Tecnologia - ES1.com.br
Facebook desenvolve criptomoeda para transações no WhatsApp

O Facebook está desenvolvendo uma criptomoeda que permitirá transferências financeiras no WhatsApp, aplicativo de mensagens da companhia. A informação foi divulgada pela Bloomberg na quinta-feira, 20, que conversou com fontes ligadas ao projeto.
O foco inicial do teste será na Índia, principal mercado para o aplicativo, com 200 milhões de pessoas. O Brasil fica em segundo lugar, com 120 milhões de usuários.
Segundo a Bloomberg, a estratégia da empresa é criar uma stablecoin (moeda estável, na tradução livre), um tipo de ativo digital atrelado ao dólar, o que garante menos volatilidade.
Em 2014, a companhia de Mark Zuckerberg contratou David Marcus, ex-presidente do PayPal, para rodar o Messenger, aplicativo de mensagens da rede social. Marcus se tornou chefe de iniciativas de blockchain, a tecnologia que permite o funcionamento do bitcoin, a criptomoeda mais popular do mundo.
Tribuna Online

Tecnologia - ES1.com.br
A Era Digital: avanços, transformações e desafios

Vivemos a chamada Era Digital, um período marcado pela intensa presença da tecnologia em praticamente todos os aspectos da vida cotidiana. Dos smartphones às redes sociais, dos sistemas bancários online às compras virtuais, a transformação digital alterou profundamente a forma como nos relacionamos, trabalhamos, estudamos e consumimos informação.
A importância da Era Digital
A digitalização trouxe inúmeras facilidades e oportunidades de crescimento. O acesso à informação nunca foi tão amplo e rápido, permitindo que o conhecimento esteja disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. No campo da educação, por exemplo, plataformas online democratizam o ensino e aproximam estudantes de universidades e cursos renomados em todo o mundo.
Na economia, a tecnologia favoreceu a criação de novos modelos de negócio, ampliou o comércio eletrônico e abriu portas para profissões e carreiras antes inexistentes. Além disso, a digitalização facilita o contato entre pessoas e reduz distâncias geográficas, encurtando caminhos tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.
Os malefícios e riscos
No entanto, a Era Digital também apresenta desafios e malefícios que não podem ser ignorados. A exposição excessiva às telas pode trazer impactos à saúde, como problemas de visão, sedentarismo, distúrbios do sono e ansiedade. Outro ponto preocupante é a dependência tecnológica: a sensação de estar “desconectado” pode gerar angústia, e muitas pessoas já demonstram dificuldade em realizar atividades sem o auxílio constante de aparelhos eletrônicos.
As redes sociais, embora aproximem, também alimentam a propagação de informações falsas, discursos de ódio e comparações que afetam a autoestima. Além disso, questões relacionadas à segurança digital e à privacidade são cada vez mais urgentes, já que dados pessoais circulam em grande escala e muitas vezes acabam expostos a riscos de fraudes e crimes virtuais.
O equilíbrio como caminho
A Era Digital é irreversível e seguirá moldando o presente e o futuro. O grande desafio está em encontrar o equilíbrio entre o uso saudável da tecnologia e os limites necessários para preservar a saúde física, emocional e social.
Mais do que nunca, é preciso desenvolver consciência crítica e responsabilidade digital, para que possamos usufruir dos benefícios da conectividade sem nos tornarmos reféns dela. Afinal, a tecnologia deve servir ao ser humano — e não o contrário.
Fonte: Wanderson Rubim da Silva
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br6 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4063 – 03/10/2025
-
Esportes - ES1.com.br2 dias atrás
CT VIVA de São Gabriel da Palha conquista título inédito na 1ª Copa de Base de Barra de São Francisco
-
Regional - ES1.com.br6 dias atrás
Sicredi Essência inaugura relógio em Vila Valério
-
Esportes - ES1.com.br5 dias atrás
CT VIVA de São Gabriel da Palha busca título em Barra de São Francisco
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br5 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4064 – 04/10/2025
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br2 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4066 – 07/10/2025
-
Estado - ES1.com.br6 dias atrás
Governo realiza leilão on-line de bens móveis em outubro
-
Política Estadual - ES1.com.br2 dias atrás
Mudança em tabela vai gerar reajuste em subsídio de delegados