conecte-se conosco


Policial - ES1.com.br

Polícia Civil prende traficante em operação conjunta com PMES em Marechal Floriano

Publicado em

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Marechal Floriano, em ação conjunta com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), cumpriu, na madrugada desta sexta-feira (16), um mandado de prisão e quatro mandados de busca e apreensão contra traficantes que atuam na localidade de Santa Maria de Araguaia, no município de Marechal Floriano. Na ação, um homem de 33 anos foi preso e drogas foram apreendidas.

A operação foi coordenada pelo titular da Delegacia de Polícia de Marechal Floriano, delegado Luciano Paulino. Foram empregados 20 policiais civis e militares, distribuídos em nove viaturas, além do apoio de dois cães farejadores.

Um dos principais alvos da investigação foi localizado e preso no bairro Santa Maria. Durante as buscas em sua residência, foram apreendidas 12 gramas de cocaína, material para embalo de entorpecentes, anotações relacionadas ao tráfico de drogas, uma balança de precisão e dois veículos.

De acordo com as investigações, o suspeito já atuava no tráfico de drogas há vários anos, chegando ao ponto de superfaturar os preços dos entorpecentes e até cobrar taxa de entrega. “O inquérito policial apresenta vastos elementos de prova que apontam a atividade de tráfico de drogas e a forma de distribuição praticada pelo investigado”, explicou o delegado Luciano Paulino.

leia também:  PM recupera produtos furtados durante operação em Anchieta

Além dos elementos que comprovam o envolvimento do homem com o tráfico de drogas em Santa Maria de Araguaia, a Delegacia de Polícia de Marechal Floriano também recebeu diversas denúncias de moradores da região, solicitando providências quanto às ações criminosas praticadas por ele.

Após os procedimentos de praxe, o conduzido foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

O inquérito policial que apura o caso será concluído nos próximos dias, com o indiciamento do suspeito pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas.

O delegado ressaltou que a prisão representa um avanço importante no combate ao tráfico de drogas em Santa Maria de Araguaia, destacando que a integração entre as Polícias Civil e Militar tem gerado excelentes resultados em benefício da sociedade de Marechal Floriano.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:

Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]

Fonte: POLÍCIA CIVIL ES

Policial - ES1.com.br

PMES realiza formatura do 12º Curso de Controle de Distúrbios Civis

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio do Batalhão de Missões Especiais (BME), promoveu na noite desta sexta-feira (16) a cerimônia de formatura da 12ª edição do Curso de Controle de Distúrbios Civis (CDC/2025). A solenidade aconteceu na sede do batalhão, localizada em Jardim América, no município de Cariacica.

O CDC integra a doutrina operacional da PMES, com profissionais capacitados e especializados no enfrentamento de distúrbios civis, controle de multidões e ações de manutenção da ordem pública. Hoje, com a conclusão do curso, a Polícia Militar entrega à sociedade capixaba mais 34 operadores de choque, sendo 32 da PMES, 01 da Polícia Militar do Piauí e 01 da Polícia Penal do Espírito Santo.

O comandante do BME, tenente-coronel Rafael Fernando de Carvalho, discursou em agradecimento a todos que direta e indiretamente contribuíram para a realização do CDC. Na oportunidade, o oficial mencionou que o curso foi realizado utilizando-se das técnicas e doutrinas mais modernas atualmente, além dos melhores equipamentos e armamentos que há no Brasil e no mundo para controle de distúrbios civis.

leia também:  PM realiza prisões após cumprimento de mandados de prisão em Afonso Cláudio e Venda Nova

“Um agradecimento especial ao comandante-geral, coronel Douglas Caus, por tornar isso tudo possível, ao Gabinete de Instrução, que forjou Elmos com vigor físico e capacidade cognitiva elevada, e gratidão também aos familiares presentes, a vitória também é de vocês”, concluiu.

Segundo o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, mais um curso importante foi realizado pelo Batalhão de Missões Especiais, provando que a Instituição se amolda aos desafios, qualificando sua tropa para enfrentar as situações mais emblemáticas e difíceis na segurança pública, através de operações de alta complexidade.

“A atuação da tropa em ocorrências de distúrbios costuma ser requisitada quando os demais recursos operacionais já foram esgotados. Por isso, peço aplausos para todos os formandos deste curso, pois eles enfrentaram um treinamento altamente rigoroso que visou prepará-los para os cenários mais adversos”, destacou o coronel.

O curso contou com uma carga horária de 412 horas/aula, durante oito semanas de atividades. A formatura representa mais um passo no compromisso da Polícia Militar com a qualificação contínua de seu efetivo e com a segurança da população.

leia também:  PM recupera produtos furtados durante operação em Anchieta

Histórico

O Curso de Controle de Distúrbios Civis teve a sua primeira edição realizada no ano de 2001, há 24 anos, sendo um dos primeiros cursos realizados desde a criação do Batalhão de Missões Especiais.

Até então, a PMES, por meio do BME, havia capacitado 315 operadores de choque, denominados “Elmos”. Com a formatura de hoje, mais 34 homens integram essa importante tropa, reafirmando a PMES no cenário nacional como instituição difusora da doutrina de operações de choque, atingindo a expressiva marca de ter especializado agentes de segurança de 09 instituições do Brasil.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel Lucio Bolzan
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: [email protected]

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: [email protected]

Fonte: POLÍCIA MILITAR ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!