conecte-se conosco


Educação - ES1.com.br

França baixará para três anos idade de escolarização obrigatória

Publicado em

A França baixará para três anos a idade de escolarização obrigatória – que é atualmente de seis anos – a partir do período letivo 2019-2020, anteciparam nesta terça-feira, 27, fontes do Palácio do Eliseu.
O presidente francês, Emmanuel Macron, que fará o anúncio, tem a intenção de “fazer da escola o lugar da igualdade real”, ao mesmo tempo que pretende que essa formação prévia à entrada no ensino fundamental “não seja considerada uma forma de creche universal”.
“O objetivo é afirmar a identidade própria da escola maternal como uma verdadeira escola, dirigida à aquisição da linguagem”, disseram as mesmas fontes.
Atualmente, a escolarização na França é obrigatória desde os 6 até os 16 anos.
No entanto, a taxa de crianças já escolarizadas aos 3 anos é muito alta, superior a 97%, o que levou alguns especialistas a qualificarem a medida de “gesto simbólico”, sem grande conteúdo real.
Os veículos de imprensa franceses lembram hoje que a taxa de escolarização nessa essa idade varia muito segundo o local, já que cai até 70% nos territórios de ultramar e 87% na ilha da Córsega, enquanto em Paris chega próximo aos 93%.
O governo calcula que a entrada da medida em vigor, a partir do começo do ano letivo de 2019, criará 800 novos postos de trabalho.

leia também:  MEC bloqueia R$ 348,4 milhões para compra, produção e distribuição de livros didáticos

Agência Brasil

Educação - ES1.com.br

Prefeito entrega Sala Maker e EMEIC Franciso José Mattedi reinaugurada em São Gabriel da Palha

Unidade recebeu novas salas de aula, auditório, Sala Maker e melhorias estruturais

Uma cerimônia com a comunidade escolar marcou a entrega de uma Sala Maker e da Escola Municipal de Educação Infantil e Complementar (EMEIC) Francisco José Mattedi, no Córrego General Rondon, nesta quarta-feira (27), na zona rural de São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo.

Participaram do evento o prefeito municipal Tiago Rocha, a secretária de Educação, Jane Leslie, secretários municipais, além dos vereadores: o presidente da Câmara, Sargento Aguilar, e os parlamentares Edinho Bissoli e Fabiano Ost.

O evento marcou a conclusão das obras de ampliação e renovação do espaço. As melhorias incluíram a construção de quatro salas de aula e um auditório, a reforma do piso e do pátio, a implantação da Sala Maker, que integra diferentes áreas de conhecimento para promover o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe, além da climatização dos ambientes e da pintura completa da unidade.

A transformação proporcionou mais conforto e acolhimento para as crianças. “Essa é uma obra de grande importância para o nosso município, que valoriza a educação e acredita no poder transformador de um ambiente escolar moderno, seguro e acolhedor,” destaca a secretária municipal Jane.

leia também:  Projeto vai apoiar a revitalização de bibliotecas públicas em municípios da bacia do Rio Doce

“A entrega da nova estrutura da EMEIC Francisco José Mattedi representa um investimento direto no futuro da nossa cidade. Todas as melhorias foram executadas para oferecer um espaço adequado ao desenvolvimento integral dos alunos e garantir mais qualidade no ensino, além de melhores oportunidades para as nossas crianças. Eu acredito na Educação do Campo, porque sei que o filho do agricultor e da agricultora, do pecuarista, do homem e da mulher do campo merece ter essa educação perto de casa. A comunidade merece. Aqui já entregamos melhorias na escola, além de já termos entregue a estrada, da rodovia até a escola, toda passada no revsol, para dar mais
qualidade de vida ao nosso povo”, disse o prefeito.

Com as novas instalações, a escola passa a ampliar sua capacidade de atendimento e oferecer ambientes pedagógicos mais completos, fortalecendo o processo de aprendizagem e o vínculo com a comunidade escolar.

Fonte: PMSGP

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!