conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Parque Aberto recebe Cesar MC e Quinteto Violado neste fim de semana

Publicado em

O Parque Cultural Casa do Governador realiza, neste sábado (09) e domingo (10), mais uma edição do Parque Aberto, programação quinzenal gratuita que movimenta o maior espaço de arte a céu aberto do Espírito Santo, localizado na Praia da Costa, em Vila Velha.

A programação deste fim de semana reunirá atrações que celebram a diversidade cultural: o concerto “Rap Sinfônico”, apresentado pela Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), com participação especial do Cesar MC; e a estreia, no estado, da turnê “Sertão”, do renomado grupo pernambucano Quinteto Violado, além da trupe Fuscalhaços.

No sábado (9), o rapper capixaba Cesar MC assume o protagonismo como solista da da Oses, em uma fusão encantadora entre o rap e a música clássica. O artista, conhecido por sua origem no Morro do Quadro e por sua projeção nacional, será acompanhado por seu DJ, que mescla samples e batidas aos arranjos sinfônicos, criando um espetáculo inovador e envolvente.

Mais cedo, às 15h, o público poderá participar da oficina “Manguezal Capixaba”, conduzida pela educadora Laira Aquino, que traz uma imersão no ecossistema dos manguezais da Grande Vitória, abordando a importância dos caranguejos e a riqueza da biodiversidade local. A atividade inclui a confecção de origamis que representam esses crustáceos, unindo educação ambiental e arte. A participação é por ordem de chegada.

No domingo (10), o Quinteto Violado apresenta seu espetáculo “Sertão”, em comemoração aos seus 52 anos de carreira. Com um repertório que combina música, literatura de cordel e teatro, o grupo pernambucano valoriza a cultura nordestina com uma linguagem artística que eles definem como “Free Nordestino”, uma mistura livre entre popular e erudito que mantém vivas as raízes regionais. O show traz frevos, cirandas, baiões e folguedos, além de homenagens a ícones como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Reconhecido nacional e internacionalmente, o Quinteto Violado já foi premiado com o Prêmio da Música Brasileira, a Ordem do Mérito Cultural e indicado ao Grammy Latino.

leia também:  Biblioteca Pública do Espírito Santo comemora 168 anos com uma extensa programação cultural

Na manhã de domingo, às 9h30, o público poderá participar da Visita Mediada, conduzida por educadores do Parque, proporcionando uma experiência cultural completa. Mais tarde, às 10h30, haverá uma divertida apresentação do grupo itinerante Fuscalhaços.

Durante os dois dias, o público terá acesso à Feira Curva, com expositores de arte, moda e gastronomia, como Tio Lu, Raiz Cozinha Artesanal e Verde Kasulo, e à praça de alimentação, com Prefiro Alcides, Churros 5 Estrelas, Mestra e Felipe Pastéis, das 14h às 19h no sábado e das 8h às 15h no domingo. A programação é gratuita. Basta retirar o ingresso no link

https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/event/parque-aberto-16.

Serviço | Parque Aberto

Local: Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha

Data: sábado e domingo, 9 e 10 de agosto

Horário: sábado, das 14 às 19h (com última entrada às 18h), e domingo, das 8h às 15h (com última entrada às 14h)

Ingressos liberados a partir do meio-dia da próxima segunda-feira, dia 4 de agosto, no site https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/event/parque-aberto-16.

Programação

Sábado

14h às 19h – Feira Curva, com Tio Lu, Raiz Cozinha Artesanal e Verde Kasulo

14 às 19h – Praça de Alimentação, com Prefiro Alcides, Churros 5 Estrelas, Mestra e Felipe Pastéis

15h – Oficina “Manguezal Capixaba”

17h – Rap Sinfônico, com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) e a participação especial de Cesar MC

Domingo

8h às 15h – Feira Curva, com Tio Lu, Biscoito di Casa, Oliva, Verde Kasulo e Onda

8h às 15h – Praça de Alimentação, com Prefiro Alcides, Churros 5 Estrelas, Mestra, Felipe Pastéis, A Fábrica e PeRRo LoKKo

9h30 – Visita Mediada

10h30 – Apresentação da trupe Fuscalhaços

12h30 – Show com Quinteto Violado

Sobre o Parque Cultural Casa do Governador

Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.

leia também:  Inscrições abertas para concurso público do Incaper

Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 33 obras, sendo 23 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.

Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.

Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata do Instituto Cultural Vale, da Shell, do Itaú e do Banestes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.

Avisos do Parque

Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:

É proibida a entrada com bebidas alcoólicas;

É proibido retirar plantas do parque;

Não é permitido alimentar os animais;

Temos fumódromo disponível, direcione-se ao local indicado;

Não é permitido utilizar a área da praia, atente-se aos limites sinalizados;

Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia;

É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;

É permitida a entrada com bicicletas, mas não é permitido pedalar dentro do parque;

As obras de arte são nosso patrimônio, ajude-nos a preservá-las. Tenha cuidado ao interagir.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

WhatsApp: (27) 99753-7583

E-mail: [email protected] / [email protected]

Assessoria de Comunicação do Parque Cultural Casa do Governador
Melissa Künsch

[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Sefaz realiza operação de fiscalização de mercadorias em trânsito em João Neiva

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, realizou, na manhã desta quarta-feira (29), uma operação de fiscalização de mercadorias em trânsito no município de João Neiva. A ação aconteceu na Rodovia BR-259, no entroncamento com a BR-101, e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Coordenada pela Subgerência Fiscal da Região Noroeste, a operação mobilizou 12 auditores fiscais da Receita Estadual. Durante a blitz, aproximadamente 140 caminhões foram abordados. O trabalho resultou na lavratura de quatro autos de infração, totalizando R$ 36,6 mil em autuações, valor integralmente recolhido aos cofres públicos no momento da ação. As irregularidades identificadas envolveram o transporte de bebidas (cervejas e outros tipos), gêneros alimentícios e tubos coletores. Não houve apreensão de mercadorias.

O auditor fiscal José Luís Silva Marques, subgerente da Região Noroeste, destacou a importância das ações de fiscalização em trânsito para garantir justiça fiscal e competitividade no mercado. “Essas operações têm papel fundamental no combate à sonegação e na preservação de um ambiente de negócios equilibrado. Quando todos cumprem suas obrigações tributárias, o Estado arrecada de forma justa e pode investir mais em serviços que retornam à sociedade”, ressaltou.

leia também:  Incaper apresenta novos laboratórios de pesquisa e Centro de Cafés Especiais

A Receita Estadual mantém uma agenda contínua de operações em todo o Espírito Santo, com o objetivo de assegurar o cumprimento da legislação tributária e fortalecer a transparência e a eficiência na gestão fiscal.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!