conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

PGE recepciona nova turma de residentes jurídicos

Publicado em

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) recepcionou, na manhã desta segunda-feira (03), em seu auditório, em Vitória, mais uma turma de 60 advogados e advogadas que ingressaram em seu Programa de Residência Jurídica. Até esta sexta-feira (07), os novos residentes passarão por uma programação de palestras, treinamentos e aulas.

A primeira atividade ocorreu nesta segunda-feira, no auditório da PGE, quando os residentes puderam ouvir quatro palestras. A primeira explanação apresentou o Programa de Residência, e foi ministrada pelo procurador Lucas Dadalto. Em seguida, o subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos, Lívio Oliveira Ramalho, falou sobre a PGE e seu funcionamento.

Iniciando as atividades da tarde, os residentes participaram de palestras com o procurador-chefe da Procuradoria de Projetos Estratégicos, Péricles Ferreira de Almeida, explicando o funcionamento de sua setorial, e com a procuradora Juliana Paiva Faria, abordando a Administração Pública Estadual como um todo.

Na avaliação do procurador-geral do Estado, Iuri Carlyle do Amaral Almeida Madruga, o Programa de Residência Jurídica é um marco na Administração Pública Estadual. “Desde a sua implantação pela PGE, a Residência Jurídica tem sido um instrumento tão produtivo que passou a ser um projeto prioritário no planejamento estratégico do Governo”, lembrou.

leia também:  Governo do Estado lança 10 mil vagas no programa CNH Social 2022

A primeira turma do Programa de Residência Jurídica da PGE ingressou em 2019, tendo sido aprovados, à época, cerca de 300 residentes, dos quais aproximadamente 120 deram início às atividades, coordenadas pela Escola Superior da PGE (ESPGE).

Podem participar do Programa de Residência Jurídica da PGE aqueles egressos do curso de Direito, graduados há, no máximo, cinco anos, bem como bacharéis em Direito que estejam cursando programas de especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Também podem se inscrever candidatos que ainda não tenham concluído o curso de Direito, mas que, quando chamados para a Residência, já tenham concluído o curso e possam apresentar comprovação.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PGE/ES
Renato Heitor Santoro Moreira
(27) 3636-5059 / 98849-4899

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Seama vai lançar segundo ciclo do Programa Estadual de Bem-Estar Animal, o Pet Vida

No próximo domingo (09), o Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha, será palco do lançamento do 2º Ciclo do Programa Estadual de Bem-estar Animal, conhecido como Pet Vida. Criado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), o programa tem como objetivo difundir e investir em ações e iniciativas de proteção e de bem-estar dos animais. Ao todo, serão mais de R$ 7 milhões que serão repassados aos municípios adesos ao programa.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, destaca que o Pet Vida se diferencia por ser pioneiro no Brasil ao estabelecer uma cooperação entre municípios e a sociedade civil. “O objetivo é garantir a gestão integrada do bem-estar animal, alinhando aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Entre as iniciativas do programa, o suporte às campanhas de vacinação e a microchipagem de animais se destacam, permitindo melhor registro e suporte aos tutores que acolhem pets em risco”, ponderou o secretário.

Durante o primeiro ciclo, que se encerrou em 2024, o programa alcançou resultados significativos, com a adesão de 35 municípios capixabas. Foram realizados mais de 4 mil procedimentos de castração e a microchipagem de quase 5 mil animais, evidenciando a efetividade do programa, que obteve uma taxa de utilização e de sucesso de 82%. Estas ações têm contribuído para a saúde e o bem-estar dos cães e gatos vulneráveis nas comunidades.

leia também:  Governo do Estado realiza entrega e anuncia investimentos em Alegre

O evento de lançamento contará com diversas atividades, incluindo vacinação antirrábica, atendimento clínico veterinário, e ação de adoção em parceria com organizações locais. Além disso, haverá atividades recreativas e sociais, como a de coleta de tampinhas e bazar beneficente, demonstrando o compromisso do programa com a sustentabilidade e a educação ambiental.

O destaque cultural do evento será a apresentação do Regional da Nair e da Unidos da Piedade, dentro da programação do projeto “Parque Aberto”, organizado pela Secretaria da Cultura (Secult), promovendo a integração entre cultura e proteção animal.

Leve seu PET com o guia

Serviço:

Onde? Parque Cultural Casa do Governador, Praia da Costa, Vila Velha

Que horas? Às 9h

Que dia? 09/02 (domingo)

Como faço para garantir a entrada? Inscreva-se no link:

https://forms.gle/B7E2taffUujabdpT8

Para outras informações, entre em contato no 27 99695-7298

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto / Ana Luíza Andrade
(27) 99956-0609
meioambiente.[email protected]
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!