na CI o convite ao ministro, solicita informações sobre as ações da pasta para os próximos dois anos (REQ 2/2025 – CI). Confúcio ressalta que o setor de portos e aeroportos é essencial para o infraestrutura logística do país.

“[O setor] impacta diretamente o comércio exterior, a mobilidade da população e a competitividade da economia nacional. É fundamental que o Parlamento tenha a oportunidade de contribuir para o seu aprimoramento”, diz no requerimento.

Já a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) propôs que o debate também aborde o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do turismo (REQ 6/2025 – CDR).

Presença no Senado

É a primeira vez que Silvio Costa Filho comparece a uma comissão do Senado. A última vez que o ministro de Portos e Aeroportos atendeu a convite de colegiado foi com seu antecessor, Márcio França, que participou de outra audiência conjunta da CI e CDR em abril de 2023. 

leia também:  Plínio critica desigualdade na distribuição de recursos para crises climáticas

Além do titular da pasta de Portos e Aeroportos, a CDR, presidida por Dorinha, ainda ouvirá outros seis ministros de pastas , como as dos Transportes, Turismo e Planejamento e Orçamento. 

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!