conecte-se conosco


Política Estadual - ES1.com.br

Programação especial celebra o centenário de Maurício de Oliveira

Publicado em

Programação em homenagem ao violinista começa quinta (17) e vai até domingo (20) / Foto: Arquivo Prefeitura de Vitória

O legado de Maurício de Oliveira, considerado uma referência da música capixaba, será lembrado em programação especial na Assembleia Legislativa (Ales). O violinista, que foi patrono da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), nasceu em 1925 e faleceu em 2009.

A programação especial do centenário de nascimento do músico vai começar com uma sessão solene, nesta quinta-feira (17), para entrega da Comenda Maurício de Oliveira. A homenagem será às 19 horas, no Plenário Dirceu Cardoso, e foi proposta pela deputada Iriny Lopes (PT). A Comenda Maurício de Oliveira foi criada pela Resolução 2.812/2010.

“É hora de recuperar a memória e o legado de Maurício de Oliveira, principalmente para as gerações que não conheceram muito esse trabalho. Maurício de Oliveira foi um autodidata, de família humilde, e ele poderia ter ganhado o mundo, mas decidiu permanecer no Espírito Santo”, afirma Iriny.

Além da atuação de Maurício de Oliveira como músico e compositor, a parlamentar pontua que é preciso lembrar o trabalho do violinista na valorização da cultura e das artes. “Ele foi diretor da Rádio Espírito Santo e presidente da Fames (Faculdade de Música do Espírito Santo), dedicando-se também a essa parte de gestão. Não podemos deixar isso se perder”, ressalta a parlamentar.

leia também:  Da Vitória pede ao Ministério da Economia retorno do Programa de Manutenção do Emprego

O documentário “Pescador de sons”, dirigido por Cloves Machado, será exibido na sexta-feira (18), às 8 horas, na TV Ales; e no sábado (19), às 22 horas, na TVE. Na sexta também, durante o programa Na Cidade, da TV Ales, vai ao ar a reportagem especial “Maurício de Oliveira”, sobre a trajetória do músico.

No sábado (19), às 20 horas, o Teatro Universitário, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), recebe o “Concerto Maurício de Oliveira 100 anos”. No domingo (20), às 10 horas, o programa de rádio “Choro é Livre”, na Espírito Santo FM 89.1, será em homenagem ao violinista.

Programação

Quinta-feira (17)
19 horas – Sessão solene “O Som que Vem da Alma: Centenário de Maurício de Oliveira”, com a entrega da Comenda Maurício de Oliveira no Plenário Dirceu Cardoso

Sexta-feira (18)
8h – Exibição do documentário “Pescador de sons” na TV Ales
8h30 – Exibição de reportagem especial “Maurício de Oliveira” na TV Ales, dentro do programa Na Cidade

leia também:  Tiago dos Santos deixa CDP de São Domingos

Sábado (19)
20 horas – Concerto Maurício de Oliveira 100 anos, Teatro Universitário, na Ufes

22 horas – Exibição do documentário “Pescador de sons” na TVE

Domingo (20)
10 horas – Programa de rádio “Choro é Livre”, na Espírito Santo FM 89.1, em homenagem a Maurício de Oliveira

Fonte: POLÍTICA ES

Política Estadual - ES1.com.br

Marcelo Santos cobra ação preventiva nas divisas após operação no Rio

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Marcelo Santos (União), encaminhou nesta quarta-feira (29) um ofício ao governador Renato Casagrande (PSB) pedindo atenção redobrada à segurança pública, sobretudo nos municípios do sul do Estado, que fazem divisa com o Rio de Janeiro.

O pedido surge após a megaoperação policial realizada no território fluminense, que reacendeu o alerta sobre movimentações de grupos criminosos e possíveis reflexos em estados vizinhos.

No documento, Marcelo Santos chama atenção para a necessidade de uma atuação coordenada das forças de segurança e de uma vigilância permanente nas áreas, a fim de evitar que o Espírito Santo sofra qualquer impacto da instabilidade provocada pelas ações no Rio.

“Não se trata de criar alarde, mas de agir com responsabilidade. Precisamos manter a atenção redobrada e estar preparados para garantir a tranquilidade dos capixabas”, afirmou o presidente da Assembleia.

Marcelo também reforçou o compromisso do Legislativo em colaborar com o Governo do Estado na formulação e acompanhamento de medidas de segurança. “A Assembleia está à disposição para contribuir em tudo o que for necessário para proteger nossa população”, destacou.

leia também:  Deputados questionam reintegração de posse de área em Itaúnas

Nos últimos anos, o Espírito Santo tem mantido uma trajetória de queda nos índices de criminalidade, resultado de políticas integradas e do trabalho conjunto das forças policiais. A iniciativa de Marcelo Santos quer assegurar que esses avanços sejam preservados, mesmo diante de um cenário nacional de tensão.

Fonte: POLÍTICA ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!