Turismo - ES1.com.br
Secretária de Estado de Turismo Lenise Loureiro participa de encontro em São Gabriel da Palha
O objetivo do encontro foi oportunizar o desenvolvimento das regiões turísticas fortalecendo o turismo local

Na tarde desta quarta-feira (20), a Secretaria de Turismo (Setur) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou um encontro com o tema “Oportunidades e Desafios para Gestão Regional do Turismo” em São Gabriel da Palha.
O objetivo é oportunizar o desenvolvimento das regiões turísticas fortalecendo o turismo local. Municípios que integram a Região Turística Pedras, Pão e Mel. Boa esperança, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério.
Na oportunidade, entre os presentes no evento estavam a Secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro; Tiago Rocha, prefeito de São Gabriel da Palha; Reuque Milke, Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e inscritos.

Lenise Loureiro, Secretária de Estado de Turismo. Foto: Editora Hoje
Lenise Loureiro falou sobre a importância em trabalhar de forma que os municípios se aproximem trazendo cada vez mais possibilidades. “As regiões turísticas têm que ser trabalhadas de forma que os municípios se aproximem trazendo cada vez mais possibilidades. Formar cada vez mais oportunidades para aproximação desses empreendedores para que eles se encontrem com o poder público e possam formular essas políticas de aproximação e de fato a promoção do turismo”.
Lenise aproveitou para falar sobre a importância da participação da população na pauta. “Ter a população convicta que o turismo é uma possibilidade real de renda para as pessoas, além da tradicional cultura do município do café, tudo isso já existe, mas pode vir muito mais pelas mãos do turismo dos empreendedores, criando oportunidades para as pessoas. Eu penso que quando a população deseja o turismo e dá as mãos e planeja, faz um diagnóstico de onde ela quer chegar e realmente vai ao encontro dessas metas, faz toda diferença”, afirmou.
“Não existe como nós divulgarmos, por exemplo, um destino turístico sem haver esse desejo da população de que essa cidade, essa região se torne de fato destino turístico Estadual e um dia até sendo destaque de referência de destino nacional. Esse espaço só são dados quando a população abraça essa vontade de fazer o turismo acontecer, então não tenha dúvida que o Conselho Municipal de Turismo, por exemplo, é um elemento fundamental fortíssimo de aproximação desses atores e deliberação sobre os caminhos que nós precisamos fazer o turismo na cidade de São Gabriel e em outras cidades da região turística como um tudo,” enfatizou a Secretária de Estado de Turismo.

Reuque Milke, Secretário de Indústria e Comércio. Foto: Editora Hoje
“A vinda da Secretária de Turismo, Lenise Loureiro, com a Secretaria de Turismo para gente da região é essencial para mostrar nossa vocação, para mostrar nossas áreas, nossas belezas da cidade e atrair o investimento do Governo do Estado”, comentou Reuque Milke, Secretário de Indústria e Comércio.

Secretário de Cultura, Luiz Vial. Foto: Editora Hoje
Para o Secretário de Cultura, Luiz Vial, o encontro tem um importante objetivo, o crescimento. “O evento que contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo é muito importante, é uma chance da gente empreender aqui no nosso município, também acompanhando o que tem sido feito na região para crescermos. Hoje o encontro é para somar ideias, ver novas metodologias para aplicar no município para desenvolver nosso turismo”, comentou.

Prefeito de São Gabriel da Palha, Tiago Rocha. Foto: Editora Hoje
“Primeiramente agradecer e quero falar sobre a importância da Secretaria de Indústria e Comércio, incentivando a todo tipode infraestrutura, qualificar e melhorar a qualidade de vida do cidadão gabrielense. Venho como representante da prefeitura, mas o momento é de vocês, se vocês não tivessem presentes, nada disso seria capaz. Mostrando que quem é técnico em cada área para dar resposta para vocês”, afirmou o prefeito Tiago Rocha.
Fonte: Editora Hoje

Turismo - ES1.com.br
Megaestruturas de 14 toneladas serão instaladas na construção da maior tirolesa do Brasil, localizada em Pancas

Com mais de 20 anos de experiência, a Guia Vertical, de Umuarama – PR, é a empresa responsável pela assessoria técnica do projeto da maior tirolesa do Brasil, localizada em Pancas, região reconhecida internacionalmente pelos pilotos de voo livre. O projeto, que faz parte de uma iniciativa para potencializar o turismo de aventura na região, promete impulsionar a economia local e oferecer uma experiência única para os amantes de atividades radicais. A obra está sendo executada pela empresa Benites, de Curitiba.
Conversamos com Maycon André Grilo, Coordenador de Projetos da Guia Vertical, que falou sobre a construção dessa importante obra para o munício e para região. Segundo o profissional, o projeto da tirolesa de Pancas encontra-se na fase de adequação dos acessos e instalação de estruturas leves, com a expectativa de entrar em breve na fase de fundações. Serão instaladas megaestruturas com um total de 14 toneladas, seguidas pela colocação dos cabos, decks de lançamento e treinamento dos futuros monitores.
“A obra está prevista para ser entregue em 90 dias, levando em consideração as condições climáticas e outros fatores, como a logística de trabalho para a passagem dos cabos sobre as redes elétricas. Por se tratar de um acesso de difícil acesso, enfrentamos desafios que podem influenciar o prazo de conclusão”, afirmou Maycon.
A estrutura que será entregue em Pancas é composta por duas tirolesas: a primeira com cerca de 2.100 metros de extensão e a segunda com aproximadamente 850 metros. Juntas, formam o maior circuito de tirolesas da América Latina, superando o recorde da K2000, localizada em Santa Catarina, que possui 2.000 metros de extensão. Com um ponto mais alto atingindo aproximadamente 400 metros de altitude, os usuários poderão desfrutar de uma vista deslumbrante e adrenalina pura, atingindo velocidades de até 120 km/h.
Maycon fala sobre os desafios que estão sendo superados. “A construção de uma estrutura de grande porte como essa apresenta diversos desafios, como o uso de concreto, a locação de estruturas super pesadas, o acesso ao local, as condições climáticas, o maquinário necessário, a altura da estrutura, a presença de vegetação densa, entre outros. Estamos superando esses desafios à medida que avançamos na obra, mas a passagem e lançamento dos cabos representam um dos maiores desafios, devido ao peso das bobinas e às dificuldades do terreno”.

Serão instaladas megaestruturas com um total de 14 toneladas. Foto: divulgação/guia Vertical

Foto: divulgação/Guia Vertical
Cada detalhe do projeto foi cuidadosamente pensado, desde os cabos de sinalização até as normas de construção e operação, visando garantir a segurança e acessibilidade dos usuários. Além disso, a Guia Vertical está comprometida com a preservação do meio ambiente, buscando proporcionar experiências turísticas sustentáveis.
Com a escolha do Sistema de Freio por Absorção (Absorption Brake System), conhecido como Freio ABS para Tirolesa, a Guia Vertical reforça o compromisso com a segurança dos usuários. Considerado um dos sistemas de freio mais seguros do mercado, o Absorption Brake System garante um controle eficiente e preciso da velocidade, proporcionando uma experiência ainda mais segura e emocionante para os praticantes de turismo de aventura.
A expectativa é que a inauguração da maior tirolesa do Brasil em Pancas atraia não apenas visitantes nacionais, mas também turistas estrangeiros, fortalecendo a economia local e elevando o nível do turismo na região e no estado. Com uma paisagem única, cenários impressionantes e um potencial incrível para atividades de aventura, Pancas está se tornando um destino imperdível para os amantes da adrenalina e da natureza.

Foto: divulgação/Guia Vertical
Percurso da Tirolesa

Percurso 1 – Saindo da Pedra da Tirolesa em direção ao 1º ponto de chegada. Percurso 2 – Saindo do 1º ponto de chegada em direção ao Parque de Exposições da Cidade.
Projetos já realizados pela Guia Vertical
Dentre os projetos já implantados pela Guia Vertical em todo o Brasil, destacam-se a tirolesa da Pedra do Índio, em Ribeirão Claro – PR, com 1 km de extensão e considerada a tirolesa mais rápida do país, e a Tirolesa Vale do Chico, em Formosa do Sul – SC, atualmente o maior circuito de tirolesa do Brasil, com 2.100 metros de percurso. Outro destaque é a tirolesa da Nascente Azul, em Bonito – MS, que com seus 450 metros, é considerada uma das melhores infraestruturas do destino. Além desses projetos, a empresa também atua em parques aquáticos, hotéis fazenda e eventos.
Especializada em consultoria e assessoria técnica para projetos de turismo, a Guia Vertical destaca-se por sua expertise em implantação de atividades para turismo de aventura, sempre priorizando a segurança e o respeito ao meio ambiente. Com uma equipe altamente qualificada e projetos diferenciados, a empresa tem conquistado reconhecimento no setor.
Fonte: Editora Hoje
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br4 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4061 – 01/10/2025
-
Política Estadual - ES1.com.br5 dias atrás
Infraestrutura cobra manutenção na ciclovia da Terceira Ponte
-
Regional - ES1.com.br5 dias atrás
Prefeitura de Vila Valério realiza a 26ª Festa da Melhor Idade com grande público e presença do Governador Renato Casagrande
-
Policial - ES1.com.br5 dias atrás
Polícia Civil prende suspeito de estuprar enteada em Vila Valério
-
Estado - ES1.com.br3 dias atrás
Governo realiza leilão on-line de bens móveis em outubro
-
Esportes - ES1.com.br1 dia atrás
CT VIVA de São Gabriel da Palha busca título em Barra de São Francisco
-
Regional - ES1.com.br2 dias atrás
Sicredi Essência inaugura relógio em Vila Valério
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br2 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4063 – 03/10/2025