conecte-se conosco


Geral - ES1.com.br

Programa Qualificar ES abre mais de 10,8 mil vagas para cursos semipresenciais e on-line

Publicado em

A última etapa de inscrição da 3ª oferta de cursos profissionalizantes do Programa Qualificar ES começou hoje (07). Nesta fase, moradores de todo o Estado podem se inscrever para cursos on-line e semipresenciais gratuitos. As inscrições terminam no dia 16 de outubro.

Ao todo, serão oferecidas 10.500 vagas para cursos on-line e 350 vagas para cursos semipresenciais. Os números compõem o total das mais de 16,6 mil vagas da 3ª oferta do Qualificar ES. O Programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

Segundo a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, o programa visa ampliar as possibilidades de empreendedorismo e renda para os cidadãos capixabas e fornecer subsídios para sua inserção ao mundo do trabalho através de cursos de qualificação profissional gratuitos que atendem a vocação econômica das regiões do Espírito Santo e fomentam a economia criativa.

“Queremos alcançar os capixabas de todas as regiões do Estado, por isso a ideia de oferecer opções de cursos a distância, em que o cursista pode estudar de onde estiver, presenciais e semipresenciais”, destacou a secretária.

Entre os cursos on-line, há a oferta de dez inéditos, além da reoferta de outros cinco. Moradores de todo o Estado, que tenham mais de 16 anos e acesso à internet, além de conhecimentos básicos de informática e de navegação na rede, podem se inscrever.

leia também:  Campanha seja +1 APAExxonado da APAE de São Gabriel

Os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Qualificar ES, por meio de videoaulas, apostilas digitais, fóruns de discussão, tarefas e bate papo com os professores. O candidato selecionado poderá acessar o curso por meio de seu login e senha no site.

Já em relação aos cursos semipresenciais, a oferta é composta por quatro opções. Em Vila Velha, haverá curso de “Educação Especial Inclusiva” para professores com licenciatura plena ou complementação pedagógica em qualquer área de docência. Bacharéis e tecnólogos também podem se inscrever desde que comprovem experiência de um ano de docência.

A oferta semipresencial traz ainda duas novidades: a abertura de vagas para cursos voltados a toda a população e a expansão do Qualificar ES para o município de Montanha, na região nordeste do Estado.

Os cursos de “Tecnologias Digitais e Mercado de Trabalho” e de “Programação Neurolinguística – PNL”, em Vila Velha, são abertos a todos. No município de Montanha, o Programa ofertará o curso de “Metodologias Ativas na Educação” para profissionais da área da educação.

Os quatro encontros presenciais previstos para os cursos de Vila Velha acontecem no Centro Educacional de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. Em Montanha, as quatro aulas presenciais acontecem no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.

 

Confira as vagas para cursos semipresenciais

leia também:  Internos do sistema prisional concluem cursos de qualificação

 

AUDITÓRIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (MONTANHA-ES)

AV. VERDEVAL FERREIRA, 345, CENTRO, MONTANHA – ES, 29890-000

CURSO

CARGA HORÁRIA

VAGAS

SUPLENTES

TURNO

Metodologias Ativas na Educação

200h

50

25

Matutino

Total das Vagas

50

25

 

           

 

CEET VASCO COUTINHO (VILA VELHA)

AVENIDA LUCIANO DAS NEVES, S/N, – CENTRO DE VILA VELHA, VILA VELHA – ES, 29100-060

CURSO

CARGA HORÁRIA

VAGAS

SUPLENTES

TURNO

Educação Especial Inclusiva

200h

01 a 50

01 a 25

Matutino

51 a 100

26 a 50

Vespertino

Total das Vagas

100

50

 

           

 

CEET VASCO COUTINHO (VILA VELHA)

AVENIDA LUCIANO DAS NEVES, S/N, – CENTRO DE VILA VELHA, VILA VELHA – ES, 29100-060

CURSOS

CARGA HORÁRIA

VAGAS

SUPLENTES

TURNO

Programação Neurolinguística – PNL

200h

01 a 50

01 a 25

Matutino

51 a 100

26 a 50

Vespertino

Tecnologias Digitais e Mercado de Trabalho

200h

01 a 50

01 a 25

Matutino

51 a 100

26 a 50

Vespertino

Total das Vagas

200

100

 

           

 

Ascom/ Secti

Geral - ES1.com.br

Safra de grãos 25/26 deve ser de 353,8 milhões de toneladas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (18.09), em Brasília, as primeiras projeções para a safra de grãos 2025/2026, estimando uma colheita de 353,8 milhões de toneladas, 1% acima do ciclo anterior e um novo recorde histórico.

Os números fazem parte da 13ª edição do estudo Perspectivas para a Agropecuária 2025/26, elaborado em parceria com o Banco do Brasil. A área plantada deve crescer 3,1%, alcançando 84,24 milhões de hectares, enquanto a produtividade média deve cair 2%, para 4.199 kg/ha.

O avanço é puxado pela soja, carro-chefe do agro brasileiro. A produção da oleaginosa deve atingir 177,67 milhões de toneladas, crescimento de 3,6% sobre a temporada passada, impulsionada pela recuperação do Rio Grande do Sul após problemas climáticos e pela expansão da área cultivada em 3,7%.

Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, os dados refletem confiança dos produtores, disponibilidade recorde de crédito via Plano Safra e avanço tecnológico no campo. O milho, por sua vez, deve recuar 1%, somando 138,3 milhões de toneladas, enquanto o algodão deve alcançar novo recorde de 4,09 milhões de toneladas de pluma. Já o arroz deve encolher para 11,4 milhões, e o feijão tende a se manter estável em 3,1 milhões.

leia também:  Inscrições abertas para a Corrida dos Bombeiros Banestes

A Conab também projeta crescimento no setor de proteínas animais, que deve somar 32,3 milhões de toneladas em 2025, com expansão prevista para 2026. A produção de frango deve avançar de 15,49 para 15,93 milhões de toneladas, com consumo interno em alta. Os suínos devem atingir 5,56 milhões em 2025 e 5,77 milhões em 2026, sustentados pelas exportações. Já a carne bovina deve registrar leve ajuste em 2025, para 10,9 milhões de toneladas, após recorde no ano passado, mas deve se recuperar no ciclo seguinte, chegando a 11,2 milhões.

Fonte: Pensar Agro

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀