conecte-se conosco


Geral - ES1.com.br

Novas consultas garantem mais transparência aos dados públicos

Publicado em

Novas consultas, acesso mais fácil aos dados e detalhamento das compras públicas: em 2019, a transparência ganhou força no Espírito Santo.  Dentre as novidades implementadas pela Secretaria de Controle e Transparência (Secont) está o atendimento a uma demanda histórica da sociedade, com a abertura dos dados dos incentivos fiscais recebidos por empresas no Estado. Agora, todo cidadão sabe quem recebe o benefício e por qual período.

Além da lista de empresas que recebem incentivos fiscais, as notas fiscais eletrônicas referentes a compras realizadas pelo Poder Executivo Estadual passaram a ser publicadas. Criado em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o Painel de Compras Públicas reúne as notas emitidas desde 2012, e permite a busca de dados pelo nome do órgão, pelo CNPJ, pelo nome do fornecedor, por um período determinado ou pesquisando pelo valor da nota fiscal.

A divulgação – que é uma das ações definidas como prioritárias pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla)  –  possibilita que entidades, acadêmicos, imprensa e cidadãos em geral possam montar suas pesquisas e amplia o conhecimento sobre os gastos públicos.

leia também:  Jovens do ‘EJC’ realizam entrega de cestas básicas para famílias em São Gabriel da Palha

Outra medida que trouxe mais transparência à gestão estadual foi a publicação das agendas públicas das autoridades do Poder Executivo nos sítios institucionais. Além disso, por meio de um programa de computador, o  Monitoramento Automático de Informações de Livre Acesso, a verificação da atualização das agendas passou a ser diária e automática.

O programa, conhecido como robô Maila, foi criado pela equipe da Subsecretaria de Transparência e além de monitorar a atualização dos dados, notifica os responsáveis caso encontre inconsistências, emitindo um alerta.

Mais visibilidade

Já as informações sobre os honorários pagos a advogados dativos e os valores gastos com o pagamento de auxílio-moradia a servidores ganharam mais visibilidade. As duas consultas agora contam com campos próprios no Portal da Transparência e os dados são publicados em formato aberto, permitindo o download, a filtragem e a comparação com períodos anteriores.

Novidades para 2020

Para o próximo ano, o Portal da Transparência deverá passar por uma nova reformulação para permitir o acesso ainda mais rápido e descomplicado às informações públicas. O objetivo é tornar o site mais amigável. Além disso, está em curso a elaboração da nova política de dados abertos do Estado, e as avaliações de transparência ativa e passiva, que já aconteceram neste ano, devem ganhar novo foco.

leia também:  Governo brasileiro doa US$ 100 mil para Bahamas após furacão Dorian

Em 2020, as avaliações – que até então mediam a quantidade de informações e a agilidade nas respostas – passarão a mirar na maturidade das respostas que são enviadas ao cidadão e na qualidade dos dados disponibilizados no Portal da Transparência e nos sítios institucionais do Governo do Estado. Em 2019, após a realização da avaliação e a correção de desvios encontrados, os sites do poder público avançaram, e hoje o atendimento aos quesitos estabelecidos na Lei de Acesso à Informação é de 99,1%, em média.

Secont

Geral - ES1.com.br

Safra de grãos 25/26 deve ser de 353,8 milhões de toneladas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (18.09), em Brasília, as primeiras projeções para a safra de grãos 2025/2026, estimando uma colheita de 353,8 milhões de toneladas, 1% acima do ciclo anterior e um novo recorde histórico.

Os números fazem parte da 13ª edição do estudo Perspectivas para a Agropecuária 2025/26, elaborado em parceria com o Banco do Brasil. A área plantada deve crescer 3,1%, alcançando 84,24 milhões de hectares, enquanto a produtividade média deve cair 2%, para 4.199 kg/ha.

O avanço é puxado pela soja, carro-chefe do agro brasileiro. A produção da oleaginosa deve atingir 177,67 milhões de toneladas, crescimento de 3,6% sobre a temporada passada, impulsionada pela recuperação do Rio Grande do Sul após problemas climáticos e pela expansão da área cultivada em 3,7%.

Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, os dados refletem confiança dos produtores, disponibilidade recorde de crédito via Plano Safra e avanço tecnológico no campo. O milho, por sua vez, deve recuar 1%, somando 138,3 milhões de toneladas, enquanto o algodão deve alcançar novo recorde de 4,09 milhões de toneladas de pluma. Já o arroz deve encolher para 11,4 milhões, e o feijão tende a se manter estável em 3,1 milhões.

leia também:  Jovens participam de aula inaugural do Projeto Militar em Pancas

A Conab também projeta crescimento no setor de proteínas animais, que deve somar 32,3 milhões de toneladas em 2025, com expansão prevista para 2026. A produção de frango deve avançar de 15,49 para 15,93 milhões de toneladas, com consumo interno em alta. Os suínos devem atingir 5,56 milhões em 2025 e 5,77 milhões em 2026, sustentados pelas exportações. Já a carne bovina deve registrar leve ajuste em 2025, para 10,9 milhões de toneladas, após recorde no ano passado, mas deve se recuperar no ciclo seguinte, chegando a 11,2 milhões.

Fonte: Pensar Agro

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀