Tecnologia - ES1.com.br
Tecnologia auxilia aulas de física em escola de Laranja da Terra
Cada vez mais se faz necessário a adoção de práticas diferenciadas para auxiliar o ensino e aprendizagem. Pensando nisso, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Joaquim Caetano de Paiva, em Laranja da Terra, vem incentivando e apoiando práticas inovadoras por meio da utilização das tecnologias em sala de aula.
Uma experiência exitosa, ocorreu nas aulas de Física do Ensino Médio, no desenvolvimento das bases conceituais da Gravitação Universal, incluindo as Leis de Kepler. O professor Marcelo Schulz trabalhou os conceitos tendo por base o protagonismo estudantil, utilizando vídeos, experimentação por meio de um planetário portátil que está disponível na escola. “O equipamento permite a simulação do sistema solar heliocêntrico por meio de uma lâmpada e um mecanismo de polias que simula os principais fenômenos como: rotação, translação, fases da lua e o eclipse solar e lunar”, explicou Schulz.
O outro momento da aula contou com uma proposta ainda mais ativa, em que os estudantes puderam mostrar o que aprenderam através de um jogo em equipe disponível no aplicativo Socrative. Foi elaborado um quis com base nesse aplicativo, referente à aula com 17 questões de múltipla escolha e lançados para a turma em forma do jogo do foguete. Além disso, foram confeccionadas plaquinhas feitas com suporte de madeira e distribuídas uma para cada equipe de acordo com a cor sorteada e lançada pelo aplicativo.
As equipes foram respondendo as questões no celular e o resultado pôde ser acompanhado em tempo real na tela do projetor. O questionário foi lançado na forma de “feedback instantâneo” que mostrou imediatamente ao aluno se a questão foi respondida de forma correta ou incorretamente, além de dar explicações anexas às questões.
“Essa experiência além de enriquecer o currículo, motiva os alunos para o aprendizado da disciplina e melhora todo o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que foi possível realizar um diagnóstico imediato dos pontos que precisavam ser revisados. Assim, por meio do aplicativo Socrative, percebi que daria para aumentar a interação entre professor e aluno, oferecer uma metodologia diferenciada, ativa, divertida e ainda obter uma forma que facilita e otimiza o tempo na análise dos dados. O melhor de tudo isso, foi ver o envolvimento dos estudantes”, disse o professor.
Para a Diretora Míriam Klitzke Seibel “utilizar a tecnologia em prol da aprendizagem é um modo de atrair a atenção do aluno, promover o aprendizado coletivo e assegurar a formação integral dos educandos. E é nessa vertente que a Escola Joaquim Caetano de Paiva vem atuando”, disse a diretora.
Assessoria / Sedu
Tecnologia - ES1.com.br
A Era Digital: avanços, transformações e desafios
Vivemos a chamada Era Digital, um período marcado pela intensa presença da tecnologia em praticamente todos os aspectos da vida cotidiana. Dos smartphones às redes sociais, dos sistemas bancários online às compras virtuais, a transformação digital alterou profundamente a forma como nos relacionamos, trabalhamos, estudamos e consumimos informação.
A importância da Era Digital
A digitalização trouxe inúmeras facilidades e oportunidades de crescimento. O acesso à informação nunca foi tão amplo e rápido, permitindo que o conhecimento esteja disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. No campo da educação, por exemplo, plataformas online democratizam o ensino e aproximam estudantes de universidades e cursos renomados em todo o mundo.
Na economia, a tecnologia favoreceu a criação de novos modelos de negócio, ampliou o comércio eletrônico e abriu portas para profissões e carreiras antes inexistentes. Além disso, a digitalização facilita o contato entre pessoas e reduz distâncias geográficas, encurtando caminhos tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.
Os malefícios e riscos
No entanto, a Era Digital também apresenta desafios e malefícios que não podem ser ignorados. A exposição excessiva às telas pode trazer impactos à saúde, como problemas de visão, sedentarismo, distúrbios do sono e ansiedade. Outro ponto preocupante é a dependência tecnológica: a sensação de estar “desconectado” pode gerar angústia, e muitas pessoas já demonstram dificuldade em realizar atividades sem o auxílio constante de aparelhos eletrônicos.
As redes sociais, embora aproximem, também alimentam a propagação de informações falsas, discursos de ódio e comparações que afetam a autoestima. Além disso, questões relacionadas à segurança digital e à privacidade são cada vez mais urgentes, já que dados pessoais circulam em grande escala e muitas vezes acabam expostos a riscos de fraudes e crimes virtuais.
O equilíbrio como caminho
A Era Digital é irreversível e seguirá moldando o presente e o futuro. O grande desafio está em encontrar o equilíbrio entre o uso saudável da tecnologia e os limites necessários para preservar a saúde física, emocional e social.
Mais do que nunca, é preciso desenvolver consciência crítica e responsabilidade digital, para que possamos usufruir dos benefícios da conectividade sem nos tornarmos reféns dela. Afinal, a tecnologia deve servir ao ser humano — e não o contrário.
Fonte: Wanderson Rubim da Silva
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br6 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4081 – 24/10/2025
-
Entretenimento - ES1.com.br2 dias atrásNova pesquisa: participe e indique o “Destaque dos Destaques” do Prêmio Destaque Hoje Notícias 2025
-
Estado - ES1.com.br6 dias atrásServidores do Executivo Estadual receberão o pagamento de outubro no dia 30
-
Policial - ES1.com.br5 dias atrásSuspeito de matar e ocultar corpo de funcionário em Vila Valério é preso em Minas Gerais
-
Regional - ES1.com.br2 dias atrásVila Valério dá o primeiro passo rumo ao fortalecimento do turismo local juntamente com o Sebrae
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br2 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4084 – 28/10/2025
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br1 dia atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4085 – 29/10/2025
-
Regional - ES1.com.br3 dias atrásNutricionista Beatriz Ferrari, de São Gabriel da Palha, defende equilíbrio e consciência nas escolhas alimentares







