conecte-se conosco


Geral - ES1.com.br

Pessoas em situação de rua farão cursos de garçom pelo Programa QualificarES

Publicado em

Com o intuito de gerar qualificação e oportunidades de emprego para as pessoas em situação de rua, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio de uma parceria com o Programa Qualificar ES, da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e com as prefeituras, irá ofertar cursos de garçom para este público.

 Isto é possível devido à portaria conjunta Nº 11-R, de 15 de maio de 2019, que dispõe sobre a oferta de educação profissional pela Secti a cidadãos compreendidos nas políticas públicas executadas pela SEDH.

A coordenadora de Políticas para Pessoas em Situação de Rua, Neiriele Marques, explica como é realizada a articulação para a oferta de cursos para as pessoas em situação de rua.

“A partir desta oportunidade junto ao Qualificar ES, nós procuramos as prefeituras e os coordenadores dos Centros Pop para que fosse feito um levantamento de quais cursos seriam de interesse desse público. Tivemos a indicação de, aproximadamente, dez cursos. Por fim, fechamos para esta primeira oferta a qualificação para garçom”, contou Neiriele Marques.

leia também:  Alunos da rede municipal de Pancas vão ganhar Kit escolar

Ainda segundo Neiriele, além de ser uma oportunidade de qualificação, a realização do curso também trabalha a autoestima das pessoas em situação de rua. “Tivemos a oportunidade de levar um grupo à Mostra Anual de Profissões da Ufes e atitudes como esta estimulam novos horizontes e mostram que outros caminhos são possíveis”, destacou a coordenadora.

Os cursos serão realizados nos municípios da Serra e Vila Velha. As aulas têm início na próxima segunda-feira (10). Serão, ao todo, 60 vagas, sendo 30 para cada turma.

Com o objetivo de promover a qualificação profissional do cidadão capixaba, com foco no empreendedorismo, na empregabilidade e na inovação, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), lançou o Programa Qualificar ES em maio de 2019.

Sobre a oferta do curso em Vila Velha:

Local: Associação de Moradores do Bairro Cristóvão Colombo

Sobre a oferta do curso em Serra:

Local: Sede da I Igreja Batista em Jardim Limoeiro

Mais informações – https://qualificar.es.gov.br/

leia também:  Maior rendimento do FGTS exige atenção na hora do saque. Entenda!

 

Sedh

Geral - ES1.com.br

Safra de grãos 25/26 deve ser de 353,8 milhões de toneladas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (18.09), em Brasília, as primeiras projeções para a safra de grãos 2025/2026, estimando uma colheita de 353,8 milhões de toneladas, 1% acima do ciclo anterior e um novo recorde histórico.

Os números fazem parte da 13ª edição do estudo Perspectivas para a Agropecuária 2025/26, elaborado em parceria com o Banco do Brasil. A área plantada deve crescer 3,1%, alcançando 84,24 milhões de hectares, enquanto a produtividade média deve cair 2%, para 4.199 kg/ha.

O avanço é puxado pela soja, carro-chefe do agro brasileiro. A produção da oleaginosa deve atingir 177,67 milhões de toneladas, crescimento de 3,6% sobre a temporada passada, impulsionada pela recuperação do Rio Grande do Sul após problemas climáticos e pela expansão da área cultivada em 3,7%.

Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, os dados refletem confiança dos produtores, disponibilidade recorde de crédito via Plano Safra e avanço tecnológico no campo. O milho, por sua vez, deve recuar 1%, somando 138,3 milhões de toneladas, enquanto o algodão deve alcançar novo recorde de 4,09 milhões de toneladas de pluma. Já o arroz deve encolher para 11,4 milhões, e o feijão tende a se manter estável em 3,1 milhões.

leia também:  Menores só poderão viajar sozinhos a partir de 16 anos

A Conab também projeta crescimento no setor de proteínas animais, que deve somar 32,3 milhões de toneladas em 2025, com expansão prevista para 2026. A produção de frango deve avançar de 15,49 para 15,93 milhões de toneladas, com consumo interno em alta. Os suínos devem atingir 5,56 milhões em 2025 e 5,77 milhões em 2026, sustentados pelas exportações. Já a carne bovina deve registrar leve ajuste em 2025, para 10,9 milhões de toneladas, após recorde no ano passado, mas deve se recuperar no ciclo seguinte, chegando a 11,2 milhões.

Fonte: Pensar Agro

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀