Política Nacional - ES1.com.br
Com a coordenação de Da Vitória, Programa Câmara Pelo Brasil é lançado em Brasília

Será lançado nesta terça-feira (30), às 15 horas, em Brasília, o Programa Câmara Pelo Brasil. O deputado federal Da Vitória (PP-ES) foi confirmado como coordenador do Comitê de Coordenação do projeto criado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). O parlamentar, que já lidera a bancada capixaba, também será o representante da região Sudeste na iniciativa que busca fortalecer o diálogo entre a Câmara dos Deputados, autoridades estaduais e municipais, sociedade civil organizada e setor produtivo em todo o País.
A solenidade que marcará a instalação dos trabalhos será realizada no Salão Nobre da Câmara. O comitê que vai liderar o programa será composto pelos seguintes parlamentares de cada uma das cinco regiões geográficas do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul):
Deputado Da Vitória (região Sudeste e coordenador do Comitê)
Deputado Júnior Ferrari (região Norte)
Deputado Toninho Wandscheer (região Sul)
Deputado Leo Prates (região Nordeste)
Deputado Júlio Cesar Ribeiro (região Centro-Oeste)
“O presidente Hugo Motta quer aproximar mais a Câmara da sociedade. O Câmara Pelo Brasil promoverá visitas técnicas, audiências públicas e reuniões em parceria com as bancadas estaduais para ouvir as prioridades e demandas de cada estado e região”, afirmou Da Vitória.
De acordo com o ato de criação do programa, publicado em julho deste ano, o comitê é responsável por propor à Presidência as diretrizes, estratégias e o cronograma para a execução das ações, além de articular com as bancadas regionais os temas prioritários a serem tratados nas visitas técnicas. O texto também atribui ao grupo a coordenação da interlocução com entes federativos, entidades da sociedade civil e setores econômicos regionais, bem como a apresentação de relatórios de atividades ao presidente da Câmara.
Além dessa nova função, Da Vitória presidiu por dois biênios o Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes), onde conduziu o estudo Retomada Econômica e Geração de Emprego e Renda no Pós-pandemia.
O comitê do Programa Câmara Pelo Brasil também é responsável por propor diretrizes e estratégias, articular temas prioritários com as bancadas regionais e apresentar relatórios de atividades ao presidente da Câmara, enquanto a Diretoria-Geral providencia o suporte administrativo necessário.
Fonte: Assessoria

Política Nacional - ES1.com.br
CAS debate saúde digital para recém-nascidos em UTIs neonatais neurológicas

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) vai debater na segunda-feira (6) o uso da saúde digital para prevenir sequelas neurológicas em recém-nascidos internados em UTI Neonatal. A audiência está marcada para as 9h30.
O requerimento para a audiência (REQ 26/2025 – CAS) foi apresentado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF). No pedido, ela afirma que o uso de unidades de terapia intensiva (UTIs) neonatais neurológicas digitais com o propósito de evitar esse tipo de sequela é uma abordagem inovadora com potencial de elevar o padrão de qualidade do cuidado neonatal.
“Essas unidades são projetadas especificamente para realizar o monitoramento neurológico contínuo, remoto e em tempo integral (24 horas por dia, 7 dias por semana), possibilitando o diagnóstico precoce e o tratamento de lesões ou disfunções neurológicas com alta precisão e personalização do cuidado”, argumenta a senadora.
Segundo Damares, esse tipo de intervenção é mais ágil e contribui para evitar danos permanentes ao sistema nervoso central.
Foram convidados para o debate representantes dos seguintes órgãos:
- Ministério da Saúde;
- Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (mais especificamente, da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência);
- Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil;
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp);
- Instituto Protegendo Cérebros, Salvando Futuros.
Também foi convidada Michele Manzoni, que é mãe de uma criança que recebeu tratamento especializado em uma UTI Neonatal.
Como participarO evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis. |
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br4 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4061 – 01/10/2025
-
Política Estadual - ES1.com.br5 dias atrás
Infraestrutura cobra manutenção na ciclovia da Terceira Ponte
-
Regional - ES1.com.br5 dias atrás
Prefeitura de Vila Valério realiza a 26ª Festa da Melhor Idade com grande público e presença do Governador Renato Casagrande
-
Policial - ES1.com.br5 dias atrás
Polícia Civil prende suspeito de estuprar enteada em Vila Valério
-
Estado - ES1.com.br3 dias atrás
Governo realiza leilão on-line de bens móveis em outubro
-
Esportes - ES1.com.br1 dia atrás
CT VIVA de São Gabriel da Palha busca título em Barra de São Francisco
-
Regional - ES1.com.br2 dias atrás
Sicredi Essência inaugura relógio em Vila Valério
-
Estado - ES1.com.br6 dias atrás
Governo inaugura sistema de travessia por balsa e anuncia novos investimentos em Conceição da Barra