conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Mais 120 internas participam de cursos profissionalizantes em unidades prisionais do Estado

Publicado em

Mais 120 internas do sistema prisional do Espírito Santo participam de cursos profissionalizantes ofertados pelo Programa Federal Mulheres Mil, que tem como meta assegurar o acesso das mulheres em situação de vulnerabilidade social à educação profissional e tecnológica. Os cursos começaram nessa segunda-feira (03), nas unidades prisionais femininas e na penitenciária de referência à população LGBTQIA+.

Entre as capacitações ofertadas estão os cursos de Recepcionista, Mestre de Cerimônia, Manicure e Pedicure, Costureira de Máquina e Depiladora. A Secretaria da Justiça (Sejus) é parceira da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), que coordena os programas de qualificação profissional no Estado. O Mulheres Mil é um deles.

“A formação para o mundo do trabalho é fundamental para o processo de reintegração social da pessoa em situação de privação de liberdade, e, por meio dos cursos ofertados pelo programa do Governo Federal, é possível a construção de conhecimentos que são importantes para a formação pessoal e profissional das participantes. São capacitações que atendem às necessidades do mercado e promovem novas perspectivas para um recomeço de vida fora do cárcere”, destaca a subgerente de Educação nas Prisões da Secretaria da Justiça, Silvia Moreira.

leia também:  Sectides participa de evento de Logística e Infraestrutura Portuária em Vitória

Desde fevereiro do ano passado, o Programa Mulheres Mil desenvolve cursos profissionalizantes no sistema prisional do Estado, colaborando com o Programa de Ressocialização da Sejus. Até agora, 360 vagas em diversas capacitações foram ofertadas à população feminina custodiada no Espírito Santo.

“Com essa nova oferta para 120 mulheres nas unidades prisionais capixabas, vamos levar mais do que qualificação profissional. Vamos levar esperança e a certeza de que o conhecimento pode transformar vidas. Acreditamos no poder da educação para resgatar a autoestima, despertar talentos e criar oportunidades reais. Cada mulher que participa do programa tem uma história, e nosso compromisso é ajudar a escrever um novo capítulo, cheio de possibilidades e dignidade”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

Cursos

Os cursos ofertados à população feminina custodiada têm carga horária de 160 horas e previsão para encerramento no mês de abril. São 20 alunas por turma. No Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), são duas turmas, sendo 40 internas matriculadas nos cursos de Manicure e Pedicure e Costureira de Máquina. Já no Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI), as alunas fazem parte da turma de Recepcionista. No Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), as detentas aprendem o ofício de Mestre de Cerimônia.

leia também:  Renato Casagrande participa de videoconferência com governadores das regiões Sul e Sudeste

A oferta de cursos profissionalizantes também se estende à ala feminina da Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), onde as internas participam do curso de Manicure e Pedicure.

As vagas são disponibilizadas ainda para a Penitenciária de Segurança Média 2 (PSME2), unidade exclusiva e de referência à população LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexos e assexuais). São 20 internas participantes do curso de Depiladora.

G.C.O., interna do CPFC, está presa há dois anos e otimista com o novo aprendizado. “O curso de Mestre de Cerimônia pode abrir portas de emprego para mim lá fora. Estou otimista em aprender e poder praticar tudo que aprendi durante o curso. A expectativa de aperfeiçoar meus conhecimentos é grande”, disse.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 – 99933-8195 / (27) 99241-7856
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Seama vai lançar segundo ciclo do Programa Estadual de Bem-Estar Animal, o Pet Vida

No próximo domingo (09), o Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha, será palco do lançamento do 2º Ciclo do Programa Estadual de Bem-estar Animal, conhecido como Pet Vida. Criado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), o programa tem como objetivo difundir e investir em ações e iniciativas de proteção e de bem-estar dos animais. Ao todo, serão mais de R$ 7 milhões que serão repassados aos municípios adesos ao programa.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, destaca que o Pet Vida se diferencia por ser pioneiro no Brasil ao estabelecer uma cooperação entre municípios e a sociedade civil. “O objetivo é garantir a gestão integrada do bem-estar animal, alinhando aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Entre as iniciativas do programa, o suporte às campanhas de vacinação e a microchipagem de animais se destacam, permitindo melhor registro e suporte aos tutores que acolhem pets em risco”, ponderou o secretário.

Durante o primeiro ciclo, que se encerrou em 2024, o programa alcançou resultados significativos, com a adesão de 35 municípios capixabas. Foram realizados mais de 4 mil procedimentos de castração e a microchipagem de quase 5 mil animais, evidenciando a efetividade do programa, que obteve uma taxa de utilização e de sucesso de 82%. Estas ações têm contribuído para a saúde e o bem-estar dos cães e gatos vulneráveis nas comunidades.

leia também:  Sectides participa de evento de Logística e Infraestrutura Portuária em Vitória

O evento de lançamento contará com diversas atividades, incluindo vacinação antirrábica, atendimento clínico veterinário, e ação de adoção em parceria com organizações locais. Além disso, haverá atividades recreativas e sociais, como a de coleta de tampinhas e bazar beneficente, demonstrando o compromisso do programa com a sustentabilidade e a educação ambiental.

O destaque cultural do evento será a apresentação do Regional da Nair e da Unidos da Piedade, dentro da programação do projeto “Parque Aberto”, organizado pela Secretaria da Cultura (Secult), promovendo a integração entre cultura e proteção animal.

Leve seu PET com o guia

Serviço:

Onde? Parque Cultural Casa do Governador, Praia da Costa, Vila Velha

Que horas? Às 9h

Que dia? 09/02 (domingo)

Como faço para garantir a entrada? Inscreva-se no link:

https://forms.gle/B7E2taffUujabdpT8

Para outras informações, entre em contato no 27 99695-7298

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto / Ana Luíza Andrade
(27) 99956-0609
meioambiente.[email protected]
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!