Política Estadual - ES1.com.br
Exposição sobre 190 anos recebe empresários do ES em Ação
Um grupo de lideranças do movimento empresarial ES em Ação esteve na Assembleia Legislativa na noite desta segunda (22) para conhecer a exposição 190 Caminhos da Cidadania. A relação entre o Poder Legislativo e o desenvolvimento do estado é revelada em muitas das fotografias e documentos apresentados na mostra, em cartaz na sede do Legislativo capixaba, com entrada gratuita.
A visita foi guiada pelo secretário de Relações Institucionais da Ales, Giuliano Nader. O gestor enfatizou que, desde o Império, o Parlamento capixaba liderou debates e aprovou leis que contribuíram para a projeção do Espírito Santo no cenário nacional e internacional.
“Quando a gente pega as decisões que a Assembleia tomou no século 19, no início do século 20, e que destinaram o Espírito Santo a ser um estado com essa vocação de logística, de comércio exterior, essa vocação industrial que teve, a gente mostra que o Parlamento teve participação preponderante nesses rumos que o Estado tomou”, explicou.
O presidente do ES em Ação, Fernando Saliba, disse ter se emocionado com o resgate histórico que a exposição apresenta. “E a gente se transporta para aqueles momentos para ver como o Estado, desde o início, era um Estado empreendedor, um Estado que avançava nas suas políticas públicas, na construção de um futuro melhor para toda a sociedade. A Assembleia teve a capacidade de se autoavaliar e de se reconstruir em muitos momentos”, afirmou.
Saliba destacou que o movimento ES em Ação surgiu exatamente num momento em que a Ales passava por uma turbulência política. “E a gente olha hoje o Estado nessa perspectiva do passado e vê como valeu a pena construir esse novo futuro”, avaliou.
O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), agradeceu a presença da comitiva de empresários e relembrou a histórica fundação do movimento. E falou da satisfação de receber membros fundadores da entidade que não frequentavam a Ales no passado por discordarem das decisões tomadas aqui.
“E, como diz nossa capixaba Elisa Lucinda, não dá pra mudar o começo, mas se a gente quiser, juntos, a gente vai conseguir mudar o final. Basta a gente conseguir se unir, dialogar, conversar, não concordar às vezes, mas respeitar a opinião do próximo e encontrar um caminho possível que leve a Assembleia e o Espírito Santo por mais 190 anos produzindo coisas legais’, concluiu Santos.
190 Caminhos da Cidadania
A exposição 190 Caminhos da Cidadania é fruto de pesquisa realizada por meio de convênio entre a Ales e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Reúne fotos, documentos e mobiliários antigos, bem como pinturas do acervo do Legislativo e obras contemporâneas, entre outros.
A mostra, que ocupa uma área de 700 m² no pilotis da Ales, foi viabilizada graças a recursos captados por meio da Lei Federal de Incentivo a Projetos Culturais (Lei Rouanet) e conta com patrocínio da Vale, Grupo Autoglass, ArcelorMittal, Banestes, Itaú e Bandes.
Serviço – Exposição 190 Caminhos da Cidadania
Local: Assembleia Legislativa (Av. Américo Buaiz, 205 – Enseada do Suá)
Visitação: segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas
Entrada gratuita
Fonte: POLÍTICA ES
Política Estadual - ES1.com.br
Grupo da Vale conhece acervo da exposição sobre 190 anos da Assembleia
A Exposição 190 Caminhos da Cidadania, que conta a história da Assembleia Legislativa (Ales), recebeu, nesta sexta-feira (26), um grupo de funcionários da Vale. A mineradora é uma das patrocinadoras da mostra aberta no último dia 25 de maio e que atingiu a marca de 1,4 mil visitantes no período de um mês.
Durante a visita mediada pela arte-educadora e coordenadora do projeto educativo da exposição, Mara Perpétua, os funcionários demonstraram surpresa pela variedade da mostra, reunindo obras de arte históricas e atuais, documentos e relatos das atividades parlamentares. “Tem muita coisa que eu vi aqui hoje que eu não fazia a mínima ideia. Então, eu acho que é uma experiência muito enriquecedora”, disse Felipe Freire, estagiário de Comunicação Interna na Vale.
Surpresa também ficou Sheila Cristina de Jesus, operadora de equipamento móvel na Vale. “Eu nem imaginava o trabalho tão árduo da Assembleia Legislativa. Hoje, entrando aqui, vendo esse cenário, muda totalmente o pensamento da gente. A forma também de olhar. A gente só pensa assim, ‘é lei, lei, lei, lei’, mas não vê que estão por trás tantas outras coisas”, constatou.
Para Sheila, a impressão que leva das pinturas, por exemplo, é que através delas conseguiu fazer a ponte entre o passado e o presente. “Trazer as coisas do passado para o presente é impressionante. Com a arte, mesmo no passado, você consegue ter uma visão totalmente diferente quando você vê. Uma coisa é você falar, outra coisa é você ver. Então, quando você vê a arte (…) vêm várias imagens na mente, e entende o passado”, observou.
O que mais impactou o estagiário Felipe foi saber que tão poucas mulheres foram deputadas diante dos mais de 800 homens que já passaram pelo Parlamento. “A informação de que a gente tem mais de 800 deputados, e entre esses deputados só 17 são mulheres. Então, acho que isso evidencia muito a desigualdade que tem na história do Brasil”, avaliou.
Comentário semelhante fez Sheila de Jesus sobre a disparidade de mandatos entre homens e mulheres. Ela fez referência à obra do artista Rick Rodrigues, que ilustra a participação das mulheres no Parlamento, representada no número de cadeiras dispostas desordenadamente, simbolizando a participação institucional feminina.
“Poucas mulheres. Entre as mulheres, a diversidade e a desigualdade. Muitas cadeiras e poucas mulheres. Então assim, como que a gente ainda é desvalorizada. O que passa na mente da gente é que será que a gente não é capaz de assumir um lugar desses, né?”
Para Felipe Freire, foi uma boa surpresa o conjunto da exposição, pois ele nunca tinha tido uma visão ampla da história do ES. Ele também comentou a participação das mulheres no Parlamento, mas referindo-se à obra “Futuro – A revolução”, da artista Re Henri.
“As mulheres que estão ali desordenadas e o Parlamento, que é um Coliseu destruído. Então, parece que estão ali numa luta e tem aquelas quatro no centro, que são as deputadas atuais. Então, eu acho que representa muito essa luta que as mulheres têm atualmente por representatividade e pelos seus direitos e contra a desigualdade e o machismo estrutural do Brasil”, analisou.
Exposição Ales 190 anos
Resultado de intensa pesquisa histórica fruto da parceria entre a Ales e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a exposição 190 Caminhos da Cidadania, inaugurada 25 de maio último, reúne documentação iconográfica, mobiliários, vídeos e obras artísticas que ilustram a história do Poder Legislativo desde 1835.
A mostra ocupa uma área de 700 m² no Pilotis da Ales. Sua realização contou com recursos captados por meio da Lei Federal de Incentivo a Projetos Culturais (Lei Rouanet) e conta com patrocínio da Vale, Grupo Autoglass, ArcelorMittal, Banestes, Itaú e Bandes.
Serviço – Exposição 190 Caminhos da Cidadania
Local: Assembleia Legislativa (Avenida Américo Buaiz, 205 – Enseada do Suá)
Visitação: segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas
Entrada gratuita
Fonte: POLÍTICA ES
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br5 dias atrásJORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #4288 – 23/06/2026
-
Policial - ES1.com.br3 dias atrásDelegado da Core conclui curso especializado de operações em divisas e fronteiras no Paraná
-
Artigos - ES1.com.br4 dias atrás“Seu médico proibiu agachamento por causa do joelho ou da coluna? Então talvez esteja na hora de trocar de médico” – Artigo escrito pelo educador físico gabrielense Gabriel Costa de Andrade
-
Política Estadual - ES1.com.br5 dias atrásDeputados manifestam apoio à Greve dos Garis, iniciada nesta segunda
-
Policial - ES1.com.br5 dias atrásGenro é preso suspeito de envolvimento na morte de mulher encontrada em Afonso Cláudio
-
Policial - ES1.com.br5 dias atrásOperação da PCES apreende arma, mais de 100 munições e prende investigado em Colatina
-
Policial - ES1.com.br5 dias atrásPCES deflagra operação conjunta e prende suspeito de estupro de vulnerável em Cachoeiro de Itapemirim
-
Política Estadual - ES1.com.br4 dias atrásComissão apura obra de saneamento abandonada em Guarapari







