Tecnologia - ES1.com.br
Governo do Espírito Santo deixa de consumir 15 toneladas de papel graças ao sistema e-Docs
 
																								
												
												
											O Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos do Governo do Estado (e-Docs) já possibilitou ao Poder Executivo Estadual reduzir em 15 toneladas o uso de papel. A medida foi possível graças ao software atingir a marca de um milhão de documentos públicos capturados.
Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em parceria com a Secretaria de Gestão de Recursos Humanos (Seger) e outros órgãos estaduais, o e-Docs tem como foco promover uma gestão de documentos mais sustentável e digital.
O sistema funciona, desde agosto de 2018, e permite a inserção de diversos documentos relativos a ajustes em contratos e convênios, requisições e contratações de serviços, cadastros de fornecedores, procedimentos relacionados à vida funcional dos servidores (férias, verificação de tempo de contribuição, censo bianual, etc.), editais em geral, entre outros.
Além de reduzir o consumo de papel, o e-Docs realiza a tramitação de documentos e processos de forma eletrônica. Assim, proporciona uma série de vantagens para a administração pública, como agilidade no atendimento das demandas, redução de custos operacionais com deslocamento de processos por mensageria, otimização dos fluxos de trabalho, facilidade de acesso às informações, transparência e segurança dos dados.
“Estou muito satisfeito com o trabalho realizado pelo Prodest e órgãos estaduais parceiros na implantação do e-Docs no Poder Executivo Estadual. Com certeza, esse sistema será muito importante para modernizar a administração pública e torná-la mais eficiente”, enfatizou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.
Governo
 
																	
																															Tecnologia - ES1.com.br
A Era Digital: avanços, transformações e desafios
 
														Vivemos a chamada Era Digital, um período marcado pela intensa presença da tecnologia em praticamente todos os aspectos da vida cotidiana. Dos smartphones às redes sociais, dos sistemas bancários online às compras virtuais, a transformação digital alterou profundamente a forma como nos relacionamos, trabalhamos, estudamos e consumimos informação.
A importância da Era Digital
A digitalização trouxe inúmeras facilidades e oportunidades de crescimento. O acesso à informação nunca foi tão amplo e rápido, permitindo que o conhecimento esteja disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. No campo da educação, por exemplo, plataformas online democratizam o ensino e aproximam estudantes de universidades e cursos renomados em todo o mundo.
Na economia, a tecnologia favoreceu a criação de novos modelos de negócio, ampliou o comércio eletrônico e abriu portas para profissões e carreiras antes inexistentes. Além disso, a digitalização facilita o contato entre pessoas e reduz distâncias geográficas, encurtando caminhos tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.
Os malefícios e riscos
No entanto, a Era Digital também apresenta desafios e malefícios que não podem ser ignorados. A exposição excessiva às telas pode trazer impactos à saúde, como problemas de visão, sedentarismo, distúrbios do sono e ansiedade. Outro ponto preocupante é a dependência tecnológica: a sensação de estar “desconectado” pode gerar angústia, e muitas pessoas já demonstram dificuldade em realizar atividades sem o auxílio constante de aparelhos eletrônicos.
As redes sociais, embora aproximem, também alimentam a propagação de informações falsas, discursos de ódio e comparações que afetam a autoestima. Além disso, questões relacionadas à segurança digital e à privacidade são cada vez mais urgentes, já que dados pessoais circulam em grande escala e muitas vezes acabam expostos a riscos de fraudes e crimes virtuais.
O equilíbrio como caminho
A Era Digital é irreversível e seguirá moldando o presente e o futuro. O grande desafio está em encontrar o equilíbrio entre o uso saudável da tecnologia e os limites necessários para preservar a saúde física, emocional e social.
Mais do que nunca, é preciso desenvolver consciência crítica e responsabilidade digital, para que possamos usufruir dos benefícios da conectividade sem nos tornarmos reféns dela. Afinal, a tecnologia deve servir ao ser humano — e não o contrário.
Fonte: Wanderson Rubim da Silva
- 
																	   JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br6 dias atrás JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br6 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4080 – 23/10/2025 
- 
																	   JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br5 dias atrás JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br5 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4081 – 24/10/2025 
- 
																	   Estado - ES1.com.br6 dias atrás Estado - ES1.com.br6 dias atrásProdução de mel cresce 55% no Espírito Santo e Estado projeta chegar a mil toneladas até 2032 
- 
																	   Regional - ES1.com.br6 dias atrás Regional - ES1.com.br6 dias atrásHospital Roberto Arnizaut Silvares já captou 80 órgãos para transplantes em 2025 
- 
																	   Policial - ES1.com.br6 dias atrás Policial - ES1.com.br6 dias atrásOperação Estado Presente: envolvido em chacina de Vila Valério é preso em São Paulo 
- 
																	   Entretenimento - ES1.com.br17 horas atrás Entretenimento - ES1.com.br17 horas atrásNova pesquisa: participe e indique o “Destaque dos Destaques” do Prêmio Destaque Hoje Notícias 2025 
- 
																	   Política Estadual - ES1.com.br6 dias atrás Política Estadual - ES1.com.br6 dias atrásConcurso da Ales: saiba como será a prova objetiva 
- 
																	   Estado - ES1.com.br5 dias atrás Estado - ES1.com.br5 dias atrásServidores do Executivo Estadual receberão o pagamento de outubro no dia 30 







