conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Produção de mel cresce 55% no Espírito Santo e Estado projeta chegar a mil toneladas até 2032

Publicado em

A produção de mel no Espírito Santo vem registrando crescimento contínuo e tornando-se uma importante atividade da agricultura familiar capixaba. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado produziu 846 mil quilos de mel em 2024, um aumento de 55% em relação a 2016, quando o volume era de 544 mil quilos.

O valor da produção também mais que dobrou, passando de R$ 6,2 milhões para R$ 12,3 milhões no período. Entre os municípios de maior destaque, Aracruz lidera o ranking estadual, respondendo por 10,6% da produção, seguido de Fundão (9,7%) e Marechal Floriano (9,5%).

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, o setor apícola está em expansão e tem recebido atenção especial dentro do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG 4).

“A apicultura capixaba tem grande potencial para gerar renda, diversificar a produção e fortalecer a agricultura familiar. O PEDEAG 4 estabelece objetivos claros, como ampliar a assistência técnica, fortalecer o cooperativismo e incentivar o uso de abelhas como bioinsumos agrícolas. Nosso desafio é chegar a 2032 com uma produção estadual de mil toneladas de mel, valorizando o produtor e ampliando o consumo entre os capixabas”, destacou Bergoli.

leia também:  Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba

Além da geração de renda, a apicultura e a meliponicultura – criação de abelhas com e sem ferrão – desempenham papel estratégico na sustentabilidade ambiental e na segurança alimentar. As abelhas são responsáveis pela polinização de diversas culturas agrícolas, contribuindo para o aumento da produtividade das lavouras e para o equilíbrio dos ecossistemas.

Meliponicultura

Outro aspecto de destaque é a meliponicultura, atividade que vem ganhando espaço em propriedades familiares capixabas. As abelhas nativas sem ferrão – como a jataí, uruçu e mandaçaia – produzem mel com características únicas, de alto valor agregado e reconhecido por suas propriedades medicinais. Esse tipo de criação, além de sustentável, se mostra uma alternativa interessante para pequenos produtores e para a conservação da biodiversidade local.

Com ações de incentivo, inovação e sustentabilidade, o Espírito Santo segue consolidando sua posição como referência na produção de mel e no fortalecimento da apicultura familiar no Brasil.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales
(27) 3636-3700
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

TVE transmite aulão pré-Enem

A poucos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a TVE e a Secretaria da Educação (Sedu) vão dar sua contribuição para estudantes revisarem o conteúdo. Nesta quinta-feira (30), a emissora transmite a live ‘Vai dar bom no Enem: A reta final!’, que vai reunir no estúdio professores de todos os conteúdos abordados nas provas.

Para adicionar diversão e descontração a um momento tão importante, o evento vai contar com batalhas de rimas, comandadas pelo professor de Geografia MC Adikto e o projeto Escola de Rima. A live integra as ações do curso preparatório Pré-Enem Espírito Santo, iniciativa da Sedu que tem contribuído para fortalecer a aprendizagem e ampliar o acesso dos jovens capixabas ao Ensino Superior.

O diretor-geral da Fundação Carmélia, Igor Pontini, destaca que a transmissão será realizada dentro do propósito da TVE de democratização da cultura e do conhecimento e compromisso social. “O sucesso no Enem pode definir um dos aspectos mais relevantes da vida de uma pessoa, a sua profissão. Então é muito importante para a gente, enquanto emissora pública, poder colaborar com a difusão da informação para os estudantes, que muitas vezes enfrentam ao longo do ano barreiras para se preparar”, avalia.

leia também:  Iriri Paixão Capixaba vai reunir gastronomia, cultura e música na Praia Costa Azul

A jornalista Camila Fregona vai fazer a mediação. A live poderá ser vista tanto no canal 2.1 da TV aberta quanto no canal da TVE no YouTube (https://www.youtube.com/@tveespiritosanto) e no canal oficial da Sedu no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=vsnVD4t3J68). Os estudantes poderão mandar suas perguntas por meio do chat no YouTube.

A live vai reunir professores convidados em uma conversa leve e motivadora sobre os principais temas cobrados na prova. Durante 1h30 de programação, os educadores vão compartilhar dicas, estratégias e orientações que podem fazer a diferença na hora do exame, além de reforçar a importância da autoconfiança e da preparação emocional dos estudantes.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destaca que, além dos conteúdos pedagógicos e motivacionais, a iniciativa contará com um momento voltado a orientações sobre acesso e permanência no Ensino Superior, reforçando as políticas públicas voltadas à democratização do ensino e à ampliação das oportunidades de formação universitária.

“A proposta é que todos finalizem o evento mais seguros e preparados, reconhecendo na educação o caminho para conquistar novas oportunidades e transformar o próprio futuro”, afirma o secretário.

leia também:  Governo inaugura novos Centros Estaduais de Educação Técnica na região sul

Serviço:

Live ‘Vai dar bom no Enem: A reta final!’
Data: 30/10 (quinta-feira)
Horário: 19h30

Transmissão: Canal 2.1 da TV aberta, canal da TVE no YouTube (https://www.youtube.com/@tveespiritosanto) e canal da Sedu no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=vsnVD4t3J68)

Participação: Professores convidados e o projeto Escola de Rima

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
Maíra Piccin
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!