Estado - ES1.com.br
‘Olhares do Norte’: nova série documental na TVE traz fotografia do Pará
A TVE tem nova atração na sua grade. A série “Olhares do Norte: Pará” estreia na próxima terça-feira (15), às 20 horas, apresentando ao público capixaba um pouco da fotografia paraense. Cada um dos 13 episódios é dedicado à vida e à obra de um artista específico, percorrendo várias gerações que compartilham suas experiências, aprendizados e processo criativo.
A série é dirigida por Fernando Segtowick, que tem como primeiro documentário de longa-metragem O reflexo do lago, exibido na Mostra Panorama do Festival de Berlim 2020 (indicado ao prêmio de melhor documentário) e também no Festival Internacional de Cinema de Cartagena (Colômbia), Festival du Film Etnographie Jean Rouch (França) e Festival Internacional Olhar de Cinema (Brasil), entre outros festivais mundo afora.
Desde 2019, Segtowick coordena o Marahu Lab, um workshop que tem como objetivo descobrir e revelar talentos locais, entre escritores e cineastas do Norte do Brasil. Desde o ano 2000, ele tem dirigido curtas e séries de TV focados em pessoas da região amazônica, como “Matinta” (2010), com Dira Paes, premiado em Brasília (melhor atriz e melhor som na categoria curta 35 mm). Em 2020, lançou a série “Sabores da Floresta” (Globoplay e GNT) sobre a comida tradicional da Amazônia.
O episódio de estreia é dedicado a Miguel Chikaoka. Nascido em São Paulo, Chikaoka chegou a Belém nos anos 1980, se conectando com a cena teatral e os movimentos sociais pós-ditadura. Na cidade é um dos fundadores da Fotoativa, iniciativa de formação que muda a cena da fotografia local. Em paralelo ao formador e ativista, Chikaoka usa sua sensibilidade e visão única do processo fotográfico em imagens que vão da Feira do Açaí ao Japão de seus ancestrais.
Os episódios serão reprisados aos sábados, às 19 horas.
Confira a programação:
“Olhares do Norte: Pará”: toda terça-feira, às 20h, a partir da próxima terça-feira (15). Reprises aos sábados, às 19h.
15 de abril, episódio 1:Miguel Chikaoka.
22 de abril, episódio 2: Paula Sampaio.
29 de abril, episódio 3: Eduardo Kalif.
06 de maio, episódio 4: Dirceu Maués.
13 de maio, episódio 5:Octávio Cardoso.
20 de maio, episódio 6: Naylana Thiely.
27 de maio, episódio 7: Claúdia Leão.
03 de junho, episódio 8: Nay Jinknss.
10 de junho, episódio 9: Walda Marques.
17 de junho, episódio 10: Guy Veloso.
24 de junho, episódio 11: Elza Lima.
01 de julho, episódio 12: Tarso Sarraf.
08 de julho, episódio 13: Luiz Braga.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
Maíra Piccin
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm
Fonte: GOVERNO ES
Estado - ES1.com.br
Sefaz realiza operação de fiscalização de mercadorias em trânsito em João Neiva
A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, realizou, na manhã desta quarta-feira (29), uma operação de fiscalização de mercadorias em trânsito no município de João Neiva. A ação aconteceu na Rodovia BR-259, no entroncamento com a BR-101, e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Coordenada pela Subgerência Fiscal da Região Noroeste, a operação mobilizou 12 auditores fiscais da Receita Estadual. Durante a blitz, aproximadamente 140 caminhões foram abordados. O trabalho resultou na lavratura de quatro autos de infração, totalizando R$ 36,6 mil em autuações, valor integralmente recolhido aos cofres públicos no momento da ação. As irregularidades identificadas envolveram o transporte de bebidas (cervejas e outros tipos), gêneros alimentícios e tubos coletores. Não houve apreensão de mercadorias.
O auditor fiscal José Luís Silva Marques, subgerente da Região Noroeste, destacou a importância das ações de fiscalização em trânsito para garantir justiça fiscal e competitividade no mercado. “Essas operações têm papel fundamental no combate à sonegação e na preservação de um ambiente de negócios equilibrado. Quando todos cumprem suas obrigações tributárias, o Estado arrecada de forma justa e pode investir mais em serviços que retornam à sociedade”, ressaltou.
A Receita Estadual mantém uma agenda contínua de operações em todo o Espírito Santo, com o objetivo de assegurar o cumprimento da legislação tributária e fortalecer a transparência e a eficiência na gestão fiscal.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
[email protected]
Fonte: GOVERNO ES
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br6 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4081 – 24/10/2025
-
Entretenimento - ES1.com.br2 dias atrásNova pesquisa: participe e indique o “Destaque dos Destaques” do Prêmio Destaque Hoje Notícias 2025
-
Estado - ES1.com.br6 dias atrásServidores do Executivo Estadual receberão o pagamento de outubro no dia 30
-
Policial - ES1.com.br6 dias atrásSuspeito de matar e ocultar corpo de funcionário em Vila Valério é preso em Minas Gerais
-
Regional - ES1.com.br2 dias atrásVila Valério dá o primeiro passo rumo ao fortalecimento do turismo local juntamente com o Sebrae
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br2 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4084 – 28/10/2025
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br1 dia atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4085 – 29/10/2025
-
Regional - ES1.com.br3 dias atrásNutricionista Beatriz Ferrari, de São Gabriel da Palha, defende equilíbrio e consciência nas escolhas alimentares







