conecte-se conosco


Saúde - ES1.com.br

Protocolo Ambulatorial sobre o COVID-19 é divulgado pela prefeitura de Pancas

Publicado em

Pancas vista de cima. Foto: Reprodução/Facebook

A Prefeitura de Pancas divulgou através das redes, na manhã desta segunda-feira (06), o seu Protocolo Ambulatorial sobre o COVID-19, em especial sobre o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no âmbito do Sistema Único de Saúde pelos profissionais médicos.

Segundo informações, o tratamento será feito à base de diversos remédios já disponíveis na farmácia básica do município, com exceção da cloroquina. O município de Pancas aguarda a aprovação da Secretaria de Estado de Saúde (SESA) para fazer a retirada deste medicamento.

A partir de então, o medicamento ficará à disposição dos médicos que, por ventura, queiram prescrever aos pacientes. É importante ressaltar que os pacientes que queiram fazer o uso do medicamento deverão assinar um termo de responsabilidade.

O comitê sanitário / equipe técnica é formado pela Médica Dra. Maria Emilia Simão da Fonseca, a Farmacêutica Estela Furtado Feitosa e pelas Enfermeiras Kamila Vasconcelos Schreider Barbosa e Daiana Marques Araujo Techio.

A Sesa só fornecerá a cloroquina. Os demais medicamentos já fazem parte da Farmácia Básica da Prefeitura de Pancas.

leia também:  São Gabriel tem 225 casos ativos e 441 pessoas já estão curadas da COVID-19 - 14/07

Confira o documento na íntegra clicando aqui.

Fonte: Amo Pancas/ Editora Hoje

Saúde - ES1.com.br

Saúde e Anvisa atualizam regras para doação de sangue durante pandemia


O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizaram as regras para doação de sangue em função da pandemia de covid-19. De acordo com nota técnica divulgada ontem (25), quem foi infectado pelo vírus fica inapto para doação por dez dias após se recuperar da doença. Anteriormente, o prazo era de 30 dias. 

O período de inaptidão de dez dias vale para quem apresentou sintomas de covid, incluindo casos leves e moderados. No caso de assintomáticos, o mesmo prazo deve ser observado, mas em relação a data de coleta do exame. 

A nota também trata de pessoas que tiveram contato com indivíduos que testaram positivo. Nesse caso, a inaptidão é de sete dias após o último contato. 

O ministério e a Anvisa orientam os hemocentros a seguirem medidas de proteção para evitar contaminação durante a pandemia. É recomendada a higienização de superfícies e dos instrumentos, uso de antissépticos, além da manutenção do distanciamento entre os doadores. 

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Fonte: EBC Saúde

leia também:  São Gabriel tem 2 novos casos de COVID-19 considerados recuperados - 23/05
Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma