Esportes - ES1.com.br
Atlético-PR se impõe ao Flu, vence em casa e leva boa vantagem para a semi
Na partida de ida da semifinal da Copa Sul-Americana, o Atlético-PR por 2 a 0, com gols de Renan Lodi e Rony, e leva para o Rio de Janeiro a vantagem de perder por até um gol para avançar à finalíssima.
Os times fizeram uma partida disputada a mil quilômetros por hora, com alternâncias e muitas oportunidades criadas pelos mandantes, que carimbaram o travessão duas vezes e esbarraram no goleiro Júlio César. As equipes decidem sua sorte no torneio continental no proxima quarta, 28, no Maracanã.
Após o duelo continental, as equipes voltam suas atenções para o Campeonato Brasileiro . No sábado, 10, o Furacão recebe a visita do Cruzeiro, às 19h, na Arena da Baixada. Já o Flu encara no domingo o Sport, às 19h, no Maracanã.
Ataque bem, defesa mal
O sistema defensivo do Fluminense não teve uma noite feliz em Curitiba. Mal na saída de bola e no posicionamento, a trinca de zagueiros e os alas foram superados pelos homens de frente atleticanos, com destaque para Cirino e Nikão, duas grandes armas do Furacão nesta noite.
Um dos jogadores mais regulares do Tricolor na temporada, Ayrton Lucas teve atuação ruim, o que fez a produção do atacante Everaldo cair um pouco na capital paranaense.
O melhor: Renan Lodi é decisivo
O lateral do Atlético abriu o placar e deu o passe para o segundo gol, além de fazer uma boa partida na marcação. Foi o grande nome na noite de festa vermelha e preta.
Blitz rubro-negra
O jogo começou de forma eletrizante na Arena da Baixada. O Flu tentou adiantar a marcação, mas os donos da casa encontraram espaços com muita velocidade, em especial pelos lados do campo.
Em menos de 12 minutos, o Atlético teve chances reais com Pablo, mas Júlio César levou a melhor. Apesar dessa pressão do rival, o Flu tentou manter a calma e também quase chegou lá. Na melhor chance tricolor, Santos fez defesas sucessivas em cabeçadas de Gum e Luciano.
Mas a pressão rubro-negra logo deu resultado. Aos 18 minutos, o lateral Renan Lodi aproveitou rebote, bateu em cima da zaga, mas chutou sem chance alguma para o goleiro tricolor na volta.
Os tricolores se assustaram com o gol e viram o adversário subir ainda mais a temperatura do jogo. Quase em sequência, Cirino e Nikão levaram muito perigo, mas não acertaram o alvo. Os atleticanos colecionaram oportunidades e, na melhor delas, Lucho carimbou a trave. Em seu melhor momento, Everaldo roubou a bola de Jonathan e Santos salvou. Ao fim do primeiro tempo, aplausos da torcida local e suspiro de alívio por parte dos tricolores.
Júlio César evita estrago
Não fosse a atuação do goleiro do Flu, o elenco desembarcaria no Rio com um prejuízo muito maior. Apenas no primeiro tempo, Júlio César salvou sua equipe em ao menos cinco ocasiões.
Furacão liquida
O Fluminense voltou com uma postura mais agressiva para a etapa final e ocupou mais o campo do adversário. Com maior participação de Everaldo, o time rondou mais a área de Santos, ainda que só tenha levado perigo aos 12 minutos, quando Sornoza bateu de longe.
Após a correria dos primeiros 45 minutos, a intensidade do Atlético caiu e o time deu mais espaços para o Flu, que teve mais espaços, mas não chegou a assustar.
Apesar da queda do ritmo, o Atlético ainda esteve perto de ampliar, mas Pablo acertou o travessão dos cariocas, e Júlio César, mais uma vez, saiu nos pés de Rony para evitar mais um gol. Aos 32, no entanto, o atacante não falhou. Após ótimo cruzamento de Lodi, Rony cabeceou sem chance alguma de defesa.
O Fluminense sentiu novamente o gol e ficou exposto ao terceiro gol, o que acabou não acontecendo. Fim do primeiro capítulo da semi, que terá seu desfecho no próximo dia 28.
Recorde
Na partida diante do Fluminense, o Atlético bateu seu recorde de público na temporada, com 28.403 torcedores na Arena. A melhor marca em 2018 havia sido no clássico diante do Coritiba.
Minoria barulhenta
Boa parte dos 2,3 mil lugares destinados aos tricolores estava ocupado por uma animada e barulhenta torcida, que cantou alto antes e durante a partida.
UOL
Esportes - ES1.com.br
Flamengo vence o Grêmio fora de casa e segue firme no Brasileirão
O Flamengo conquistou uma vitória importante fora de casa neste domingo ao derrotar o Grêmio por 1 a 0, na Arena do Grêmio, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi marcado por Jorge Carrascal, ainda no primeiro tempo, em um jogo de forte marcação, boa atuação defensiva e várias chances criadas pelo time carioca.
O jogo
A equipe rubro-negra começou a partida com mais posse de bola e maior presença ofensiva, mas encontrou resistência em um Grêmio bem postado na defesa. Apesar das dificuldades para transformar o volume em gols, o Flamengo foi mais perigoso ao longo da etapa inicial, exigindo boas defesas de Weverton e acertando a trave antes de abrir o placar.
O gol da vitória saiu aos 23 minutos do primeiro tempo. Após boa jogada pela direita, Léo Ortiz encontrou espaço para construir a ação, Emerson Royal escorou e Carrascal apareceu na área para completar de canhota e balançar as redes. Foi o lance que premiou a superioridade do Flamengo naquele momento do jogo.
Depois de ficar em desvantagem, o Grêmio tentou responder, mas esbarrou na organização da defesa adversária e teve dificuldade para acelerar as jogadas. O time gaúcho até ensaiou algumas investidas com Francis Amuzu, Pavón e Carlos Vinícius, porém sem a mesma eficiência do adversário na construção das oportunidades.
No segundo tempo, o Flamengo voltou com postura agressiva e quase ampliou logo nos primeiros minutos, em finalizações de Lino, Plata e Bruno Henrique. Weverton, porém, evitou que o placar fosse mais elástico e manteve o Grêmio vivo na partida. O time da casa, por sua vez, tentou se lançar ao ataque, mas continuou encontrando dificuldades para superar a marcação rubro-negra.
Nos minutos finais, o Flamengo passou a administrar a vantagem com posse de bola no campo ofensivo e controlou o ritmo até o apito final. O Grêmio até tentou pressionar, mas não conseguiu transformar a reação em gol.
Com o resultado, o Flamengo soma mais três pontos e reforça sua campanha no Campeonato Brasileiro. Já o Grêmio deixa o campo sem pontuar diante de sua torcida e precisa buscar recuperação na sequência da competição.
Próximas partidas
Grêmio
- Jogo: Confiança x Grêmio
- Data e horário: 14 de maio de 2026 (quinta-feira) | 19h (de Brasília)
- Competição: Copa do Brasil – Quinta fase (jogo de volta)
- Local: Estádio Lourival Baptista, em Aracaju (SE)
Flamengo
- Jogo: Vitória x Flamengo
- Data e horário: 14 de maio de 2026 (quinta-feira) | 21h30 (de Brasília)
- Competição: Copa do Brasil – Quinta fase (jogo de volta)
- Local: Barradão, em Salvador (BA)
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Grêmio 0 x 1 Flamengo | |
| Competição | Campeonato Brasileiro – 15ª Rodada |
| Local | Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS) |
| Data | 10 de maio de 2026 (domingo) |
| Horário | 19h30 (de Brasília) |
| Cartões amarelos | Jorginho (Flamengo), Pavón (Grêmio) e Evertton Araujo (Flamengo) |
| Gols | Carrascal, aos 22’ do 2ºT (Flamengo) |
| Árbitro | Davi De Oliveira Lacerda (ES) |
| Assistentes | Bruno Raphael Pires (GO) e Pedro Amorim de Freitas (ES) |
| VAR | Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG) |
| Grêmio | Weverton; Pavon, Gustavo Martins, Viery, Balbuena e Pedro Gabriel; Noriega e Leo Pérez; Gabriel Mec, Amuzu e Carlos Vinícius. Técnico: Luís Castro |
| Flamengo | Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Evertton Araújo, Jorginho e Carrascal; Plata, Pedro e Samuel Lino. Técnico: Leonardo Jardim |
Fonte: Esportes
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br6 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4246 – 05/05/2026
-
Regional - ES1.com.br7 dias atrásEssencial Love destaca presentes afetivos e religiosos para o Dia das Mães em Vila Valério
-
Regional - ES1.com.br6 dias atrásLucilene Araújo destaca coleção especial da Cativa Joias para o Dia das Mães em Vila Valério
-
Artigos - ES1.com.br5 dias atrásPsicanálise: o que, afinal, se fala em uma análise? – Artigo escrito pela psicanalista Bárbara Felix de São Gabriel da Palha
-
Política Estadual - ES1.com.br7 dias atrásArranjos Produtivos insere produtores rurais no mercado de crédito de carbono
-
Regional - ES1.com.br5 dias atrás“Tudo o que sou carrega um pouco dela”: em Vila Valério, Sabor da Moda compartilha homenagem e inspira presentes para o Dia das Mães
-
Regional - ES1.com.br5 dias atrásJuliana e Iandra Pezzin destacam curadoria especial da Casa Olivas para celebrar o Dia das Mães em Vila Valério
-
Estado - ES1.com.br5 dias atrásQualificar ES abre inscrições para cursos de qualificação profissional on-line







