conecte-se conosco


Policial - ES1.com.br

Operação mira em líder de quadrilha especializada em furto de veículos no Espírito Santo

Publicado em

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), com apoio do Batalhão de Ações com Cães (Bac) da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTaer), deflagrou, na última quarta-feira (16), uma operação na região de Morrinhos, em Cariacica Sede, para capturar o líder de uma organização criminosa especializada em furto de veículos e adulteração de placas, conhecida como “Gangue da Hilux”. O suspeito, de 29 anos, não foi localizado.

Durante as diligências, um comparsa foi detido pela PMES após perseguição policial. O veículo utilizado na fuga perdeu o controle e caiu em um barranco no município de Baixo Guandu, no noroeste do Estado.

As informações foram repassadas durante coletiva de imprensa na tarde da dessa terça-feira (22), na Chefatura de Polícia Civil.

“Esse suspeito já esteve atuando no Estado do Paraná, de onde trouxe diversos equipamentos eletrônicos utilizados para a prática de crimes, sempre em conjunto com seus comparsas. As investigações apontaram que ele era responsável por fornecer os equipamentos e o treinamento necessário aos demais integrantes. Após a preparação, ele encaminha as caminhonetes aos receptadores. Esses veículos então são destinados a outros estados ou até mesmo enviados para o exterior”, disse o titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), delegado Luiz Gustavo Ximenes.

De acordo com a investigação, os criminosos utilizam uma chave de fenda para destravar a fechadura da caminhonete. Após acessarem o interior do veículo, eles têm acesso ao chicote elétrico, que geralmente está localizado no porta-luvas ou abaixo do volante.

leia também:  Deic prende ex-caseiro suspeito de arquitetar roubo de equipamentos de som avaliados em mais de R$ 200 mil

“Em seguida, utilizam um equipamento eletrônico menor, um kit facilmente encontrado à venda na internet e em lojas de acessórios automotivos, mas que a venda é autorizada somente a pessoas com experiência comprovada como chaveiro. Esse kit é conectado ao sistema do veículo, permitindo que o equipamento maior realize a leitura dos dados”, explicou o delegado Luiz Gustavo Ximenes.

“Além disso, os criminosos utilizam uma chave emuladora, que simula a chave original. Com esse processo, conseguem dar partida no veículo, especialmente nos modelos com sistema Start-Stop. Após ligar a caminhonete, o mesmo dispositivo é usado para destravar o sistema de segurança, possibilitando que o veículo seja encaminhado ao receptador, onde será comercializado ou enviado para outro destino”, informou Ximenes.

Na manhã da última quarta-feira (16), os policiais realizaram um levantamento e passaram a monitorar o líder da organização. Ele estava conduzindo um Fiat Uno, que foi utilizado como veículo de apoio para a subtração de uma Toyota Hilux.

“Tentamos abordá-lo no município de Cariacica, mas ele desobedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade. Durante a fuga, ele perdeu o controle do veículo, que capotou e então se embrenhou em uma área de mata, conseguindo se evadir. Acionamos a Polícia Militar e a equipe do NOTaer para dar continuidade às buscas, porém, apesar dos esforços, não foi possível localizar o suspeito naquele momento”, afirmou o delegado Luiz Gustavo Ximenes.

leia também:  Duas pessoas são detidas com drogas após cumprimento de mandado em Nova Venécia

“No mesmo dia, a caminhonete Toyota Hilux, que havia sido furtada, foi localizada no município de Baixo Guandu. O indivíduo que estava com o veículo tentou fugir ao ser abordado, mas acabou colidindo com a caminhonete durante a tentativa de escapar. Ele foi detido pela Polícia Militar e preso em flagrante”, completou o delegado.

Durante o mês de fevereiro, cinco integrantes da organização criminosa foram presos pelos policiais da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos. Dois homens, de 27 e 29, foram presos durante uma perseguição na rodovia BR-259, na altura do município de João Neiva.

Já no município de Santa Leopoldina, dois homens, de 56 e 52 anos, e uma mulher de 45 anos, foram presos. De acordo com a investigação, o trio, além de esconder o veículo roubado, auxiliava a quadrilha especializada em furtos de caminhonetes.

A Polícia Civil solicita a colaboração da população para localizar o criminoso. Informações sobre o paradeiro do suspeito podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:

Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]

Fonte: POLÍCIA CIVIL ES

Policial - ES1.com.br

Operação conjunta em Marataízes resulta na apreensão de fuzil e prisão de três indivíduos

Nesta sexta-feira (25), por volta das 17h, foi realizada uma operação conjunta entre a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal para o cumprimento de mandados de busca e apreensão no município de Marataízes, abrangendo áreas da zona rural e urbana.

Após levantamentos realizados pelo Serviço de Inteligência da Polícia Militar, diligências foram realizadas simultaneamente nos bairros Belo Horizonte e Imburi. A ação resultou na apreensão de: um fuzil Colt M4 calibre 5.56 com carregador, uma espingarda Combat calibre 12, uma pistola calibre 380, dois carregadores de fuzil calibre 5.56, 52 munições de calibre 5.56, 44 munições de calibre 12, 11 munições de calibre 380, uma munição de calibre 7.62, uma munição de calibre 38, R$ 604,00 em espécie e dois aparelhos celulares, além da condução de três suspeitos.

Os envolvidos e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Marataízes, onde ficaram à disposição da autoridade policial para as medidas cabíveis.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel Lucio Bolzan
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: [email protected]

leia também:  Polícia Militar, Polícia Civil e Prefeitura Municipal de Colatina realizaram a sétima Operação Integrada

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: [email protected]

Fonte: POLÍCIA MILITAR ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!