conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Governo realiza consulta pública para definir as atualizações de Normas e novos Procedimentos do Compete-ES

Publicado em


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), anuncia a abertura de Consulta Pública, que tem início nesta terça-feira (12) e segue até o próximo dia 20 de abril, como etapa prévia para a criação da nova Portaria que vai disciplinar os procedimentos administrativos de adesão, atualização, exclusão e as entregas das contrapartidas setoriais do Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Estado do Espírito Santo (Compete-ES).

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, destaca que a atualização das normas e procedimentos do Compete-ES estão em sintonia com a política de governança e transparência adotada pelo Governo do Estado.

“A gestão com transparência é uma determinação do governador Renato Casagrande e, por isso, nosso desejo é que a sociedade e as entidades de classe participem conosco registrando sugestões e dúvidas sobre o Compete-ES. A política de incentivos fiscais no Estado é praticada com transparência e impacta nos planos de desenvolvimento regional, criando oportunidade de expansão de projetos e gerando postos de trabalho para os capixabas”, disse Pessanha. 

leia também:  Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no Espírito Santo

A subsecretária de Estado de Competitividade, Rachel Freixo, frisou ainda que  “as boas práticas de governança constituem um pilar de sustentação fundamental na prestação dos serviços públicos do Governo do Espírito Santo e amplia desburocratização, transparência e governança da Administração Pública, avançando na adoção das Tecnologias de Informação, Comunicação (TIC) e Inovação, para tornar mais eficientes os processos administrativos que dependam da ação estatal, otimizar o custeio da máquina pública (fazer mais com menos) é uma determinação do governador. Ademais, a atualização da norma de procedimento do Compete-ES concederá ainda mais segurança jurídica para todas as partes envolvidas, atraindo ainda mais investimento para o Estado.”

A Consulta Pública tem por objetivo receber contribuições para proposta de portaria que estabelece os procedimentos a serem adotados no âmbito do Programa Compete-ES.

A Sectides receberá as contribuições até o dia 20 de abril de 2022, por meio do endereço de e-mail [email protected]. Os procedimentos, minuta da portaria e o formulário de consulta estão disponíveis no site https://inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br/compete-es.  

leia também:  Atletas capixabas ganham medalhas em diversas competições internacionais

E, no dia 20 de abril, às 10h, será realizada uma audiência pública com a participação de autoridades, especialistas ou entidades da sociedade civil para discutir do assunto de interesse público relevante. A audiência pública terá transmissão on-line.

Compete-ES

O Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Estado do Espírito Santo (Compete-ES), regulado atualmente pela Lei Nº 10.568 e 10.574/2016, e posteriores alterações, é instrumento de política pública eficaz, eficiente, efetivo e que tem por objetivo potencializar a competitividade das sociedades empresárias instaladas no Estado em relação às similares de outras regiões do país. O setor produtivo participante do programa se compromete a investir em ações que resultem em seu próprio desenvolvimento socioeconômico sustentável, a manutenção e criação de empregos, ocupação, renda e evolução na capacitação profissional da população local, simultâneo ao incremento da capacidade industrial, tecnológica e comercial do setor.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
[email protected]

Fonte: Governo ES

Estado - ES1.com.br

Sefaz realiza operação de fiscalização de mercadorias em trânsito em João Neiva

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, realizou, na manhã desta quarta-feira (29), uma operação de fiscalização de mercadorias em trânsito no município de João Neiva. A ação aconteceu na Rodovia BR-259, no entroncamento com a BR-101, e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Coordenada pela Subgerência Fiscal da Região Noroeste, a operação mobilizou 12 auditores fiscais da Receita Estadual. Durante a blitz, aproximadamente 140 caminhões foram abordados. O trabalho resultou na lavratura de quatro autos de infração, totalizando R$ 36,6 mil em autuações, valor integralmente recolhido aos cofres públicos no momento da ação. As irregularidades identificadas envolveram o transporte de bebidas (cervejas e outros tipos), gêneros alimentícios e tubos coletores. Não houve apreensão de mercadorias.

O auditor fiscal José Luís Silva Marques, subgerente da Região Noroeste, destacou a importância das ações de fiscalização em trânsito para garantir justiça fiscal e competitividade no mercado. “Essas operações têm papel fundamental no combate à sonegação e na preservação de um ambiente de negócios equilibrado. Quando todos cumprem suas obrigações tributárias, o Estado arrecada de forma justa e pode investir mais em serviços que retornam à sociedade”, ressaltou.

leia também:  Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no Espírito Santo

A Receita Estadual mantém uma agenda contínua de operações em todo o Espírito Santo, com o objetivo de assegurar o cumprimento da legislação tributária e fortalecer a transparência e a eficiência na gestão fiscal.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!