Estado - ES1.com.br
Sedu abre seleção para docentes formadores e conteudistas na Formação em Gestão Educacional por Mentoria 2025
A Secretaria da Educação (Sedu) abriu, nessa terça-feira (28), o processo seletivo para a contratação de docentes/conteudistas para a Formação em Gestão Educacional por Mentoria no ano de 2025. A seleção será composta por três etapas: inscrição, avaliação de requisitos e títulos, e entrevista. As inscrições podem ser realizadas por meio do endereço https://forms.gle/qBogvpNjvvYs97dN6 e seguem abertas até as 17h do dia 09 de fevereiro de 2025.
A proposta é selecionar profissionais qualificados para colaborar na elaboração de materiais didático-pedagógicos, bem como na mediação dos encontros síncronos promovidos pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope), em parceria com a Gerência do Regime de Colaboração com os Municípios (Gerco), que têm como público-alvo os superintendentes Regionais de Educação, assessores do Regime de Colaboração, secretários municipais de Educação e coordenadores municipais Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).
O objetivo da formação é estimular a troca de experiências entre os participantes, com a mentoria como principal abordagem. Essa atividade visa a aprofundar conhecimentos em áreas, como Planejamento Estratégico, Monitoramento e Avaliação, além de fortalecer a parceria entre a Sedu e a gestão escolar.
O processo busca aprimorar as práticas de gestão, promovendo uma visão mais integrada das políticas educacionais e facilitando a colaboração entre as redes Pública Estadual de Ensino e as municipais. O intuito final é formar lideranças mais resilientes e preparadas para atuar de forma mais qualificada e eficiente na gestão educacional.
Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:
1. ter graduação e/ou pós-graduação em áreas relacionadas à educação, gestão educacional, administração educacional;
2. ter experiência mínima de 01 (um) ano de atuação na área educacional, preferencialmente com foco em gestão pública;
3. ter experiência mínima de 01 (um) ano na função exercida pela categoria pleiteada, ou de equivalência;
4. ter domínio dos principais processos de gestão educacional, como planejamento estratégico, gestão financeira, administrativa e pedagógica;
5. apresentar conhecimento das políticas educacionais e das diretrizes nacionais e estaduais para a educação básica;
6. ter ao menos uma experiência prévia como docente em programas de mentoria ou de outros tipos de formação.
Os interessados devem ter disponibilidade para atuar na formação durante os meses de maio a agosto de 2025. O candidato deve ler atentamente o edital e aceitar as condições, garantindo a veracidade das informações fornecidas.
CLIQUE AQUI E CONFIRA O EDITAL.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez
(27) 3636-7706 / 3636-7707
Fonte: GOVERNO ES
Estado - ES1.com.br
Sefaz realiza operação de fiscalização de mercadorias em trânsito em João Neiva
A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, realizou, na manhã desta quarta-feira (29), uma operação de fiscalização de mercadorias em trânsito no município de João Neiva. A ação aconteceu na Rodovia BR-259, no entroncamento com a BR-101, e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Coordenada pela Subgerência Fiscal da Região Noroeste, a operação mobilizou 12 auditores fiscais da Receita Estadual. Durante a blitz, aproximadamente 140 caminhões foram abordados. O trabalho resultou na lavratura de quatro autos de infração, totalizando R$ 36,6 mil em autuações, valor integralmente recolhido aos cofres públicos no momento da ação. As irregularidades identificadas envolveram o transporte de bebidas (cervejas e outros tipos), gêneros alimentícios e tubos coletores. Não houve apreensão de mercadorias.
O auditor fiscal José Luís Silva Marques, subgerente da Região Noroeste, destacou a importância das ações de fiscalização em trânsito para garantir justiça fiscal e competitividade no mercado. “Essas operações têm papel fundamental no combate à sonegação e na preservação de um ambiente de negócios equilibrado. Quando todos cumprem suas obrigações tributárias, o Estado arrecada de forma justa e pode investir mais em serviços que retornam à sociedade”, ressaltou.
A Receita Estadual mantém uma agenda contínua de operações em todo o Espírito Santo, com o objetivo de assegurar o cumprimento da legislação tributária e fortalecer a transparência e a eficiência na gestão fiscal.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
[email protected]
Fonte: GOVERNO ES
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br6 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4081 – 24/10/2025
-
Entretenimento - ES1.com.br2 dias atrásNova pesquisa: participe e indique o “Destaque dos Destaques” do Prêmio Destaque Hoje Notícias 2025
-
Estado - ES1.com.br7 dias atrásServidores do Executivo Estadual receberão o pagamento de outubro no dia 30
-
Policial - ES1.com.br6 dias atrásSuspeito de matar e ocultar corpo de funcionário em Vila Valério é preso em Minas Gerais
-
Regional - ES1.com.br3 dias atrásVila Valério dá o primeiro passo rumo ao fortalecimento do turismo local juntamente com o Sebrae
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br2 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4084 – 28/10/2025
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br1 dia atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4085 – 29/10/2025
-
Regional - ES1.com.br3 dias atrásNutricionista Beatriz Ferrari, de São Gabriel da Palha, defende equilíbrio e consciência nas escolhas alimentares







