conecte-se conosco


Política Estadual - ES1.com.br

Projeto estabelece premiação em dinheiro em competições no ES

Publicado em

Delegado Danilo Bahiense afirma que é necessário incentivar financeiramente os competidores / Foto: Lucas S. Costa

Os atletas que participarem de competições no Espírito Santo poderão passar a receber premiação em dinheiro, caso seja aprovada e se converta em lei proposta de autoria do deputado Delegado Danilo Bahiense (PL). O Projeto de Lei (PL) 616/2025 tem como objetivo reconhecer o esforço dos competidores e garantir maior valorização do esporte no Estado.

De acordo com o texto, os organizadores dos eventos deverão pagar valores em espécie aos atletas que conquistarem até a quinta colocação. O primeiro lugar terá direito a, no mínimo, 1.000 VRTEs — o equivalente a cerca de R$ 4.717,50 em 2025 — enquanto os demais classificados receberão quantias proporcionais, não podendo ser inferiores a 500 VRTEs, o equivalente a R$ 2.358,75.

Na justificativa, Bahiense lembrou que o Espírito Santo tem tradição esportiva e atrai atletas de diferentes regiões, mas ainda carece de medidas que incentivem financeiramente os competidores. O parlamentar citou o exemplo de provas de rua, como a Corrida 10 Milhas Garoto, e destacou que muitos atletas precisam custear, por conta própria, deslocamento e hospedagem, recebendo apenas medalhas ou troféus.

leia também:  Assembleia abre Feira Cultural Mulheres Criativas na segunda (10)

“Junta-se mais e mais troféus para embelezar sua sala, mas não há respectivo valor para sequer cobrir os custos do deslocamento, sendo certo que muitos destes atletas vivem exclusivamente do esporte”, argumentou o deputado.

O PL seguirá para análise nas comissões permanentes de Justiça, de Desporto e de Finanças da Assembleia Legislativa (Ales). Caso seja aprovado, entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial.

Acompanhe o andamento do PL 616/2025

Fonte: POLÍTICA ES

Política Estadual - ES1.com.br

Provas do concurso da Ales serão aplicadas em três cidades do ES

Os candidatos do concurso público da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) não precisarão se deslocar apenas para a capital para realizar os exames. As provas serão aplicadas também em Linhares, no norte do Estado, e em Cachoeiro de Itapemirim, no sul, além de Vitória.

A descentralização pode facilitar o acesso e reduzir os custos de deslocamento dos candidatos esperados. Essa medida amplia as chances de participação de quem mora fora da Região Metropolitana, especialmente em municípios distantes da Grande Vitória.

As provas do concurso da Ales serão realizadas em duas datas distintas: no dia 14 de dezembro, para os candidatos aos cargos de nível superior, sendo 5 vagas para Analista Legislativo e 15 vagas para Consultor Legislativo; e no dia 21 de dezembro, para os inscritos no cargo de Agente de Polícia Legislativa, que conta com 15 vagas.

Confira mais detalhes sobre os cargos e as remunerações do concurso da Ales

Horários

No dia 14, pela manhã, acontecem as provas objetivas para Analista e Consultor Legislativo, das 9h15 às 12h45. À tarde, será aplicada a prova discursiva para o cargo de Consultor, das 15h15 às 17h15.

leia também:  São Gabriel: Relatório final da CPI sugere a cassação dos mandatos dos vereadores investigados

Já no dia 21, a prova objetiva para o cargo de Agente de Polícia Legislativa será realizada à tarde, a partir das 14h15, com duração de três horas.

Outras etapas

Além da prova objetiva, o concurso prevê etapas como prova discursiva (para Consultor), avaliação de títulos (para cargos de nível superior), teste físico, avaliação psicológica e curso de formação (no caso do cargo de Agente de Polícia Legislativa).

Veja os detalhes sobre as etapas do concurso

Fonte: POLÍTICA ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀