Estado - ES1.com.br
‘Improvizzo’ traz o melhor do jazz para a Espírito Santo FM 89.1
O ritmo que surgiu entre os trabalhadores negros das plantações de tabaco e algodão nos Estados Unidos do final do século XIX e conquistou todo o Ocidente passa a ser também um dos ritmos da emissora pública dos capixabas. ‘Improvizzo’, uma das novas atrações da Espírito Santo FM 89.1, traz ao público o melhor do jazz. O programa vai ao ar às quintas-feiras às 20 horas, sob o comando de Francisco Grijó.
Um prato cheio para quem curte o bebop de Charlie Parker e Dizzy Gillespie; as formações de quartetos e quintetos de Miles Davis; e o jazz cantado por divas como Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald e Billie Holiday, além de vários outros exemplos que estão entre os preferidos do apresentador, que é escritor e professor de Literatura. Ele não deixa de fora, é claro, o jazz brasileiro, como o jazz samba de Sergio Mendes e Tenório Jr., nem o jazz surgido em terras capixabas, como o Afonso Abreu Trio e a arte do saxofonista Marcelo Coelho. Sobre este último, haverá em breve uma edição especial.
A paixão pelo jazz é algo antigo para Grijó. “Começou na minha família, com meu pai. Ele ouvia as big bands aos domingos e isso teve importância na minha formação musical. Na adolescência, passei rápido pela fase do rock e voltei a me ligar na mpb, de Edu Lobo, Chico Buarque, Gilberto Gil, e no jazz de ícones como o saxofonista John Coltrane. O BR Rock passou, não pegou como pegou meus colegas, e eu continuei descobrindo novos músicos, cantores, instrumentistas do jazz. Comecei a estudar, ler biografias e passei a correr atrás de shows, ouvir quartetos… Mas nunca me arrisquei a tocar, não tenho habilidade!”, conta Grijó, que fala sobre jazz também no blog Ipsis Litteris.
Para quem ainda não ouviu ‘Improvizzo’, ele observa que, mesmo que a atração seja pensada para apreciadores do ritmo, ela é apresentada considerando aqueles que não são conhecedores. “Busco um tom mais informal e mais didático. O jazz é tido como algo elitizado, mas não deveria. Está sendo muito gratificante fazer o ‘Improvizzo’. É uma oportunidade para pesquisar mais”, comenta Grijó.
O nome da atração vem do fato de que a improvisação é uma das características mais marcantes do jazz, que tem ritmo não-linear. Por isso Grijó, quando perguntado sobre a relação entre música e literatura, aposta em uma semelhança com a poesia concreta. “A literatura vem da música, mas o jazz tem poucos elementos literários enquanto prosa. Mas podemos ver semelhança com a poesia, sobretudo a poesia concreta, pois seu ritmo é mais quebrado”, avalia.
Serviço
‘Improvizzo’: Às quintas-feiras, às 20 horas, na Espírito Santo FM 89.1, com reprise aos domingos, às 21 horas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
Maíra Piccin
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm
Fonte: GOVERNO ES
Estado - ES1.com.br
Sefaz realiza operação de fiscalização de mercadorias em trânsito em João Neiva
A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, realizou, na manhã desta quarta-feira (29), uma operação de fiscalização de mercadorias em trânsito no município de João Neiva. A ação aconteceu na Rodovia BR-259, no entroncamento com a BR-101, e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Coordenada pela Subgerência Fiscal da Região Noroeste, a operação mobilizou 12 auditores fiscais da Receita Estadual. Durante a blitz, aproximadamente 140 caminhões foram abordados. O trabalho resultou na lavratura de quatro autos de infração, totalizando R$ 36,6 mil em autuações, valor integralmente recolhido aos cofres públicos no momento da ação. As irregularidades identificadas envolveram o transporte de bebidas (cervejas e outros tipos), gêneros alimentícios e tubos coletores. Não houve apreensão de mercadorias.
O auditor fiscal José Luís Silva Marques, subgerente da Região Noroeste, destacou a importância das ações de fiscalização em trânsito para garantir justiça fiscal e competitividade no mercado. “Essas operações têm papel fundamental no combate à sonegação e na preservação de um ambiente de negócios equilibrado. Quando todos cumprem suas obrigações tributárias, o Estado arrecada de forma justa e pode investir mais em serviços que retornam à sociedade”, ressaltou.
A Receita Estadual mantém uma agenda contínua de operações em todo o Espírito Santo, com o objetivo de assegurar o cumprimento da legislação tributária e fortalecer a transparência e a eficiência na gestão fiscal.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
[email protected]
Fonte: GOVERNO ES
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br6 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4081 – 24/10/2025
-
Entretenimento - ES1.com.br2 dias atrásNova pesquisa: participe e indique o “Destaque dos Destaques” do Prêmio Destaque Hoje Notícias 2025
-
Estado - ES1.com.br6 dias atrásServidores do Executivo Estadual receberão o pagamento de outubro no dia 30
-
Policial - ES1.com.br6 dias atrásSuspeito de matar e ocultar corpo de funcionário em Vila Valério é preso em Minas Gerais
-
Regional - ES1.com.br2 dias atrásVila Valério dá o primeiro passo rumo ao fortalecimento do turismo local juntamente com o Sebrae
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br2 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4084 – 28/10/2025
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br1 dia atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4085 – 29/10/2025
-
Geral - ES1.com.br7 dias atrásUE propõe mudanças na lei antidesmatamento que podem dar fôlego aos exportadores







