conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Projeto de trilha virtual no Parque Estadual do Forno Grande amplia acessibilidade no turismo capixaba

Publicado em

Imagine explorar o Parque Estadual do Forno Grande (PEFG), em Castelo, com direito a uma escalada ao pico que dá nome à Unidade de Conservação, vendo o sol se pôr? Ou ainda, circular pela trilha com todos os detalhes da fauna, flora e paisagens do local? Isso tudo, sem sair do lugar. Em breve essa experiência será possível, beneficiando especialmente quem tem mobilidade reduzida, pessoas com deficiência (PCDs), idosos ou alguma dificuldade de locomoção.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) recebeu a doação do projeto “Além das Barreiras: A Beleza do Forno Grande em Realidade Virtual”, que leva os espectadores a explorarem virtualmente o parque. A iniciativa permite que pessoas com mobilidade reduzida possam vivenciar a experiência com óculos de realidade aumentada, sem precisar enfrentar os desafios físicos da trilha.

O documentário imersivo das trilhas que levam até o segundo ponto mais alto do Estado, a 2.039 metros de altitude, foi produzido por Franciely Lima e Raphael Lima utilizando imagens em 360 graus e captação sonora de alta definição. O material foi idealizado por meio do Edital da Lei Paulo Gustavo, com o objetivo de integrar ações de educação ambiental e turismo sustentável no Estado. Com a doação ao Iema, a experiência estará disponível no centro de visitantes do PEFG, permitindo que os visitantes explorem virtualmente a trilha até o topo da pedra.

leia também:  Sedu faz lançamento do Programa Educar para a Paz nesta quarta-feira (17)

Raphael Lima, um dos idealizadores do projeto, ressaltou o impacto da iniciativa na acessibilidade ao turismo ambiental. “Nosso objetivo foi criar uma experiência imersiva que permitisse a qualquer pessoa sentir a beleza do Forno Grande, independentemente das limitações físicas. A tecnologia nos possibilita romper barreiras e tornar os espaços naturais mais inclusivos”, disse.

O diretor-presidente do Iema, Mário Louzada, destacou a importância do projeto para a democratização do acesso às unidades de conservação. “É uma iniciativa que reforça nosso compromisso com a inclusão. Nem todos conseguem percorrer trilhas e alcançar os pontos mais altos, mas, com essa tecnologia, conseguimos levar essa experiência a um público ainda maior”, afirmou o diretor.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
[email protected]/ [email protected]
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Seama vai lançar segundo ciclo do Programa Estadual de Bem-Estar Animal, o Pet Vida

No próximo domingo (09), o Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha, será palco do lançamento do 2º Ciclo do Programa Estadual de Bem-estar Animal, conhecido como Pet Vida. Criado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), o programa tem como objetivo difundir e investir em ações e iniciativas de proteção e de bem-estar dos animais. Ao todo, serão mais de R$ 7 milhões que serão repassados aos municípios adesos ao programa.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, destaca que o Pet Vida se diferencia por ser pioneiro no Brasil ao estabelecer uma cooperação entre municípios e a sociedade civil. “O objetivo é garantir a gestão integrada do bem-estar animal, alinhando aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Entre as iniciativas do programa, o suporte às campanhas de vacinação e a microchipagem de animais se destacam, permitindo melhor registro e suporte aos tutores que acolhem pets em risco”, ponderou o secretário.

Durante o primeiro ciclo, que se encerrou em 2024, o programa alcançou resultados significativos, com a adesão de 35 municípios capixabas. Foram realizados mais de 4 mil procedimentos de castração e a microchipagem de quase 5 mil animais, evidenciando a efetividade do programa, que obteve uma taxa de utilização e de sucesso de 82%. Estas ações têm contribuído para a saúde e o bem-estar dos cães e gatos vulneráveis nas comunidades.

leia também:  Mais um ponto de testagem é disponibilizado à população nesta segunda (24)

O evento de lançamento contará com diversas atividades, incluindo vacinação antirrábica, atendimento clínico veterinário, e ação de adoção em parceria com organizações locais. Além disso, haverá atividades recreativas e sociais, como a de coleta de tampinhas e bazar beneficente, demonstrando o compromisso do programa com a sustentabilidade e a educação ambiental.

O destaque cultural do evento será a apresentação do Regional da Nair e da Unidos da Piedade, dentro da programação do projeto “Parque Aberto”, organizado pela Secretaria da Cultura (Secult), promovendo a integração entre cultura e proteção animal.

Leve seu PET com o guia

Serviço:

Onde? Parque Cultural Casa do Governador, Praia da Costa, Vila Velha

Que horas? Às 9h

Que dia? 09/02 (domingo)

Como faço para garantir a entrada? Inscreva-se no link:

https://forms.gle/B7E2taffUujabdpT8

Para outras informações, entre em contato no 27 99695-7298

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto / Ana Luíza Andrade
(27) 99956-0609
meioambiente.[email protected]
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!