conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Instituto Jones e Defesa Civil Estadual reforçam parceria na gestão de risco e prevenção a desastres

Publicado em

Em uma ação de colaboração estratégica para o fortalecimento da gestão de risco e prevenção a desastres no Espírito Santo, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) realizou a doação de um computador portátil com alta capacidade de processamento para a Defesa Civil Estadual. A entrega foi feita na sexta-feira (25), no auditório a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), em Vitória.

O diretor-presidente do Instituto Jones, Pablo Lira, destacou a importância da integração entre as instituições, que vêm utilizando ciência, tecnologia e produção de conhecimento, na prevenção, mitigação e adaptação dos riscos causados por eventos climáticos extremos.

“Essa é uma parceria importante, que conta ainda com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo
(FAPES). Estamos unindo expertises para mapear áreas de risco no Espírito Santo com tecnologia de ponta. O projeto visa à padronização de imagens capturadas por drones, a partir de uma tecnologia inovadora que será utilizada por ambas as instituições”, apontou Pablo Lira.

De acordo com o diretor de Estudos e Pesquisas do Instituto Jones, Pablo Jabor, o equipamento vai contribuir para o mapeamento das áreas de risco do Estado, por meio do georreferenciamento de imagens a partir do uso de drones.

leia também:  Sedu divulga resultado final do processo seletivo para o curso técnico em Ciência de Dados

“Além da alta capacidade de processamento, o equipamento recebeu ainda configurações avançadas realizadas pelos técnicos do Instituto Jones, que vão possibilitar gerar modelos tridimensionais, realizar simulação de dados e projeção de cenários, em questão de minutos”, explicou Pablo Jabor.

“Graças ao empenho das nossas equipes, a Defesa Civil capixaba tem sido referência para o Brasil. E essa é mais uma entrega importante, que vem estreitar ainda mais a nossa parceria com o Instituto Jones, e se somar a outros investimentos feitos pelo Governo do Estado em prol da sociedade capixaba”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES), coronel Alexandre Cerqueira.

“Juntos, o IJSN e a CEPDEC estão criando uma metodologia robusta que atenderá às necessidades das instituições envolvidas. Isso inclui planos de voos automatizados para a prevenção e enfrentamento de ocorrências, visando à segurança de todos”, completou o coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Hekssandro Vassoler.

Um seminário está sendo programado para o mês de outubro, com o objetivo de promover a capacitação de servidores das instituições ligadas ao projeto, além de fortalecer o compartilhamento de conhecimentos na área.

leia também:  Evento Luso-Brasileiro sobre história e cultura da alimentação tem apoio da Fapes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
[email protected]

Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros Militar
[email protected]
(27) 3636-9928 / 99231-5157

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Sefaz realiza operação de fiscalização de mercadorias em trânsito em João Neiva

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, realizou, na manhã desta quarta-feira (29), uma operação de fiscalização de mercadorias em trânsito no município de João Neiva. A ação aconteceu na Rodovia BR-259, no entroncamento com a BR-101, e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Coordenada pela Subgerência Fiscal da Região Noroeste, a operação mobilizou 12 auditores fiscais da Receita Estadual. Durante a blitz, aproximadamente 140 caminhões foram abordados. O trabalho resultou na lavratura de quatro autos de infração, totalizando R$ 36,6 mil em autuações, valor integralmente recolhido aos cofres públicos no momento da ação. As irregularidades identificadas envolveram o transporte de bebidas (cervejas e outros tipos), gêneros alimentícios e tubos coletores. Não houve apreensão de mercadorias.

O auditor fiscal José Luís Silva Marques, subgerente da Região Noroeste, destacou a importância das ações de fiscalização em trânsito para garantir justiça fiscal e competitividade no mercado. “Essas operações têm papel fundamental no combate à sonegação e na preservação de um ambiente de negócios equilibrado. Quando todos cumprem suas obrigações tributárias, o Estado arrecada de forma justa e pode investir mais em serviços que retornam à sociedade”, ressaltou.

leia também:  Evento Luso-Brasileiro sobre história e cultura da alimentação tem apoio da Fapes

A Receita Estadual mantém uma agenda contínua de operações em todo o Espírito Santo, com o objetivo de assegurar o cumprimento da legislação tributária e fortalecer a transparência e a eficiência na gestão fiscal.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!