conecte-se conosco


Política Estadual - ES1.com.br

Sessão especial celebra 55 anos de Jardim Camburi

Publicado em

A Assembleia Legislativa (Ales) celebrou nesta quinta-feira (26) o aniversário de 55 anos de Jardim Camburi, em Vitória. O evento, proposto pelo deputado e residente do bairro há 36 anos, Gandini (Cidadania), foi realizado no Plenário Dirceu Cardoso. Moradores, comerciantes, empresários e lideranças do bairro foram homenageados com certificados entregues pelo parlamentar.

Segundo Gandini, o bairro mais populoso do estado é um exemplo a ser seguido. “Muitos outros querem ser como a gente. O protagonismo que Jardim Camburi conseguiu. Comércio pujante, igrejas, escolas e cursos. Isso é o que sonha a maioria dos bairros”, declarou o parlamentar.

Gandini relembrou ainda os avanços obtidos, como a instalação da 12ª Cia. Independente de Polícia Militar e a construção da delegacia do bairro, que antes funcionava em local pouco estruturado.

O deputado citou planos para o futuro. “Conseguimos um terreno ao lado da 12ª Cia. para construir o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) do bairro, que hoje funciona em local não tão adequado. Conseguimos também R$ 7 milhões do governo do Estado para construção de uma escola da prefeitura que oferecerá quase 300 vagas na educação infantil”, celebrou.

leia também:  Eleitores têm até esta quinta-feira para justificar ausência no 1º turno

Fotos da sessão especial

Presidente da Associação de Moradores de Jardim Camburi, Aloísio Muruce, destacou a importância do planejamento estratégico feito pela entidade para o crescimento organizado que o bairro vem experimentando: “A obra do CCTI, a nova creche e ampliação da unidade de saúde estão no planejamento, bem como a retirada das aulas de autoescolas no bairro a partir de 1º de setembro”.

O objetivo da sessão especial, segundo Gandini, foi devolver um pouco do orgulho que ele sente do bairro para os moradores e convidados que ajudaram a construir a história de Jardim Camburi.

Compuseram a mesa de autoridades o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho; o major Isaac Rubim Garcia, que representou as forças de segurança pública do bairro; o coordenador de Esporte e Lazer da Associação Comunitária de Jardim Camburi, Bruno Malias; a secretária de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa; o seminarista da paróquia Sagrada Família, Juliano do Nascimento Machado; e Bruno de Souza Dias, da Igreja Presbiteriana Renovada de Jardim Camburi.

Política Estadual - ES1.com.br

Proposta prevê gratuidade a PcD em evento cultural

Pessoas com deficiência (PcDs) poderão entrar gratuitamente em estádios, ginásios esportivos, teatros, eventos musicais e parques aquáticos. É o que acontecerá caso o Projeto de Lei (PL) 110/2024 for aprovado na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e virar lei.

De autoria do deputado Coronel Weliton (PRD), a proposta assegura entrada gratuita à PcD e ao respectivo acompanhante, tanto em eventos públicos quanto particulares. Para ter direito ao benefício, será preciso apresentar laudo médico que ateste a deficiência.

Em sua justificativa, o parlamentar afirma que é dever dos Estados promover a proteção e integração social das pessoas com deficiência. “Assim, entendemos que conceder gratuidade na entrada dos eventos elencados neste projeto de lei é uma forma de inserir cada vez mais as pessoas com deficiência no convívio social, principalmente para aqueles que são carentes. (…) sendo um movimento fundamental na construção de uma sociedade diversa e igualitária”, conclui. 

Segundo o texto da matéria, para efeito da legislação, são consideradas pessoas com deficiência as que se enquadram no estabelecido no Art. 2º do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015).

leia também:  Eleitores têm até esta quinta-feira para justificar ausência no 1º turno

Tramitação

Após ser lida em sessão ordinária, a matéria foi encaminhada para as comissões de Justiça, de Saúde, de Direitos Humanos, de Turismo e Desporto, de Cultura e de Finanças.

Acompanhe a tramitação do PL 110/2024

Fonte: POLÍTICA ES

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!