conecte-se conosco


Regional - ES1.com.br

Voluntários francisquenses já cercaram 30 nascentes do rio Itaúnas

Publicado em

No último domingo, uma turma de 25 pessoas, entre produtores rurais, funcionários do Supermercado Marken (União) e membros de comunidades de base da Igreja Católica, além do jornalista Weber Andrade, representando o site ES1 e o jornal Notícia Certa, estiveram na cabeceira do córrego Fervedouro para fazer o cercamento da 30ª nascente da bacia do rio Itaúnas, em Barra de São Francisco. 

Os trabalhos começaram com o transporte, nas costas, de mais de 30 estacas de eucalipto, cada um pesando cerca de dez quilos, até o local do cercamento da 31ª nascente, que acontecerá no próximo de semana. Foram cerca de 300 metros morro acima até as proximidades da nascente, cada voluntário levando duas estacas. 


camera_enhance No córrego Fervedouro ação reuniu quase 30 voluntários (Crédito: divulgação)


“O importante neste trabalho é a aproximação com os produtores rurais, com os moradores, a troca de ideias, a conquista de novas amizades, para além do trabalho de preservação das nascentes, que vai refletir na vida dos nossos filhos e netos”, descreve um dos líderes do Comitê de Defesa da Bacia do Rio Itaúnas, Jose Carlos Alvarenga, o Carlinhos.

leia também:  Eleições 2020: Jailson Quiuqui tem registro de candidatura a prefeito de Águia Branca deferido

De acordo com Carlinhos, o projeto de recuperação das nascentes do rio Itaúnas nasceu da vontade dos moradores da região banhada pelo rio, a montante da sede do município. “Não foi por nós, mas por nossos filhos, por nossos netos, que precisamos iniciar esse trabalho”, disse Alvarenga.

Pensando nessa preservação foi criado o Comitê de Defesa da Bacia do Rio Itaúnas, com o apoio da igreja Católica e das associações comunitárias, além da Ong Sentinela Capixaba, de uma empresa da área ambiental, que doou o projeto e também da Torgran Granitos, que doou o material, como arame e estacas para o cercamento.

A prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, também apoia o projeto, com doação de mudas e apoio logístico.

Atualmente, de acordo com Carlinhos, já foram cercadas 30 das quase cem nascentes que estão catalogadas e georreferenciadas. Uma turma de voluntários que envolve pelos menos dez pessoas fixas, tem feito o trabalho todos os fins de semana, cercando as nascentes e fazendo o plantio das mudas. 

leia também:  São Gabriel da Palha: EMEIEF Ladir da Penha será reinaugurada após reforma e ampliação, garantindo melhorias para os alunos

Editora Hoje

Regional - ES1.com.br

Prefeitura de São Gabriel da Palha celebra Dia do Servidor com café da tarde especial

Evento reuniu servidores em um momento de confraternização e reconhecimento pelo trabalho prestado à comunidade

Para comemorar o Dia do Servidor Público, a Prefeitura de São Gabriel da Palha promoveu, na terça-feira, 28, um café especial em homenagem aos profissionais que atuam nas diversas áreas da administração municipal. O encontro reuniu servidores de diferentes secretarias em um momento de confraternização.

Durante o evento, o reverendo Ademir Amorim, pastor da Igreja Presbiteriana Filadélfia, conduziu um momento de reflexão, trazendo uma palavra de incentivo ao trabalho realizado por cada servidor. Na sequência, o prefeito Tiago Rocha reforçou a importância do comprometimento no serviço público e agradeceu o empenho diário de cada profissional. “O serviço público é uma missão de amor e compromisso. É a ponte que liga as necessidades da nossa gente às soluções que buscamos construir. Mais do que comemorar uma data, hoje celebramos aqueles que fazem parte do coração da nossa gestão”, afirmou.

O encontro contou com a presença de secretários municipais, gestores, equipes técnicas e servidores de diversos setores.

Fonte: PMSGP

leia também:  Águia Branca recebe dois caminhões da Secretaria de Estado da Agricultura
Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!