conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Artigo sobre projeto de inteligência artificial do Governo do Estado conquista prêmio nacional

Publicado em

O artigo intitulado “Inteligência Artificial aplicada a documentos em suporte de papel: o caso do sistema SEP no ES” conquistou o primeiro lugar no 10º Congresso Nacional de Arquivologia (CNA), realizado em Salvador (BA).

O trabalho foi desenvolvido por analistas de Tecnologia da Informação (TI) do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo ( Prodest), com a colaboração do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES).

Desde abril deste ano, o Prodest e os órgãos que utilizam o Sistema de Protocolo Eletrônico (SEP) adotam a inteligência artificial na classificação de processos. Com base nos dados de cada processo, a ferramenta identifica a classificação adequada, alcançando mais de 90% de acurácia. Por essa classificação, é possível determinar o tempo de retenção do documento e a destinação final.

“Certamente, é uma grande satisfação receber um prêmio de prestígio nacional. Isso reforça que estamos no caminho certo ao aplicar inteligência artificial em nossos sistemas de negócio para otimizar processos, melhorar a eficiência operacional e promover soluções inovadoras em gestão de documentos. Todos os envolvidos no projeto e na elaboração do artigo merecem os parabéns”, declarou Jussara Teixeira, analista de TI do Prodest.

leia também:  Parque Estadual Paulo César Vinha participa de Evento ‘Um Dia no Parque’ com trilha noturna

“É muito gratificante ver que o Prodest está utilizando a inteligência artificial para gerar mais eficiência e agilidade para a Administração Pública. Não tenho dúvidas de que essa tecnologia vai agregar mais valor aos nossos serviços nos próximos anos”, enfatizou o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Sefaz realiza operação de fiscalização de mercadorias em trânsito em João Neiva

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, realizou, na manhã desta quarta-feira (29), uma operação de fiscalização de mercadorias em trânsito no município de João Neiva. A ação aconteceu na Rodovia BR-259, no entroncamento com a BR-101, e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Coordenada pela Subgerência Fiscal da Região Noroeste, a operação mobilizou 12 auditores fiscais da Receita Estadual. Durante a blitz, aproximadamente 140 caminhões foram abordados. O trabalho resultou na lavratura de quatro autos de infração, totalizando R$ 36,6 mil em autuações, valor integralmente recolhido aos cofres públicos no momento da ação. As irregularidades identificadas envolveram o transporte de bebidas (cervejas e outros tipos), gêneros alimentícios e tubos coletores. Não houve apreensão de mercadorias.

O auditor fiscal José Luís Silva Marques, subgerente da Região Noroeste, destacou a importância das ações de fiscalização em trânsito para garantir justiça fiscal e competitividade no mercado. “Essas operações têm papel fundamental no combate à sonegação e na preservação de um ambiente de negócios equilibrado. Quando todos cumprem suas obrigações tributárias, o Estado arrecada de forma justa e pode investir mais em serviços que retornam à sociedade”, ressaltou.

leia também:  Jornada do Conhecimento do Bandes retornou nesta quarta-feira (31)

A Receita Estadual mantém uma agenda contínua de operações em todo o Espírito Santo, com o objetivo de assegurar o cumprimento da legislação tributária e fortalecer a transparência e a eficiência na gestão fiscal.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!