conecte-se conosco


Política Estadual - ES1.com.br

Proposta muda regras para criação de comissões especiais na Ales

Publicado em

Marcelo Santos é autor do projeto de resolução que deverá tramitar em regime de urgência / Foto: Paula Ferreira

Projeto de resolução (PR) de autoria do presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (União), altera o Regimento Interno (Resolução 2.700/2009) e passa a permitir que as comissões especiais da Casa sejam criadas mediante ato do presidente da Ales, a quem também fica permitida a indicação de todos os seus membros e respectivas funções. A mudança consta no PR 22/2025, protocolado na Casa nesta segunda-feira (6) e com pedido da Mesa Diretora para tramitação em regime de urgência.

As comissões especiais são criadas para a análise e apreciação de matérias relevantes, conforme estabelece o inciso III do artigo 57 do Regimento Interno. Pela norma atual elas podem ser criadas por iniciativa da Mesa, do presidente da Ales ou de um terço dos deputados – no caso dez -, com a aprovação do Plenário.

Secretário-executivo

Outra mudança prevê também a nomeação, pelo presidente, de secretário-executivo com comprovada experiência em relação aos temas a serem tratados na comissão para a qual for designado. A função, que não será remunerada, poderá ser exercida ou não por integrante do quadro de servidores.

leia também:  Prazo para justificar ausência no 2° turno termina nesta quinta-feira, 27

Segundo a proposta, o objetivo é ampliar o debate e contribuir nos trabalhos das comissões. “A medida leva em consideração que as comissões especiais apreciam matérias de relevante interesse público, que exigem conhecimento técnico específico. Nesses casos, a possibilidade de designar um Secretário Executivo permitirá buscar apoio em outros poderes e órgãos, bem como na iniciativa privada, quando necessário, de modo a agregar conhecimentos, ampliar os debates e qualificar ainda mais as discussões na Ales”, argumenta o presidente da Ales.

Confira o teor e andamento do PR 22/2025

Fonte: POLÍTICA ES

Política Estadual - ES1.com.br

Marcelo Santos cobra ação preventiva nas divisas após operação no Rio

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Marcelo Santos (União), encaminhou nesta quarta-feira (29) um ofício ao governador Renato Casagrande (PSB) pedindo atenção redobrada à segurança pública, sobretudo nos municípios do sul do Estado, que fazem divisa com o Rio de Janeiro.

O pedido surge após a megaoperação policial realizada no território fluminense, que reacendeu o alerta sobre movimentações de grupos criminosos e possíveis reflexos em estados vizinhos.

No documento, Marcelo Santos chama atenção para a necessidade de uma atuação coordenada das forças de segurança e de uma vigilância permanente nas áreas, a fim de evitar que o Espírito Santo sofra qualquer impacto da instabilidade provocada pelas ações no Rio.

“Não se trata de criar alarde, mas de agir com responsabilidade. Precisamos manter a atenção redobrada e estar preparados para garantir a tranquilidade dos capixabas”, afirmou o presidente da Assembleia.

Marcelo também reforçou o compromisso do Legislativo em colaborar com o Governo do Estado na formulação e acompanhamento de medidas de segurança. “A Assembleia está à disposição para contribuir em tudo o que for necessário para proteger nossa população”, destacou.

leia também:  Ales celebra 175 anos da Insurreição de Queimado

Nos últimos anos, o Espírito Santo tem mantido uma trajetória de queda nos índices de criminalidade, resultado de políticas integradas e do trabalho conjunto das forças policiais. A iniciativa de Marcelo Santos quer assegurar que esses avanços sejam preservados, mesmo diante de um cenário nacional de tensão.

Fonte: POLÍTICA ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!